Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: País "ainda a vermelho"; Autotestes à venda em supermercados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: País "ainda a vermelho"; Autotestes à venda em supermercados
Notícias ao Minuto

08:01 - 15/07/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

A variante Delta está a deixar em alerta vários países. Portugal registou, esta quarta-feira, o maior número diário de novos infetados desde fevereiro. E não é o único. O Reino Unido não registava tantos casos desde o início de janeiro e Itália há mais de um mês.

Em Portugal, a aposta na vacinação, como principal arma contra o vírus, levou as autoridades sanitárias a abrirem, esta quarta-feira, o sistema de vacinação em Casa Aberta para a pessoas acima dos 40 anos.

Também o ministro da Educação afirmou que espera que até ao início do próximo ano letivo, em setembro, os alunos mais jovens possam ser vacinados contra a Covid-19.

Por outro lado, porém, sabe-se hoje que a pandemia terá 'roubado', em 2020, as vacinas básicas a cerca de 23 milhões de crianças, situação que leva a temer o ressurgimento de doenças.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução do coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

15h59 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar-nos neste novo link. 

15h50 - Governo disponível para "melhorar" matriz de risco. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse hoje que o Governo está disponível para "melhorar" a matriz de risco da pandemia da covid-19, depois da reunião de especialistas prevista para dia 27 de julho.

15h42 - Internamentos aumentaram. O número de doentes internados com covid-19 aumentou 19% na última semana, indicou hoje a ministra de Estado e da Presidência, sublinhando que ainda assim este crescimento é mais lento em comparação com o número de novos casos.

15h15 - São agora 90 concelhos de maior risco e sujeitos a dever de recolhimento. Noventa dos 278 concelhos de Portugal continental (32,4%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo. Confira aqui quais são os concelhos que se inserem nesta categoria.

15h13 - Reforço de testes gratuitos em Odivelas. A Câmara Municipal de Odivelas renovou o protocolo assinado com a Associação Nacional das Farmácias que permite realizar gratuitamente testes rápidos de diagnóstico à COVID-19. A testagem é destinada a todos os munícipes do concelho de Odivelas e trabalhadores da Câmara Municipal

15h09 - Todos os concelhos da AMLisboa sob risco muito elevado de contágio. Todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) estão sob risco muito elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia, segundo o mapa de risco anunciado hoje pelo Governo.

15h01 - Ao contrário da informação que tinha sido hoje avançada pela comunicação social, o Governo não decretou um recolher obrigatório em todo o litoral algarvio. Mariana Vieira da Silva defendeu esta decisão referindo que "o ritmo de crescimento de casos da Covid é menor" que na semana passada, pelo que por agora continua apenas a ser obrigatória a realização de testes à chegada aos alojamentos e hotéis e para frequentar restaurantes. Contudo, não pôs de parte a necessidade de reforçar as medidas caso a situação venha a piorar, sobretudo numa altura em que se espera que haja uma maior afluência de turistas na região. 

14h52 - OMS quer mais cooperação da China na investigação às origens da pandemia. A China deve "cooperar melhor" na investigação sobre as origens da pandemia de covid-19, cujos primeiros casos foram detetados em Wuhan, em dezembro de 2019, declarou hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS).

14h47 - Aprovada venda dos autotestes nos supermercados. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um decreto-lei que permite a venda dos autotestes à Covid-19 nos supermercados, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros. O objetivo é agilizar o acesso a estes testes rápidos e a intenção do Governo já era conhecida. 

14h43 - Mariana Vieira da Silva foi quem falou aos portugueses para explicar que medidas o Executivo decidiu no âmbito da pandemia da Covid-19.

Segundo a governante, este valor do índice de transmissibilidade (Rt) é mais baixo do que o registado na semana passada, "parecendo verificar-se alguma diminuição da velocidade de crescimento" de novos casos de infeção. "Em qualquer caso, a incidência ainda é muito elevada, estando a situação do país ainda na zona vermelha na matriz de risco" da pandemia, tendo de haver "um esforço de todos na testagem", afirmou a ministra da Presidência. Saliente-se que são 47 o número de concelhos em risco muito elevado de contágio.

14h37 - Já terminou o Conselho de Ministros. Acompanhe em direto as novas medidas contra a Covid-19

14h30 - Em Lisboa? Eis as farmácias onde pode ser testado (gratuitamente) à Covid

14h10 - Países Baixos desaconselham viagens turísticas a Portugal. O Governo holandês decidiu hoje retirar Portugal da lista das zonas designadas como "seguras" no âmbito da pandemia de covid-19, desaconselhando aos seus cidadãos, vacinados ou não vacinados, a realização de viagens turísticas ao território continental português.

14h04 - Portugal regista mais 3.641 casos e cinco mortos.Neste momento, há, no total, 48.476 casos ativos no país, mais 1.368 do que na véspera, e 854.537 recuperados, mais 2.268 do que ontem. 

O número de internamentos devido à Covid-19 continua a subir, sendo que 774 pacientes encontram-se hospitalizados em enfermarias, mais 40 do que na quarta-feira, e 174 estão em Unidades de Cuidados Intensivos. É o número mais alto de pessoas internadas desde 19 de março passado.

13h27 - África registou um milhão de casos no último mês. O continente africano registou um milhão de infeções num só mês, anunciou hoje a diretora para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando que a terceira vaga continua o seu "caminho destruidor".

13h05 - Pandemia matou já mais de quatro milhões de pessoas em todo o mundo. A Covid-19 já fez pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press.

13h01 - Tóquio regista maior n.º de casos em seis meses a dias dos Jogos. A capital do Japão, Tóquio, anfitriã dos Jogos Olímpicos, informou hoje ter registado 1.308 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número de casos desde janeiro passado, a oito dias do arranque da competição desportiva

12h46 - A Organização Mundial de Saúde recorda hoje que todos os vírus sofrem alterações e lembra que a variante Delta da Covid-19 é a que mais se propaga. Os casos de infeção e hospitalizaçõessão mais frequentes entre pessoas que não estão vacinadas, alerta no Twitter

12h34 - PSP detém proprietário de café com cerca de 50 pessoas. Um homem, com 35 anos, responsável por um café no bairro da Cova da Moura, na Amadora, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), pelo crime de desobediência qualificada. Os factos ocorreram na passada sexta-feira, dia em que os agentes fiscalizaram um estabelecimento "em incumprimento à ordem de encerramento temporário, resultante das normas em vigor pelo estado atual da pandemia". 

12h23 - A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 28 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, cinco dos quais foram infeções locais, na província de Yunnan, sul do país.

12h14 - O município de Lisboa registou uma descida de 71,5% nas dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico, totalizando 619.200, no conjunto dos primeiros cinco meses do ano, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

12h00 - China planeia reforçar as suas vacinas com dose da Pfizer. A China está a considerar reforçar a vacinação da sua população, principalmente inoculada com antígenos de vírus inativados fabricados localmente, com uma dose adicional da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, informou hoje a imprensa local.

11h25 - A Espanha prestou hoje em Madrid uma homenagem solene às vítimas da Covid-19 e ao pessoal médico, numa altura em que enfrenta um aumento acentuado de novos casos, apesar do progresso da campanha de vacinação.
   Notícias ao Minuto Homenagem em Espanha© Getty Images  

11h10 - Com o calor que se fará sentir nos próximos dias, torna-se preponderante manter as casas arejadas para evitar maiores riscos de propagação de doenças. Siga este conselho da Direção Geral da Saúde

10h32 - O constitucionalista, e antigo eurodeputado socialista, Vital Moreira, teceu severas críticas à reação de Marcelo Rebelo de Sousa sobre o acórdão do Tribunal Constitucional (TC) que chumbou ontem os diplomas dos apoios sociais extraordinários dirigidos aos trabalhadores independentes, aprovados pelo Parlamento, com os votos favoráveis da oposição e a promulgação do Presidente, mas contra a vontade do Governo.

10h15 - Novo recorde na Rússia. As autoridades russas confirmaram a morte de mais de 790 pessoas com Covid-19. Este é o terceiro dia consecutivo com o país a registar um recorde em termos de vítimas mortais. 

09h50 - O matemático Henrique Oliveira defendeu que a tendência de agravamento da pandemia no país "está a inverter" e previu que os números epidemiológicos comecem a descer dentro de duas semanas.

"Dentro de 15 dias vamos começar a descer. Isso é um facto quase impossível de evitar. Vamos começar a descer. O Rt já está a descer, infelizmente na região Norte subiu a valores muito altos mas, neste momento, está a começar a inverter esta tendência", considerou o especialista, em declarações, ontem à noite, na SIC Notícias. 

09h20 -  O Tribunal Constitucional (TC) considerou, esta quinta-feira,  inconstitucionais várias normas alteradas pelo parlamento relativas ao apoio no estado de emergência e no âmbito da suspensão da atividade letiva e não letiva, que tinham sido promulgadas pelo Presidente da República.

Maioria dos partidos já se pronunciou sobre a decisão do Tribunal Constitucional. Da esquerda à direita, as forças políticas sublinharam a necessidade destes apoios não serem retirados aos portugueses e deixaram críticas ao Executivo de António Costa.

09h17 - França pede teste a quem regressa de Portugal. A França anunciou hoje que todas as pessoas não vacinadas contra a covid-19 chegadas de Portugal ou Espanha que queiram entrar no país terão de apresentar um teste com menos de 24 horas, em vez das 48 horas atuais.

08h54 - França e Alemanha retaliam decisão de Pequim de suspender voos. França e Alemanha estão a punir as companhias aéreas chinesas, em retaliação pela decisão da China de suspender ligações aéreas, após detetar casos de covid-19 em voos provenientes daqueles países.

08h42 - Recolher obrigatório no Algarve? A reavaliação da situação pandémica dos concelhos que o Governo realiza esta quinta-feira poderá trazer más notícias para o Algarve, refere o Negócios. Segundo a mesma fonte, toda o litoral Algarvio poderá ser afetado por um recolher obrigatórios às 23h. 

08h13 - Com mais 58 mil casos num mês, cuidados intensivos aumentam 122%. Portugal registou mais de 58 mil novos casos de infeção no último mês, período em que os internamentos em cuidados intensivos aumentaram 122%, mas com o número de mortes a ter um crescimento de apenas de 0,8%.

07h46 - Uma dose da vacina Sputknik V estimula produção até 94% de anticorpos. Estudo realizado por investigadores na Argentina revela que, três semanas após a toma da primeira dose da vacina russa, 94% dos indivíduos produziram anticorpos do tipo imunoglobulinas G.

07h35 - Incidência semanal continua a subir na Alemanha. A Alemanha soma 1.642 novos casos de Covid-19 e 32 mortos nas últimas 24 horas.

07h27 - Comissão de Inquérito prolongada. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, que decorre no Senado brasileiro e investiga alegadas falhas do Governo na gestão da covid-19, foi, na quarta-feira, oficialmente prorrogada por mais 90 dias.

07h23 - Número de crianças sem vacinas básicas aumentou com a pandemia. Cerca de 23 milhões de crianças ficaram sem vacinas básicas em 2020 por causa da pandemia, mais 3,7 milhões do que em 2019, alertaram hoje a Organização Mundial de Saúde e a Unicef, que temem o ressurgimento de doenças.

07h19 - A nova vaga de covid-19 em Myanmar (antiga Birmânia), ligada à variante delta, exige uma resposta internacional de "emergência", advertiu hoje o relator especial das Nações Unidas para os direitos humanos naquele país.

"A crise (...) é particularmente letal devido à desconfiança generalizada em relação à junta militar", sublinhou Tom Andrews num comunicado.

07h17 - Ministério da Saúde brasileiro contra uso de fármacos sem eficácia. O Ministério da Saúde brasileiro informou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, amplamente defendidos pelo Presidente, Jair Bolsonaro, não devem ser utilizados em pacientes hospitalizados com covid-19.

07h16 - O Infarmed decidiu abrir, esta quarta-feira, uma investigação a um alegado caso de reações adversas à vacina da Janssen, no Centro de Vacinação Covid-19 (CVC) de Mafra e suspender o lote em causa, pelo menos, para já. Entre as reações adversas reportadas no CVC de Mafra, após a administração de doses da Janssen, estão " a perda de consciência súbita e breve, seguida de restabelecimento espontâneo".

07h15 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento da situação da Covid-19. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Covid-19: Portugal continental com 476 surtos ativos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório