'Luca - Seeing Red' é o novo documentário com o setor automóvel e automobilismo como pano de fundo. Realizado pelo guionista de 'Senna', retrata a trajetória de Luca di Montezemolo na Ferrari.
A realização, produção e guião são assinados por Manish Pandey, que foi guionista do documentário 'Senna' (sobre Ayrton Senna). Christopher M. Armstrong é co-realizador. A distribuição está a cargo da Freemantle, sendo a estreia na MIPCOM em Cannes.
Num comunicado publicado no site da produtora e distribuidora, Luca di Montezemolo elogiou a forma como o documentário retrata o seu percurso: "Vivi a minha vida a toda a velocidade e este filme capta esse espírito, tendo como pano de fundo a beleza intemporal de Itália. […]. Dos pontos altos dos títulos mundiais aos desafios que me testaram, 'Seeing Red' reflete não só a minha jornada, como também as pessoas e momentos incríveis que a moldaram. Estou orgulhoso por partilhar esta estória com o mundo".
Quatro décadas na Ferrari
Foi em 1973 que Luca di Montezemolo entrou na Ferrari, a convite do próprio fundador Enzo, sendo designado como diretor desportivo para a Fórmula 1 no ano seguinte. Em 1975 e 1977 conquistou os seus primeiros títulos, com Niki Lauda.
Seguiu-se um período na Fiat, na Taça América em vela e também no Comité Organizador do Mundial 1990 em Itália, antes do regresso à Ferrari em 1991 - ao ser nomeado presidente por Gianni Agnelli.
Na altura, o construtor enfrentava um período complicado após a morte de Enzo. Di Montezemolo reergueu a empresa: o negócio de carros de estrada passou de prejuízos a lucros e, desportivamente, catapultou a Ferrari para uma era dourada que arrancou com o título de 1999 (o primeiro em 16 anos, na altura) e foi protagonizada por Michael Schumacher.
Até 2014, Luca di Montezemolo manteve-se à frente dos destinos da Ferrari (entretanto, em 2010, saiu da Fiat), sendo substituído pelo já falecido Sergio Marchionne.
A sinopse
Segundo a Freemantle, neste documentário Chris Harris, do Top Gear, viajou a Itália para se reunir com Luca di Montezemolo, "o seu herói".
O trabalho "mergulha a fundo na carreira extraordinária de Montezemolo - desde os primeiros dias sob liderança de Enzo Ferrari até à orquestração das eras douradas da marca com Niki Lauda e Michael Schumacher".
Leia Também: Ferrari tem nova pista de testes (construída em quatro meses)