Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Alemanha convoca embaixador em Moscovo em protesto por ciberataques

A Alemanha indicou hoje que convocou o seu embaixador na Rússia para uma semana de consultas em Berlim após um alegado ataque informático dirigido ao partido do chanceler Olaf Scholz.

Alemanha convoca embaixador em Moscovo em protesto por ciberataques
Notícias ao Minuto

18:36 - 06/05/24 por Lusa

Mundo Alemanha

Na semana passada a Alemanha acusou agentes dos serviços de informações militares russos (GRU) de ataques informáticos dirigidos a estruturas do Partido Social-democrata (SPD) de Scholz e a outros alvos sensíveis do Governo e de empresas. Berlim e outros países europeus e da NATO tinham referido que a ciberespionagem russa implicaria consequências.

Hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão disse que o Governo está a considerar o último incidente "de forma séria" e que a ministra dos Negócios Estrangeiros Annalena Baerbock decidiu chamar o embaixador alemão Alexander Lambsdorff. Deverá regressar a Moscovo no prazo de uma semana, acrescentou.

"O Governo alemão encara de forma muito séria esta situação, que interpreta como um comportamento contra a nossa democracia liberal e as instituições que a apoiam", disse a porta-voz do MNE Kathrin Deschauer.

Na semana passada, Baerbock disse que operacionais russos foram responsáveis por ataques informáticos a 'e-mails' do SPD, que dirige a coligação governamental. Os responsáveis oficiais precisaram que os piratas informáticos se introduziram no Microsoft Outlook.

Diversos países europeus, incluindo Alemanha e Polónia, afirmaram na semana passada terem sido alvo de ciberataques por parte de piratas informáticos russos apoiados por Moscovo.

A responsabilidade foi atribuída ao grupo APT28, também conhecido pela designação de "Fancy Bear", com supostas ligações ao GRU.

Ainda hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros checo anunciou ter convocado o embaixador da Rússia em Praga após uma vaga de ciberataques atribuídos a piratas informáticos apoiados por Moscovo.

"Decidi convocar o embaixador russo devido a ciberataques contra instituições e infraestruturas essenciais checas", declarou Jan Lipavsky à agência noticiosa AFP.

Leia Também: Praga convoca embaixador russo devido a ciberataques

Recomendados para si

;
Campo obrigatório