Procurar

"Parecia um funeral". Discussão entre Bruno Lage e Kokçu já corre mundo

Momento em pleno jogo do Mundial de Clubes, no jogo entre Benfica e Auckland City (6-0), não passou despercebido lá fora, especialmente em Espanha. "Raiva", "discussão incompreensível" e "tensão palpável" são algumas das palavras utilizadas para descrever o "episódio isolado", tal como lhe chamou Bruno Lage.

"Parecia um funeral". Discussão entre Bruno Lage e Kokçu já corre mundo

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
21/06/2025 08:12 ‧ há 3 meses por Francisco Amaral Santos

Desporto

Benfica

O Benfica deu, na sexta-feira, um passo importante no Mundial de Clubes, ao golear o Auckland City (6-0), na segunda jornada da competição que decorre nos Estados Unidos da América, mas a goleada ficou em segundo plano por conta de um "episódio isolado" protagonizado por Bruno Lage e Orkun Kokçu aos 62 minutos. O internacional turco não gostou de ser substituído por Renato Sanches e fez questão de informar o treinador encarnado que respondeu na mesma moeda, gerando-se uma discussão acalorada no banco de suplentes que, claro está, já corre mundo. 

 

Em Espanha, por exemplo, o caso foi amplamente difundido e não faltam palavras fortes para descrever o momento de "tensão" no banco do Benfica. 

"Destacar uma incompreensível discussão subida de tom entre Kokçu e Bruno Lage. O turco não gostou da troca e recriminou o treinador na área técnica. Uma troca de palavras que ia incendiando cada vez mais Kokçu, que chegou a apontar o dedo indicador para ele", pode ler-se no SPORT, numa versão também partilhada pelo AS

"Kokçu recriminou da pior maneira Bruno Lage pela substituição. A tensão era palpável. O golo de Renato Sanches não apaziguou a raiva do treinador, muito pelo contrário. Virou-se para o jogador turco e a resposta foi a raiva incontrolável e a ameaça de ir para o balneário. O sentimento em Orlando era quase unânime. O que deveria ter sido um celebração parecia mais um funeral. Nem o bis de Barreiro e o penálti de Di María conseguiram apagar a polémica", escreve o AS. 

Notícias ao Minuto Uma imagem que não deixa dúvidas quanto ao tom da discussão de Lage e Kokçu. © Getty Images  

Por seu turno, a MARCA também confere amplo destaque à discussão e lembra que "nem tudo foram alegrias para o Benfica". 

"Um dos pilares do Benfica, Orkun Kokçu, não gostou de ser subsituído. O jogador do Benfica começou a reclamar na direção do banco, mais concretamente para Bruno Lage. O turco ia fazendo gestos e da boca do treinador saíram palavras, com certeza nada agradáveis. Mas não se ficou por aqui", começou por relatar a MARCA, prosseguindo. 

"Quando se cruzaram, não fizeram contacto visual mas Kokçu continuou zangado quando se sentou no banco. Coisas do destino. Dois minutos depois, Renato Sanches, que havia entrado para o seu lugar, marcou o terceiro golo da partida. Momento em que Bruno Lage dirigiu o olhar para o seu pupilo e lhe dedicou umas palavras enquanto tapava a boca. O jogador respondeu ao treinador e foi visto a mandá-lo calar. Um momento de grande tensão no banco. Ninguém precisou de intervir, mas isto mostrou a alta tensão entre Lage e Kokçu. A imagem da partida reflete-se tristemente no confronto entre Kokçu e Bruno Lage", remata o jornal espanhol. 

Depois da tempestade, a bonança. Benfica goleia e sonha com os 'oitavos'

Depois da tempestade, a bonança. Benfica goleia e sonha com os 'oitavos'

Equipa encarnada precisou de mais de duas horas de pausa para afinar a estratégia diante do Auckland City. A primeira parte contou com apenas um golo. Depois de uma suspensão, a turma lisboeta acelerou para uma vitória confortável.

Rodrigo Querido | 21:13 - 20/06/2025

Bruno Lage 'chutou para canto'

Perante uma discussão desta magnitude, Bruno Lage foi questionado sobre aquilo que se passou com Kokçu e acabou por desvalorizar o tema, salientando o profissionalismo do internacional turco. 

Bruno Lage quebra o silêncio e explica desentendimento polémico com Kokçu

Bruno Lage quebra o silêncio e explica desentendimento polémico com Kokçu

Treinador do Benfica voltou a comentar a situação que aconteceu no jogo do Mundial de Clubes contra o Auckland City e lembrou desavença do internacional turco com o antecessor Roger Schmidt.

Rodrigo Querido | 22:32 - 20/06/2025

"Foi a vontade de ganhar. O Kokçu ficou no banco até ao final. Queria marcar mais golos e nós entendemos que, para isso, teria que entrar o Renato Sanches que dois minutos depois fez o golo. Independentemente do que querem os jogadores, sou eu que tomo as decisões. No primeiro jogo, senti que o Renato tinha que entrar de início e o Kokçu entrou para refrescar. Hoje decidi o contrário e o Renato fez o golo. Toda a gente queria marcar mais golos e tomamos as melhores decisões para isso acontecer", afirmou Bruno Lage, na sala de imprensa, não deixando de lembrar o passado de Kokçu com o seu antecessor Roger Schmidt. 

"Aquilo que tenho verificado é um comportamento de um atleta sempre profissional. É um episódio isolado. Teve sempre um comportamento muito bom, dentro e fora de campo. É a vontade de ajudar a equipa. Eu olho para o momento do jogador e jogo e tomo as decisões de forma tranquila", rematou o treinador do Benfica. 

Bayern vence e deixa Benfica à beira dos 'oitavos' do Mundial de Clubes

Bayern vence e deixa Benfica à beira dos 'oitavos' do Mundial de Clubes

Triunfo germânico diante do Boca Juniors (2-1) deixa caminho aberto à qualificação do Benfica para a fase seguinte do Mundial de Clubes. Águias de Bruno Lage até podem perder na terça-feira, caso o Boca Juniors não anule a diferença de golos.

Francisco Amaral Santos | 07:20 - 21/06/2025

Leia Também: Bruno Lage quebra o silêncio e explica desentendimento polémico com Kokçu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si