Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Morre arcebispo venezuelano Urosa Savino conhecido pela devoção a Fátima

O arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Urosa Savino, 79 anos, conhecido pela sua devoção ao santuário de Fátima, faleceu hoje, depois de passar várias semanas internado por complicações relacionadas com a covid-19, informou hoje a Arquidiocese de Caracas (ADC).

Morre arcebispo venezuelano Urosa Savino conhecido pela devoção a Fátima
Notícias ao Minuto

22:41 - 23/09/21 por Lusa

Mundo Covid-19

"Sua eminência o cardeal Baltazar Porras, os bispos auxiliares de Caracas e todo o clero venezuelano anunciam a triste morte de sua eminência o cardeal Jorge Urosa Savino na quinta-feira 23 de setembro de 2021 em Caracas", explica a ADC em um comunicado.

O documento explica que, Jorge Urosa Savino  "foi uma das pessoas mais influentes da Igreja Católica Venezuela" e faz chegar sinceras palavras de condolências a familiares e amigos.

Em 27 de agosto último, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) anunciou que o cardeal Jorge Urisa Savino tinha sido hospitalizado após apresentar sintomas associados à covid-19.

Desde então as autoridades da Igreja Católica venezuelana informavam diariamente sobre o estado de saúde do cardeal, pedindo várias vezes que fossem feitas orações pedindo que melhorasse.

Em 12 de setembro Jorge Urosa Savino passou para uma unidade de cuidados intensivos. Nesse mesmo dia a ADC divulgou uma carta escrita em que o cardeal explicava que perante o agravamento da sua saúde pediu para "receber os 'sacramentos sagrados' (extrema-unção) e ao mesmo tempo fazer uma breve declaração de amor a Deus, à Igreja e ao povo da Venezuela".

"Tive a boa sorte e a bênção de Deus me ter conduzido por caminhos insuspeitos de serviço, e de responsabilidades muito elevadas na Igreja, pelas quais estou grato desde a minha alma. Peço perdão a Deus e a todos os meus irmãos por quaisquer falhas que possa ter cometido, especialmente por falhas de omissão. Eu nunca quis fazer mal a ninguém", lia-se na carta.

O arcebispo referiu-se ainda à sua "entrega absoluta" à liberdade do povo venezuelano e à defesa dos direitos da população perante "os atropelos cometidos por Governo nacionais".

Em 13 de maio de 2017, em ocasião de uma homilia que assinalou o centenário das "aparições" de Fátima, que teve lugar na Ermita de Nossa Senhora de Coromoto e Fátima, sede da Missão Católica Portuguesa de Caracas, Jorge Urosa Savino agradeceu aos lusitanos radicados na Venezuela por terem feito chegar aos venezuelanos a devoção mariana.

"Quero felicitá-los de todo o coração, meus queridos irmãos, e dar graças ao Senhor por todo o bem, por toda a colaboração ativa, pelo exemplo e pelo testemunho que dão os portugueses católicos em Caracas", disse.

O cardeal explicou que "aqui em Caracas temos, em todas as paróquias, uma grande devoção à Virgem de Fátima, porque há uma comunidade portuguesa que é ativa, que manifesta o seu amor a Deus, e que cultiva a devoção à Virgem de Fátima".

Jorge Urosa Savino pediu aos portugueses que afastem o ódio do coração e promovam o perdão, que continuem a dar exemplo de fé e que prometam "viver de acordo com a autêntica devoção mariana".

Desde março de 2020 que a Venezuela está em quarentena preventiva e atualmente tem um sistema de sete dias de flexibilização, seguidos de sete dias de confinamento rigoroso.

O país contabilizou 4.346 mortes e 358.462 casos de covid-19, desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais.

A covid-19 provocou pelo menos 4.715.909 mortes em todo o mundo, entre mais de 230 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Morreu o realizador Roger Michell, que dirigiu 'Nothing Hill'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório