Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2022
Tempo
MIN 5º MÁX 14º

Edição

AO MINUTO: Mais 51 mil casos em França; Festa propaga Ómicron na Noruega

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Mais 51 mil casos em França; Festa propaga Ómicron na Noruega

Os casos de infeção por SARS-CoV-2 continuam em crescendo assim como o aumento das restrições em todo o mundo. Em Portugal, já temos registo de 34 pessoas infetadas com a nova variante do vírus, a Ómicron, e os testes começam a escassear.

Centenas de pessoas formaram ontem à noite, sexta-feira, uma longa fila junto à estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, para serem testadas à Covid-19, com muitas a desesperarem pelo atraso da abertura do centro de testagem.

De destacar ainda a decisão do Governo de alargar a comparticipação dos testes rápidos de antigénio. O Ministério da Saúde anunciou sexta-feira à tarde que irá aumentar o valor da comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional de 10 para 15 euros.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos por agora o acompanhamento ao MINUTO do desenrolar da pandemia em Portugal e no Mundo, que retomaremos na manhã de domingo. Já sabe, mantenha-se em segurança, em caso de sintomas, contacte a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as recomendações das autoridades sanitárias. 

22h55 - Reino Unido aperta restrições nas viagens 

O Governo britânico anunciou hoje que quem visitar o Reino Unido vindo do estrangeiro terá de realizar um teste à Covid-19 48 horas antes de embarcar, numa tentativa de controlar a propagação do vírus no território. A Nigéria fará parte da ‘lista vermelha’ do país, devido ao fluxo de casos da nova variante.

22h05 - Ministra angolana desvaloriza impacto do isolamento face à África austral

A ministra de Estado para Área Social de Angola desvalorizou hoje o impacto económico da suspensão de ligações com sete países africanos, admitindo que a medida será revertida com o evoluir da situação pandémica.

22h00 - Madeira com mais 2 mortes, 87 novos casos e 775 situações ativas

A Madeira registou hoje mais duas mortes associada à Covid-19, reportando 87 novos casos nas últimas 24 horas e 775 situações ativas, informaram hoje as autoridades de saúde da região.

21h57 - Dados do Brasil

Desde ontem, o Brasil acumula mais 8.838 casos e 170 mortos como consequência da pandemia, segundo dados hoje divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). No total, o país soma 22.138.247 infeções e 615.570 óbitos devido à Covid-19.

19h10 - Dados de França

Nas últimas 24 horas, França somou mais 51.624 casos e 106 mortos associados à pandemia, num momento em que a quinta vaga está a assolar o país. França não registava um número de casos mensal tão levado há mais de um ano.

18h45 - Dados do Reino Unido

No último dia, o Reino Unido regista mais 42.848 casos de infeção e 127 mortes associadas à Covid-19. No total, o país acumula 10.421.104 casos e 145.551 óbitos, fruto da pandemia.

18h30 - Dados de Itália

Itália soma, no último dia, mais 16.632 casos e 75 mortes devido à Covid-19, segundo os dados revelados este sábado pela proteção civil. Os valores totais aumentam, assim, para 5.094.072 infeções e 134.152 mortos desde o início da pandemia.

17h10 - Portugal com mais 56.081 doses de reforço dadas

16h50 - Milhares saem à rua em Viena contra o confinamento

Milhares de pessoas saíram à rua este sábado em Viena contra o confinamento imposto e as restrições do governo austríaco, numa tentativa de controlo da pandemia.

Notícias ao MinutoA Áustria foi o primeiro país da Europa ocidental a entrar em confinamento nesta vaga© Getty Images  

16h40 - Manifestantes atacam jornalistas em Berlim 

Pelo menos cinco jornalistas e fotojornalistas ficaram com ferimentos ligeiros, atacados por manifestantes que contestavam hoje, em Berlim, as medidas para travar a covid-19 anunciadas pelo Governo alemão, um protesto não autorizado.

15h56 - Portugal ultrapassa novamente os 100 mil testes diários

A 2 de dezembro, Portugal registou cerca de 113 mil testes realizados à Covid-19, com uma taxa de positividade de 2,5%. Esta é a segunda vez que, no espaço de três dias, é ultrapassada a marca dos 100 mil testes diários, depois de no dia 30 de novembro terem sido efetuados quase 117 mil testes. Ainda assim, estes dados não incluem a realização de autotestes.

15h54 - Festa de Natal pode ter infetado 60 pessoas com a Ómicron na Noruega

Foram já identificados 13 casos positivos de Covid-19, com a variante Ómicron, mas podem chegar aos 60, após uma festa de Natal de uma empresa com operações em África do Sul ter juntado cerca de 120 trabalhadores. A festa ocorrida no passado dia 26 de novembro, em Oslo, está já a ser descrita com um "evento superpropagador".

15h52 - Bolsonaro alvo de inquérito por associar vacina contra Covid à SIDA

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, decidiu este sábado abrir um inquérito a Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, por este ter associado a vacina contra a Covid-19 à SIDA. Em causa está um vídeo que foi transmitido em direto no dia 21 de outubro, em várias redes sociais do presidente, que foi, entretanto, eliminado pelo Facebook, Instagram e Youtube.

15h50 - O SNS recorda que, se tem mais de 65 anos e ainda não foi vacinado contra a Covid-19 ou contra a gripe, pode agendar a sua inoculação onde e quando pretender.

15h00 - "Fico afetado quando me chamam assassino e genocida", diz Gouveia e Melo

O vice-almirante Gouveia e Melo deu este sábado uma entrevista a Daniel Oliveira, no programa da SIC 'Alta Definição', onde assumiu "medo" do negacionismo nesta pandemia e admitiu ter ficado "afetado" quando foi chamado de assassino e genocida durante o desempenho da sua missão. 

"Como é que nós, em pleno século XXI conseguimos acreditar em coisas tão ‘exóticas’ como por exemplo que a terra é plana ou que alguém nos vai injetar um chip da Microsoft quando está a dar uma injeção", questionou. 

14h30 - Passageiros sentem-se "mais seguros" com novas regras de embarque

A maioria dos passageiros que chegou hoje a Lisboa concorda com as novas regras estabelecidas por Portugal de apresentação de teste negativo para poder embarcar, considerando sentirem-se "mais seguros" por saber que no voo todos cumprem essa premissa.

14h13 - Mais 5.649 novos casos de Covid-19 e 22 óbitos nas últimas 24 horas

Os casos ativos são, atualmente, 58.833 (menos 2.394). Há mais 3.233 recuperados, cifrando-se este valor em 1.085.654 desde o início da pandemia. Ainda de salientar que há 74.755 contactos em vigilância, mais 2.725 em relação a ontem. 

Quanto a internamentos, estão 879 pessoas em enfermaria devido à Covid-19 (menos 23), sendo que, destas, 130 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos uma). 

13h45 - Portugal entrega à Guiné-Bissau mais 100 mil vacinas
 
Portugal entregou na sexta-feira às autoridades da Guiné-Bissau mais 100 mil vacinas da Astrazeneca contra a covid-19, informou hoje, em comunicado, a embaixada de Portugal, em Bissau.

13h12 - Merkel apela à vacinação Covid: "Levem a sério este vírus traiçoeiro"

Angela Merkel, que na próxima semana deixa o cargo de chanceler, apelou hoje novamente à vacinação contra a covid-19 no último episódio de uma série de mais de 600 podcasts através dos quais costumava comunicar com os concidadãos.

A nova variante Ómicron parece ser ainda mais contagiosa do que as anteriores. Vacinem-se.13h01 - Rio de Janeiro cancela festas de passagem de ano

As autoridades do Rio de Janeiro cancelaram as festas da passagem de ano por causa da covid-19, seguindo pareceres de peritos, anunciou hoje o presidente da câmara da cidade brasileira, Eduardo Paes.

12h30 - Açores com 21 novos casos e 243 infeções ativas 

Os Açores registam hoje 21 novos casos positivos de covid-19, 243 infeções ativas e dois doentes internados, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

12h01 - Câmara de Carregal do Sal ativa Plano Municipal de Emergência

A Câmara de Carregal do Sal, no distrito de Viseu, ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do aumento de casos positivos de covid-19 no concelho. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Carregal do Sal está entre os dez concelhos com mais de 960 casos de infeção por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

11h50 - Sequeira volta para Lisboa mas lamenta "decisão incompreensível"

O professor universitário  Jorge Sequeira ficou retido em  Maputo por cinco dias na sequência do encerramento das fronteiras aos países da África Austral e hoje, na primeira operação de apoio ao regresso entre Maputo e Lisboa, lamenta decisão "incompreensível".

11h40 - Algarve cancela festejos de Passagem de Ano

Os 16 municípios do Algarve decidiram em conjunto cancelar a realização de festas de passagem de ano por não estarem reunidas as condições para cumprir as medidas de contenção da covid-19, anunciou a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

11h00 - DGS recomenda vacinação Covid em grávidas após as 21 semanas

A Direção-Geral da Saúde recomendou este sábado, através de uma publicação na rede social Twitter, a vacinação contra a Covid-19 em grávidas a partir das 21 semanas de gestação. "Com base na evidência científica, recomenda a vacinação contra a COVID-19 em grávidas preferencialmente após as 21 semanas de gestação", aponta a DGS.

10h10 - Habitações precárias tornam moradores mais vulneráveis à Covid-19

As pessoas que vivem em habitações precárias são as mais vulneráveis aos efeitos físicos e mentais da Covid-19. Esta é uma das principais conclusões que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) destaca no relatório 'Covid-19 e bem-estar – Vida na pandemia'. Segundo a OCDE, as condições de habitação desempenham um papel importante na contenção da Covid-19, sendo que a sobrelotação e o fraco acesso ao saneamento são os que mais dificultam a segurança das famílias.

09h45 - Empresários do Alto Minho divididos em relação a vendas no Natal

Os comerciantes de Viana do Castelo, Caminha e Paredes de Coura estão "otimistas" em relação às vendas de Natal, mas em Cerveira e Valença teme-se que as medidas de prevenção da covid-19 afastem os consumidores da Galiza.

09h32 - Natal pode continuar a ser problemático até 2026 por causa da pandemia

Especialistas acreditam que levará pelo menos mais cinco anos até que a pandemia se estabeleça como uma endemia estável e previsível. 

09h30 - Governo espanhol expectante em Natal sem medidas restritivas

Espanha aguentará a nova "investida do vírus" não sendo necessário aplicar medidas mais restritivas no Natal devido à covid-19, como acontece em outros países europeus, afirmou a porta-voz do Governo espanhol.

09h25 -  Portugal enfrenta um "tsunami" na área da saúde mental

O presidente do Conselho de Especialidade da Ordem dos Psicólogos e professor universitário de bioética, Miguel Ricou, defendeu hoje que Portugal está a enfrentar "um tsunami" na área da saúde mental como consequência da pandemia da covid-19.

09h15 - Microsoft fecha temporariamente escritório na primeira semana de janeiro

A Microsoft Portugal vai fechar temporariamente o escritório na primeira semana de janeiro, período imposto de teletrabalho, enquanto a Zurich Portugal mantém o regime de teletrabalho e a NTT Data Portugal o modelo híbrido e flexível.

08h48 - Morreu Jay Jay Phillips, músico que se celebrizou no America's Got Talent 

O músico, de 30 anos, contraiu Covid-19, e foi encontrado sem vida, na sua casa, no dia de Ação de Graças.

08h45 - Variante Ómicron? "Há que passar da histeria para a vigilância"

Estamos na reta final da pandemia, acredita o investigador e biólogo Guillermo López Lluch. Segundo uma entrevista dada ao jornal espanhol El País, Guillermo defende que com a nova variante temos de "passar de um estado de histeria para um de vigilância". 

08h30 - Vacinação obrigatória contra a Covid-19? Espanha descarta hipótese 

Se em Portugal a opinião dos especialistas é de que a vacinação obrigatória contra a Covid-19 "não seria vantajoso", aqui ao lado, em Espanha, esta também é um a possibilidade para já descartada. Para os espanhóis, entrar no extremo de se obrigar as pessoas a vacinarem-se não é uma medida necessária.

08h15 - Esquecida na campanha, pandemia testa novo governo alemão 

O novo governo alemão vai enfrentar um "enorme desafio" no arranque de funções, já esta semana, o primeiro "grande teste" apresentado pela pandemia de covid-19, tema esquecido durante as negociações da nova coligação, de acordo com analistas.

07h40 - Governo da Nicarágua escondeu entre 6 mil e 9 mil óbitos pelo vírus
 
O Governo da Nicarágua escondeu entre 6.000 e 9.000 óbitos por covid-19, entre março de 2020 e novembro de 2021, de acordo com um estudo elaborado pelo Observatório para a Transparência e Anticorrupção sexta-feira divulgado.

07h35 - Milhares em protesto pacífico na Austrália contra restrições
 
Milhares de pessoas manifestaram-se pacificamente hoje em frente ao Parlamento na cidade australiana de Melbourne para exigir a retirada das leis contra a pandemia de covid-19.

07h32 - Rússia teve o mês mais letal da pandemia em outubro com 74.893 mortos
 
A Rússia registou em outubro 74.893 mortes associadas à covid-19, o mês mais letal para o país desde o início da pandemia, divulgou na sexta-feira a agência de estatísticas Rosstat

07h27 - Zoo da Bélgica diz ter detetado primeiros casos de infeção em hipopótamos
 
Dois hipopótamos do Jardim Zoológico de Antuérpia, no norte da Bélgica, testaram positivo à covid-19, revelou na sexta-feira a instituição que considera ter registado os primeiros casos do mundo nesta espécie.

07h25 - Alemanha com mais 64.510 casos e 378 mortes por Covid-19
 
A Alemanha regista, este sábado, mais 64.510 casos de Covid-19 e 378 vítimas mortais da doença. Os dados atualizados do Instituto Robert Koch, dão conta que o país germânico acumula agora 6.116.070 infetados e 102.946 mortes desde o início da pandemia.

7h19 - Bom dia, começamos aqui um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link

Leia Também: AO MINUTO: Já há 34 casos de Ómicron cá; Testes? Comparticipação alargada

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório