Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Uma dose da vacina Sputnik V estimula produção até 94% de anticorpos

Estudo realizado por investigadores na Argentina revela que, três semanas após a toma da primeira dose da vacina russa, 94% dos indivíduos produziram anticorpos do tipo imunoglobulinas G.

Uma dose da vacina Sputnik V estimula produção até 94% de anticorpos
Notícias ao Minuto

07:37 - 15/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

De acordo com um artigo publicado na revista Galileu, um estudo que envolveu 289 profissionais de saúde na Argentina aponta que uma única dose da vacina Sputnik V, pode causar uma "resposta significativa" no desenvolvimento de anticorpos contra o coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19. 

Os investigadores relataram que 21 dias após a toma da primeira dose, 94% dos indivíduos produziram anticorpos do tipo imunoglobulinas G (IgG).

Mais ainda, 90% tinham no seu organismo anticorpos neutralizantes, que impedem o coronavírus de infetar outras células e se propagar.

Entretanto, três semanas decorrentes da segunda dose, 100% das pessoas adquiriram IgG.

Leia Também: SARS-CoV-2. Estudo diz que Sputnik V é eficaz contra todas as variantes

Segundo os investigadores, os voluntários que haviam estado anteriormente infetados com o novo coronavírus, registaram índices de anticorpos neutralizantes e de IgG "significativamente maiores" após uma única toma da Sputnik V, comparativamente a indivíduos que jamais haviam sido infetados pelo patógeno. 

Todavia, no grupo de pessoas previamente doentes com Covid-19, a segunda dose não aumentou a produção de anticorpos neutralizantes.

Estes dados, explica a Galileu, sugerem que a proteção por uma infeção anterior pode somar-se à atribuída pelo imunizante.

Para Andrea Gamarnik, a principal autora do estudo: "tal destaca a resposta robusta à vacinação de indivíduos previamente infetados, sugerindo que a imunidade adquirida naturalmente pode ser aumentada o suficiente por uma única dose, de acordo com estudos recentes usando vacinas de mRNA". 

"Evidências baseadas em informações quantitativas guiarão as estratégias de implantação de imunizantes em face da restrição de oferta mundial de vacinas", partilha Gamarnik.

Uma outra pesquisa divulgada em abril, feita com 3,8 milhões de indivíduos na Rússia, revelou que a taxa de infeção a partir do 35.º dia após a toma da primeira dose correspondeu somente a 0,027%. Nesse estudo, duas doses mostraram uma eficácia de 97,6% contra a Covid-19.

O novo estudo foi publicada na revista científica Cell Reports Medicine.

Leia Também: Vacina Sputnik V oferece cerca de 90% de eficácia contra a variante Delta

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório