Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Roménia pede ao atual ministro da Defesa que forme Governo

O Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, pediu hoje ao ministro da Defesa em funções, o general do exército na reserva Nicolae Ciuca, para formar um novo Governo, com o objetivo de garantir apoios e garantir a investidura pelo parlamento.

Presidente da Roménia pede ao atual ministro da Defesa que forme Governo
Notícias ao Minuto

14:06 - 21/10/21 por Lusa

Mundo Roménia

"Decidi designar o senhor Nicolae Ciuca como candidato ao posto de primeiro-ministro", anunciou Iohannis após reunir-se com os líderes dos diversos grupos parlamentares.

Ciuca foi o candidato proposto pelo Partido Nacional Liberal (PNL), de centro-direita, a formação do Presidente Iohannis.

Nas suas primeiras declarações como primeiro-ministro designado, Ciuca anunciou que negociará "com todas as forças políticas responsáveis" para que a Roménia possa a ter um Governo com plenos poderes o mais depressa possível.

A Roménia está a ser governada por um Executivo interino desde 05 de outubro, após o derrube do Governo minoritário do PNL por uma moção censura apresentada no parlamento pela oposição.

Iohannis encarregou Ciuca de formar Governo após o parlamento ter rejeitado na quarta-feira o Executivo proposto pelo anterior primeiro-ministro designado, o líder da formação centrista USR PLUS, Dacian Ciolos, também proposto para o cargo pelo chefe de Estado.

Para além dos votos do PNL, o seu partido, Cuica necessitará do apoio do ESR PLUS ou da oposição social-democrata para ser investido.

Leia Também: Roménia transfere 50 pacientes para a Hungria após colapso hospitalar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório