Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Quatro milicianos iraquianos morrem em emboscada a norte de Bagdade

Quatro milicianos do grupo pró-governo Multitud Popular morreram numa emboscada 30 quilómetros a norte de Bagdade, numa zona onde opera a organização jihadista Estado Islâmico (EI), informaram hoje as forças de segurança iraquianas.

Quatro milicianos iraquianos morrem em emboscada a norte de Bagdade
Notícias ao Minuto

11:13 - 21/08/21 por Lusa

Mundo Bagdade

Os mortos, que pertenciam a uma brigada de infantaria da Multitud Popular, começaram por ser atacados com um explosivo e depois ficaram na mira de francoatiradores na comarca de Al Tarameya, relata o comunicado do comando de operações conjuntas do exército e polícia do Iraque.

Embora a nota de imprensa não especifique em que momento se deu o ataque nem de quem partiu, a zona onde teve lugar, de maioria sunita, é frequentemente o cenário de atividades do EI.

Os operacionais restantes do EI continuam a protagonizar ataques, principalmente contras as forças de segurança iraquianas na fronteira com a Síria e no norte e centro do país, apesar desta força terrorista ter sido derrotada em 2017 após três anos em que controlou vastas zonas desta nação árabe.

Na resposta à ofensiva, o exército iraquiano foi apoiado por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos e pela Multitud Popular, uma aliança de milícias, na sua maioria xiitas e muitas delas ligadas ao Irão, que foi incluída nas forças armadas regulares, mas que não responde ao governo.

Leia Também: Macron vai participar em Bagdade numa "conferência regional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório