Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Kyiv reivindica novo avanço territorial no leste

A Ucrânia reivindicou hoje ter retomado às forças independentistas russófonas e ao exército russo uma localidade na região de Donetsk, leste da Ucrânia, quando Moscovo organiza referendos de anexação em diversas regiões da Ucrânia que escapam ao controlo de Kyiv.

Ucrânia. Kyiv reivindica novo avanço territorial no leste
Notícias ao Minuto

15:20 - 23/09/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O exército ucraniano retomou Iatskivka", anunciou na televisão Oleksii Gromov, responsável do estado-maior ucraniano. O controlo desta localidade, na margem oriental do rio Oskil, parece confirmar o prosseguimento de uma contraofensiva que já permitiu a Kyiv retomar alguns milhares de quilómetros quadrados na região vizinha de Kharkiv.

"Os ucranianos também reimpuseram o seu controlo dm posições a sul de Bakhmut", uma cidade estratégica na região de Donetsk e desde há semana submetida a ataques das forças separatistas russófonas e do exército russo, precisou Gromov.

Os referendos de anexação pela Rússia foram hoje iniciados nas regiões controladas totalmente ou parcialmente pelas forças locais e por Moscovo, escrutínios definidos como "simulacros" por Kyiv e os ocidentais, e que sugerem uma nova escalada do conflito.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: AO MINUTO: Fuga de russos continua; "Foram cometidos crimes de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório