Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Primeiro-ministro da Arménia demitiu-se

O primeiro-ministro da Arménia, Tigran Sarkissian, apresentou hoje a sua demissão, referiu à agência noticiosa AFP Eduard Charmazanov, vice-presidente do parlamento desta república do Cáucaso.

Primeiro-ministro da Arménia demitiu-se
Notícias ao Minuto

19:45 - 03/04/14 por Lusa

Mundo República

"Apresentou a sua carta de demissão há um mês, mas atendendo aos procedimentos em curso para aderir à União Aduaneira [com a Rússia], o Presidente apenas a aceitou hoje", declarou Charmazanov.

O mesmo responsável também indicou que a decisão foi adiada devido à avaliação, pelo Tribunal Constitucional, de uma lei sobre aposentações que está a provocar uma forte contestação ao governo.

Sarkissian, que ocupava o cargo desde 2008, escreveu na sua página do Facebook que a decisão foi "profundamente refletida", sem no entanto indicar os motivos da demissão.

O seu governo tem sido alvo de fortes críticas desde a entrada em vigor, em 1 de janeiro, de uma nova e controversa lei sobre aposentações, que obriga cidadãos nascidos após 1974 a descontarem 5% dos seus salários para fundos de pensões privados.

Pequeno país do sul do Cáucaso e antiga república soviética, confrontada com forte taxa de desemprego, a Arménia está isolada em termos económicos devido ao encerramento das suas fronteiras com a Turquia e Azerbaijão vizinhos, devido a diversos diferendos políticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório