Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Espanha prestou homenagem às vítimas numa altura em que aumentam casos

A Espanha prestou hoje em Madrid uma homenagem solene às vítimas da Covid-19 e ao pessoal médico, numa altura em que enfrenta um aumento acentuado de novos casos, apesar do progresso da campanha de vacinação.

Espanha prestou homenagem às vítimas numa altura em que aumentam casos
Notícias ao Minuto

11:18 - 15/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A cerimónia que se realizou esta manhã foi presidida pelo rei Felipe VI e teve lugar em frente ao palácio real em Madrid, na presença da família real, membros do governo, famílias das vítimas e representantes do setor da saúde.

Este foi o segundo ato institucional deste tipo, depois de uma primeira homenagem ter sido realizada em julho de 2020.

A Espanha é um dos países europeus mais afetados pela pandemia de covid-19, com 81.043 mortes registadas até quarta-feira pelo Ministério da Saúde e um número total de 4.041.474 pessoas que já foram infetadas, mais de 8% da população do país.

Numa altura em que se pensava que estava a sair da crise, a Espanha atravessa uma explosão de novos casos devido à propagação da variante Delta da doença, principalmente entre as pessoas com menos de 29 anos.

No entanto, este aumento de casos não é acompanhado por um aumento das mortes ou da pressão hospitalar, ao contrário do que aconteceu em vagas anteriores da doença, devido à campanha de vacinação em curso.

Assim, 60% dos mais de 47 milhões de espanhóis tinham recebido pelo menos uma dose de vacina até quarta-feira, tendo 47,4% sido totalmente vacinados, de acordo com os números do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados oficiais, há 22,5 milhões de pessoas completamente vacinadas contra a covid-19 (47,4% da população total), e 28,5 milhões têm pelo menos uma das doses (60,0%), em cerca de 47,4 milhões de habitantes que tem o país.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.053.041 mortos em todo o mundo, entre mais de 187,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Infarmed investiga Janssen; Algarve com recolher obrigatório?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório