Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Lituânia apoia intenção polaca de instalar mísseis nucleares da NATO

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, apoiou hoje a ideia do seu homólogo polaco, Andrzej Duda, de instalar mísseis nucleares da NATO no seu país como forma de dissuasão à Rússia.

Lituânia apoia intenção polaca de instalar mísseis nucleares da NATO
Notícias ao Minuto

00:01 - 27/04/24 por Lusa

Mundo Gitanas Nauseda

Os dois líderes discutiram questões de segurança externa durante um encontro onde assistiram a exercícios da aliança no Corredor de Suwalki, uma faixa de 65 quilómetros que separa os dois países no espaço entre Bielorrússia, aliada de Moscovo, e o altamente militarizado enclave russo de Kaliningrado.

"A ideia de implementar armas nucleares não é agressiva nem ameaçadora para a Rússia, é um elemento de dissuasão", disse o presidente lituano à imprensa.

O seu homólogo polaco propôs, esta semana, implantar armas nucleares da NATO no território do seu país para enfrentar os mísseis colocados pela Rússia em Kaliningrado e na Bielorrússia, uma ideia que não foi apoiada pelo governo liberal do país, mas que irritou Moscovo. Duda, no entanto, voltou hoje a insistir nessa ideia.

"Todo o território da NATO, tal como o entendemos, deve ser defendido de uma forma apropriada e adequada, pelo que faz todo o sentido que um dispositivo nuclear possa ser implantado no flanco oriental da NATO. Como país dessa região, estamos disponíveis para receber essas armas", disse.

Os dois presidentes falaram à imprensa à margem dos exercícios que envolvem 1.500 soldados da NATO para testar diferentes cenários de defesa no Corredor Suwalki, apontado como o ponto fraco da aliança na região.

Leia Também: Detidos na Polónia 2 suspeitos de ataque a aliado de Navalny na Lituânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório