Powered bySolverde
Disclaimer

Bomba à vista. Luís Filipe Vieira quer regressar à presidência do Benfica

Antigo presidente do clube da Luz pondera apresentar uma candidatura e já recolhe apoios para o ato eleitoral previsto para o próximo mês de outubro. Direção liderada por Rui Costa vai discutir a expulsão de sócio.

Luís Filipe Vieira

© Rita Chantre / Global Imagens

Rodrigo Querido
22/06/2025 08:50 ‧ há 3 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Benfica

Luís Filipe Vieira está muito perto de voltar em cena no mundo do Benfica. O jornal O Jogo adiantou este domingo que o antigo presidente encarnado está a preparar-se para voltar a concorrer à presidência do clube da Luz, estando mesmo na reta final da preparação de uma candidatura às eleições que estão marcadas para outubro do presente ano civil.

 

Eleito pela primeira vez em 2003, tendo vencido então a concorrência de Manuel Damásio, Vieira, que tem estado a contas com problemas na justiça, esteve a ponderar ao longo dos últimos meses se deveria ou não apresentar-se a votos. Após um período de reflexão, e percebendo que conta com vários apoios, o antigo líder das águias terá decidido avançar.

Após a vitória no início do século XXI, Luís Filipe Vieira venceu mais cinco atos eleitorais seguidos, tendo abandonado o cargo no verão de 2021, no meio de várias acusações de que foi alvo no processo Cartão Vermelho. Seria substituído de forma interina pelo então vice-presidente Rui Costa, após ter sido detido, acabando por pedir renúncia ao cargo.

Vieira com concorrência apertada se for a votos

Caso se confirme esta candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, o antigo presidente contará com uma oposição forte. Para já são conhecidos quatro candidatos: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer. Existem ainda dúvidas sobre se Mauro Xavier se vai apresentar a votos.

Por seu turno, Rui Costa continua a ponderar se apresenta uma recandidatura. Vencedor das últimas eleições para a presidência encarnada em 2021, o atual presidente do Benfica revelou que irá anunciar a sua decisão depois do fim da participação no Mundial de Clubes.

"O fundamental, nesta altura, é encerrar a época com uma participação de elevada qualidade e enorme ambição no Campeonato Mundial de Clubes. Partimos amanhã para os Estados Unidos com o orgulho de estar num evento de dimensão global, que será um marco na história do futebol", afirmou Rui Costa na recente Assembleia-Geral.

"Queremos, por isso, mais do que nunca, elevar o nome do Benfica. Depois de terminada a temporada com o Mundial de Clubes e antes do arranque da nova época desportiva, comunicarei aos sócios a minha decisão de ser ou não candidato a um novo mandato como Presidente do Sport Lisboa e Benfica", prosseguiu.

"Até lá, mantenho-me focado na época desportiva, como ainda há pouco tempo o disse publicamente, neste caso, focado no Mundial de Clubes e na preparação de uma nova época que pretendemos todos que seja melhor do que esta, seja Presidente quem for, esteja aqui quem estiver, porque acima de todos nós, mais importante do que todos nós, é o Sport Lisboa e Benfica", completou.

Direção de Rui Costa debate possível expulsão

No meio desta possível candidatura, Luís Filipe Vieira terá um problema pela frente. É que o antigo líder encarnado tem em cima da mesa a possibilidade de ser expulso de sócio do Benfica. A direção liderada por Rui Costa  vai reunir-se esta segunda-feira para analisar o relatório dos serviços jurídicos do clube da Luz, assim como a ratificação da designação de instrutor externo, para a instrução de um processo de inquérito a Luís Filipe Vieira.

Em causa está o processo originado após os factos ocorridos na Assembleia Geral de 27 de setembro de 2019, na qual o anterior líder do Benfica apertou o pescoço a um associado, algo que foi dado como provado e está registado em ata.

No final da última Assembleia Geral, realizada no passado dia 7 de junho, o presidente dos encarnados, Rui Costa, comentou este assunto, limitando-se a referir que o caso está entregue ao departamento jurídico e haverá "novidades em breve".

Leia Também: Kokçu em rota de colisão com Bruno Lage. Repete-se o 'filme Schmidt'?

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Óbito

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas