Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Zoo da Bélgica diz ter detetado primeiros casos de infeção em hipopótamos

Dois hipopótamos do Jardim Zoológico de Antuérpia, no norte da Bélgica, testaram positivo à covid-19, revelou na sexta-feira a instituição que considera ter registado os primeiros casos do mundo nesta espécie.

Zoo da Bélgica diz ter detetado primeiros casos de infeção em hipopótamos
Notícias ao Minuto

06:01 - 04/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

O veterinário do zoológico, Francis Vercammen, explicou que decidiu recolher uma amostra dos animais, que apresentam o nariz com corrimento, e testar "por precaução".

"Decidi submeter as amostras ao teste para a covid-19, que deu este resultado surpreendente. Pelo que sei, esta é a primeira contaminação identificada nesta espécie. No mundo, este vírus tem sido relatado principalmente em grandes símios e felinos", salientou, citado pela agência AFP.

As duas fêmeas, Hermien, de 41 anos, e a sua filha, Imani, de 14 anos, não apresentam outros sintomas para além do corrimento nasal.

Por precaução, este espaço para animais na Antuérpia decidiu fechar aos visitantes o setor dedicado aos hipopótamos.

Os seus tratadores, que foram testados e deram negativo, têm agora de usar equipamento de proteção adicional e realizar um teste rápido diário, foi ainda divulgado.

A origem da contaminação é desconhecida pois "nenhum dos tratadores contraiu a doença recentemente", acrescentou o jardim zoológico.

A Bélgica, fortemente afetada por uma nova vaga de covid-19, adotou novas restrições na sexta-feira, como o encerramento de jardins-de-infância e escolas primárias para as férias de Natal a partir de 18 de dezembro, uma semana antes que o previsto.

Este país de 11 milhões de habitantes tem registado uma média diária, na última semana, de 17.800 infeções e 44 mortes por covid-19.

A covid-19 provocou pelo menos 5.233.111 mortes em todo o mundo, entre mais de 263,61 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em cerca de 30 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Zoo de Gaia apresenta cria de hipopótamo em vias de extinção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório