Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Rio de Janeiro cancela festas de passagem de ano

As autoridades do Rio de Janeiro cancelaram as festas da passagem de ano por causa da covid-19, seguindo pareceres de peritos, anunciou hoje o presidente da câmara da cidade brasileira, Eduardo Paes.

Rio de Janeiro cancela festas de passagem de ano
Notícias ao Minuto

13:01 - 04/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19:

"Respeitamos a ciência. Como são opiniões divergentes entre comités científicos, vamos sempre ficar com a mais restritiva. O Comité da prefeitura diz que pode. O do Estado diz que não. Então não pode. Vamos cancelar dessa forma a celebração oficial do réveillon do Rio", escreveu Eduardo Paes nas redes sociais.

O autarca acrescentou que não seria possível organizar uma festa de passagem de ano com a dimensão que tem no Rio de Janeiro sem a garantia de todas as autoridades sanitárias.

"Infelizmente não temos como organizar uma festa dessa dimensão, em que temos muitos gastos e logística envolvidos, sem o mínimo de tempo para preparação", acrescentou.

"Se é esse o comando do Estado (não era isso o que me vinha dizendo o governador), vamos acatar. Espero poder estar em Copacabana abraçando a todos na passagem de 22 para 23. Vai fazer falta, mas o importante é que sigamos vacinando e salvando vidas", acrescentou Eduardo Paes.

Esta decisão é o culminar de uma semana de debate entre as autoridades do Rio de Janeiro sobre as festas de passagem de ano, depois de a variante mais recente do vírus da covid-19 (Ómicron) ter chegado ao Brasil.

Na quinta-feira, a autarquia decidiu impor a necessidade de passaporte de vacinação contra a covid-19 para a entrada em espaços como restaurantes, bares, hotéis ou cabeleireiros.

O Rio de Janeiro soma-se assim a outras 21 capitais regionais do Brasil, como São Paulo, a cidade mais populosa do país, que já decidiram cancelar as festas previstas para o fim do ano.

O Brasil é um dos três países do mundo mais atingidos pela pandemia da covid-19, que já matou mais de 615 mil pessoas no país e infetou mais de 22,1 milhões.

Leia Também: Algarve cancela festejos de Passagem de Ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório