Procurar

Kokçu em rota de colisão com Bruno Lage. Repete-se o 'filme Schmidt'?

Do sorriso ao insulto. A relação entre Kokçu e Bruno Lage pode estar seriamente comprometida após a discussão de ambos em pleno jogo do Mundial de Clubes frente ao Auckland City.

Kokçu em rota de colisão com Bruno Lage. Repete-se o 'filme Schmidt'?

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
22/06/2025 07:38 ‧ há 3 meses por Francisco Amaral Santos

Desporto

Benfica

A polémica instalou-se no Benfica na tarde de sexta-feira, em pleno jogo do Mundial de Clubes, frente aos neozelandeses do Auckland City (6-0), que deixou as águias mais perto dos oitavos de final da competição que decorre nos Estados Unidos da América. Ora, apesar dos seis golos marcados, o momento mais marcante da partida disputada em Orlando aconteceu.... no banco de suplentes. Aos 62 minutos, Bruno Lage optou por fazer sair Orkun Kokçu para lançar Renato Sanches no jogo e o internacional turco fez questão de mostrar o seu descontentamento. 

 

O que se seguiu não foi bonito. Bruno Lage e Kokçu trocaram palavras mais azedas, o jogador chegou mesmo a soltar um 'F... you' e ameaçou seguir para o balneário, com o treinador das águias a dirigir-lhe umas palavras especiais após Renato Sanches marcar apenas dois minutos depois.

Entretanto, e em declarações à DAZN Portugal, Orkun Kokçu colocou tudo em pratos limpos e afirmou que perdeu o controlo quando foi substituído, afastando ainda qualquer problema com o treinador.

"O que se passou não foi bonito. Não é agradável ver coisas deste género. Perdi o controlo. Mas, já falei com Bruno Lage sobre o que eu estava a pensar naquele momento, os meus sentimentos e os sentimentos dele. Entendemo-nos. Estamos bem e preparados para o que aí vem", afirmou o camisola 10 do clube da Luz.

Kokçu justifica 'explosão' com Bruno Lage:

Kokçu justifica 'explosão' com Bruno Lage: "Perco o controlo..."

Médio recordou incidente com o técnico encarnado no momento da sua saída do jogo com o Auckland City, para a segunda jornada do Grupo E do Mundial de Clubes, nos Estados Unidos.

Luis Júnior | 22:20 - 21/06/2025

Naturalmente, a discussão depressa ganhou destaque na imprensa, também lá fora, e Bruno Lage optou por desvalorizar o "episódio isolado", mas não deixou de fazer menção ao "passado" de Kokçu com Roger Schmidt, o seu antecessor, naquilo que também poderá ser entendido como um recado para os adeptos. 

"Parecia um funeral". Discussão entre Bruno Lage e Kokçu já corre mundo

Momento em pleno jogo do Mundial de Clubes, no jogo entre Benfica e Auckland City (6-0), não passou despercebido lá fora, especialmente em Espanha. "Raiva", "discussão incompreensível" e "tensão palpável" são algumas das palavras utilizadas para descrever o "episódio isolado", tal como lhe chamou Bruno Lage.

Francisco Amaral Santos | 08:12 - 21/06/2025

"Foi a vontade de ganhar. O Kokçu ficou no banco até ao final. Queria marcar mais golos e nós entendemos que, para isso, teria que entrar o Renato Sanches que dois minutos depois fez o golo. Independentemente do que querem os jogadores, sou eu que tomo as decisões. No primeiro jogo, senti que o Renato tinha de entrar de início e o Kokçu entrou para refrescar. Hoje decidi o contrário e o Renato fez o golo. Toda a gente queria marcar mais golos e tomamos as melhores decisões para isso acontecer", afirmou Bruno Lage, na sala de imprensa, prosseguindo.

"Aquilo que tenho verificado é um comportamento de um atleta sempre profissional. Tinha um passado com um treinador, tem um presente comigo. É um episódio isolado. Teve sempre um comportamento muito bom, dentro e fora de campo. É a vontade de ajudar a equipa. Eu olho para o momento do jogador e jogo e tomo as decisões de forma tranquila", rematou o treinador do Benfica. 

Mas, afinal, o que aconteceu com Roger Schmidt? 

Antes de recordarmos a longa 'novela' que deixou Schmidt e Kokçu de costas voltas, é importante recordar que foi o treinador alemão um dos principais responsáveis pela chegada do médio turco à Luz no verão de 2023. Schmidt queria contar com um jogador que conhecia bem do campeonato dos Países Baixos e Rui Costa acedeu ao seu desejo, pagando 25 milhões de euros ao Feyenoord. 

No entanto, e ao contrário do que se previa, Kokçu não conseguiu adaptar-se ao dispositivo tático de Roger Schmidt e acabou por deixar críticas ao então treinador do Benfica, lamentando estar a jogar fora da sua posição. 

A 16 de março de 2024, Kokçu decidiu dar uma entrevista, não autorizada pelo Benfica, aos neerlandeses do De Telegraaf, na qual criticava duramente o treinador alemão. 

"Schmidt prende-me demasiado a todo o tipo de tarefas defensivas. E isso não é correto se quiseres mesmo rentabilizar as minhas qualidades. Penso à frente, sou conhecido pelo meu passe em progressão. Eu sinto que posso ser muito mais para o Benfica e talvez daí venha essa minha frustração", afirmara Kokçu ao referido jornal dos Países Baixos. 

Kokçu critica Roger Schmidt:

Kokçu critica Roger Schmidt: "Prende-me demasiado..."

Internacional turco categórico.

Notícias ao Minuto | 09:23 - 16/03/2024

As declarações de Kokçu caíram como uma 'bomba' na Luz e o jogador acabaria por emitir um pedido de desculpa público através de uma publicação nas redes sociais, sublinhando "respeitar o treinador e as pessoas do clube". No entanto, o internacional turco não se livrou de um castigo aplicado por Schmidt e acabaria riscado para o jogo dos encarnados frente ao Casa Pia, antes de conversar com o jogador. 

Essa mesma conversa aconteceria dias depois, logo após o regresso dos compromissos das seleções, e Kokçu voltaria a entrar nas opções de Roger Schmidt no jogo seguinte do Benfica. O caso ficou sanado, mas já depois da saída de Schmidt, em agosto de 2024, o internacional turco não deixou de deixar um 'farpa' ao seu antigo treinador, depois de ter sido eleito o homem do jogo frente ao Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, no qual o Benfica goleou (4-0). 

"No ano passado tive momentos complicados e agora posso dizer que adoro jogar aqui", atirou Kokçu, na flash interview, fazendo uma clara referência à maior liberdade ofensiva que o modelo de jogo de Bruno Lage lhe dá. 

Ora tudo parecia correr sob rodas com o novo treinador do Benfica, que de resto chegou a pegar na cara do Kokçu e pedir que sorrisse, depois de ser substituído no duelo com o Boavista, em fevereiro deste ano, perante a ovação do Estádio da Luz. 

Quatro meses depois tudo mudou e Kokçu deixou o sorriso de lado para partir para o insulto, fruto da frustração de sair de campo após uma hora de jogo. Resta, agora, saber quais serão as consequências reais e o impacto no balneário de um episódio lamentável visto aos olhos de tudo e todos. 

Leia Também: Novas imagens mostram Kokçu furioso com Bruno Lage: "F... you"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si