Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Estatuto de país candidato é um "assunto interno da Europa"

A Rússia qualificou hoje como um "assunto interno da Europa" a atribuição à Ucrânia do estatuto de país candidato à União Europeia (UE) em plena guerra entre os dois países vizinhos.

Ucrânia. Estatuto de país candidato é um "assunto interno da Europa"
Notícias ao Minuto

12:10 - 24/06/22 por Lusa

Mundo Dmitry Peskov

Os líderes dos 27 países da UE atribuíram o estatuto de países candidatos à Ucrânia e Moldova, na quinta-feira, num processo que demorou apenas quatro meses no caso ucraniano, o que foi visto como uma resposta à invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro.

"É um assunto interno da Europa", comentou o porta-voz do Kremlin (Presidência russa), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.

Peskov disse ser importante para Moscovo que os processos em curso "não tragam mais problemas à Rússia" nas relações com os países em causa.

Afirmou também que a Rússia espera que a decisão não leve a uma deterioração das relações entre Moscovo e Bruxelas, que disse estarem atualmente num nível tão baixo "que é muito difícil deteriorá-las ainda mais".

Peskov também denunciou o desejo da Moldova de "se tornar mais europeia do que os próprios europeus".

Recordou ainda que a Turquia, que é um candidato à UE há cerca de vinte anos, "nunca foi capaz de avançar mais", mas, ao mesmo tempo, "tornou-se um país soberano e independente".

Os líderes da UE reconheceram a Ucrânia e a Moldova como candidatos à UE numa cimeira realizada na quinta-feira, e que prossegue hoje, em Bruxelas.

A decisão marca o início de um longo e complexo processo de adesão.

A Geórgia, que também quer aderir à UE, terá ainda de fazer reformas para obter este estatuto.

Está prevista para hoje à noite, em Tbilissi, a capital georgiana, uma grande manifestação de apoio às aspirações da UE do país do Cáucaso.

Leia Também: Kremlin não sabe onde estão norte-americanos capturados, diz Peskov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório