Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo são-tomense quer renegociar com EUA acordo de 30 anos

O Governo são-tomense pretende recusar a renovação automática do acordo que permite aos Estados Unidos da América (EUA) terem em São Tomé um centro de comunicações, sem que as partes debatam os termos, disse à Lusa fonte do executivo.

Governo são-tomense quer renegociar com EUA acordo de 30 anos
Notícias ao Minuto

16:34 - 24/02/22 por Lusa

Mundo São Tomé

Segundo fonte oficial, o Governo liderado por Jorge Bom Jesus pretende transmitir às autoridades norte-americanas a sua intenção de não renovar automaticamente o acordo, com 30 anos, e cujo prazo vence em 22 de maio.

O executivo de São Tomé e Príncipe pretende renegociar com a parte norte-americana os termos do acordo, por considerar que as contrapartidas que o país recebe atualmente "já não se adaptam às necessidades do povo são-tomense e ao contexto atual", afirmou a mesma fonte.

O centro de retransmissão e comunicação norte-americano, que serve a sub-região do golfo da Guiné, está instalado na zona da Pinheira, na estrada para o sul da ilha de São Tomé.

No âmbito do acordo, os EUA pagam 300 mil dólares anuais (cerca de 270 mil euros) e prestam apoio técnico e material à televisão nacional (TVS) e à rádio nacional são-tomense.

A proposta será debatida esta sexta-feira, em reunião do Conselho de Ministros de São Tomé e Príncipe.

Leia Também: São Tomé suspende vacinação de adolescentes por falta de vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório