Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Finlândia trava entrada de russos; Ucrânia castiga Irão

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Finlândia trava entrada de russos; Ucrânia castiga Irão
Notícias ao Minuto

07:49 - 23/09/22 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

No 212.º dia de guerra começam os referendos sobre a adesão dos territórios ucranianos de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson à Federação russa e decorrem até 27 de setembro, indicaram as autoridades pró-russas dessas regiões. O anúncio das consultas populares foi feito pelo presidente russo, juntamente com o da mobilização de 300 mil reservistas russos para combater na Ucrânia e de uma ameaça velada de utilização de armas nucleares contra o Ocidente.

Milhares de pessoas já foram detidas durante manifestações contra a mobilização improvisada em toda a Rússia, segundo a organização não-governamental OVD-Info. O anúncio da mobilização também provocou um forte fluxo de russos que desejam deixar o país, com filas registadas nas fronteiras terrestres e nos aeroportos.

O primeiro-ministro, António Costa, discursou na 77.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na quinta-feira, onde criticou as "irresponsáveis ameaças de recurso a armas nucleares" de Vladimir Putin, e pediu à Rússia para cessar hostilidades em vez de escalar o conflito na Ucrânia. O encontro ficou marcado pela invasão russa da Ucrânia e as suas consequências globais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório