Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ministro russo convida ocidente para apoiar criação de federação na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, reafirmou o convite ao ocidente para que apoie uma reforma constitucional que converta a Ucrânia numa federação.

Ministro russo convida ocidente para apoiar criação de federação na Ucrânia
Notícias ao Minuto

14:23 - 30/03/14 por Lusa

Mundo Lavrov

Lavrov disse, numa entrevista à televisão russa, horas antes de se reunir, em Paris, com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que a Rússia propõe aos Estados Unidos e à União Europeia (UE) a criação de "um grupo de apoio" para estabelecer o diálogo "com aqueles que detém o poder em Kiev".

O objetivo é persuadir Kiev a "apresentar uma iniciativa de diálogo nacional", em que participem "todas as forças políticas sem exceções, mas não os radicais armados, e as regiões, com igualdade de direitos".

"O resultado seria uma nova Constituição para a Ucrânia que garantiria um modelo federal, reforçaria o seu estatuto à margem de blocos (militares) e garantiria os direitos de todos os que vivem na Ucrânia", afirmou o ministro russo.

Lavrov salientou que as posições assumidas pela Rússia e pelo Ocidente, em particular os Estados Unidos, se aproximaram nos últimos dias, mas considerou que sem reforma constitucional a crise na Ucrânia se agravará com o passar do tempo.

"Estamos convencidos de que todos os problemas não se solucionarão sem um consenso nacional sobre a introdução de um modelo federal", defendeu.

Chamou ainda a atenção para os erros cometidos nos últimos anos pelo Ocidente com a intenção de afastar a Ucrânia da Rússia.

Lavrov poderá abordar hoje à noite com Kerry o plano russo para converter a Ucrânia numa Federação que concilie os interesses do leste de língua russa e do ocidente europeísta.

De contrário, segundo Moscovo, a Ucrânia perderá também as regiões orientais, as mais ricas do país, onde os ânimos separatistas se têm propagado desde a queda de Víktor Yanukóvich, no final de fevereiro.

Segundo o plano esboçado no sábado por Lavrov, cada região disporia de amplas competências de âmbito económico, financeiro, cultural, linguístico, educativo e de relações económicas e culturais com os países vizinhos.

Esta Constituição federativa teria de ser aprovada através de um referendo, depois do qual se realizariam eleições presidenciais, legislativas e municipais.

O presidente russo, Vladimir Putin, telefonou na madrugada de sábado ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, para impulsionar a adoção de passos comuns pela comunidade internacional para estabilizar a situação na Ucrânia.

Em resposta, Obama instou Putin a retirar as tropas russas concentrados na fronteira ucraniana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório