Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Irlandês e espanhola donos de castelo abrigam famílias ucranianas

Barry e Lola não tinham espaço para ajudar na casa onde moravam em Madrid, mas uma segunda propriedade na Irlanda permitiu dar refúgio a ucranianos que fugiram das suas casas. Veja as imagens abaixo.

Notícias ao Minuto

12:26 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Irlanda

O irlandês Barry Haughian e a sua mulher espanhola Lola vivem em Madrid, Espanha, mas são donos de um castelo do século XVI na zona oeste da Irlanda, em Galway. Com o objetivo de ajudar, mas sem espaço na casa da capital espanhola, o casal decidiu colocar a sua propriedade na Irlanda o dispor de família ucranianas que fugiram após a invasão russa-

Haughian não perdeu tempo. Criou uma página no Facebook a oferecer refúgio e meteu-se num avião a caminho da Polónia para ajudar quem pudesse.

O irlandês saiu da Polónia com 11 ucranianos, um grupo de Dnipro e outro de Zaporizhzhya, perto da cidade portuária de Mariupol, e seguiu para o Castelo Ballindooley.

"Estávamos um desastre emocional há, provavelmente, mais de uma semana. Não tínhamos a certeza do que estávamos a fazer e apenas tentávamos melhorar as coisas para eles", disse Haughian em declarações à agência Reuters.

Juntamente com a mulher e os dois filhos adolescentes, Haughian foi viver para o castelo de quatro andares para dar apoio aos refugiados que conseguiu ajudar. "Todas as semanas é melhor, é possível ver o peso a sair dos ombros deles", relata.  

Um mês depois de serem ajudados pelo irlandês, cinco dos refugiados conseguiram trabalho e os filhos estão já na escola e brincam com as crianças locais. Várias famílias locais têm também ajudado com frigoríficos, televisões, sacos ou até ovos. 

Leia Também: Forças pró-russas anunciam rendição de cinco ucranianos em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório