Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE adota sanções contra grupo militar privado russo Wagner

O Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje sanções contra o grupo Wagner, uma entidade militar privada com sede na Rússia regularmente acusada de destacar mercenários para zonas que são alvo de intervenções de forças estrangeiras.

UE adota sanções contra grupo militar privado russo Wagner
Notícias ao Minuto

16:12 - 13/12/21 por Lusa

Mundo União Europeia

As medidas sancionatórias do Conselho visam igualmente oito indivíduos e três entidades com ligações ao grupo paramilitar, frequentemente associado ao empresário russo Yevgeny Prigozhin, um elemento próximo do Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo um comunicado do Conselho da UE, o grupo Wagner recrutou, treinou e enviou agentes militares privados para zonas de conflito em todo o mundo para alimentar a violência, pilhar recursos naturais e intimidar civis em violação do direito internacional, incluindo o direito internacional dos direitos humanos.

Os indivíduos indicados pela UE estão envolvidos em graves violações dos direitos humanos, incluindo tortura e execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias e assassinatos, ou em atividades desestabilizadoras em alguns dos países onde operam, incluindo a Líbia, Síria, Ucrânia (região do Donbass) e a República Centro-Africana.

De acordo com o Conselho, o grupo está também a espalhar a sua influência noutros locais, nomeadamente na região do Sahel, e constitui uma ameaça para os povos dos países onde estão presentes.

As medidas restritivas hoje impostas foram acordadas ao abrigo de quatro regimes de sanções diferentes: o Regime Global de Sanções aos Direitos Humanos da UE, e os regimes de sanções relacionados com a situação na Líbia e na Síria, bem como por ações que minam a integridade territorial da Ucrânia.

Os indivíduos e entidades listados serão agora sujeitos a um congelamento de bens na UE, bem como ficam proibidos (as pessoas singulares) de viajar para o espaço comunitário.

Além disso, as pessoas e entidades na UE estarão proibidas de disponibilizar fundos, direta ou indiretamente, às pessoas que figuram na lista.

Leia Também: Portugal é o 10.º país europeu com menos novos casos diários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório