Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Parques aquáticos reabrem. Certificado? "Que faça diferença"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Parques aquáticos reabrem. Certificado? "Que faça diferença"
Notícias ao Minuto

16:08 - 15/07/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Vários países continuam em alerta devido à variante Delta. Portugal registou, esta quinta-feira, o número mais alto de internados desde 19 de março passado. A aposta na vacinação, como principal arma contra o vírus, levou as autoridades sanitárias a abrirem, na quarta-feira, o sistema de vacinação em Casa Aberta para pessoas acima dos 40 anos, mas que foi suspenso pouco depois devido à investigação a alegadas reações adversas à vacina da Janssen.

No briefing do Conselho de Ministros desta tarde foi anunciada a aprovação da venda dos autotestes nos supermercados, e que todos os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) estão sob risco muito elevado de incidência de Covid-19, mantendo-se por isso sujeitos a medidas mais restritivas. No total, são agora 90 os concelhos de maior risco e sujeitos a dever de recolhimento. Há ainda 30 em alerta.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução do coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h51 - Portugal entrega a Angola primeira remessa de 50 mil vacinas. O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros entregaram hoje, no aeroporto de Luanda, uma primeira remessa de 50 mil vacinas contra a covid-19 destinadas a Angola no âmbito da cooperação da CPLP.

23h29 - Brasil: Testemunha vincula grupos 'bolsonaristas' a escândalo de vacinas. Grupos de extrema-direita que apoiam o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, participaram em negociações duvidosas para fornecer ao governo vacinas contra a Covid-19, segundo revelou hoje uma testemunha perante uma comissão do Senado.

22h53 - Todos os parques aquáticos podem reabrir na sexta-feira. Os parques aquáticos situados nos municípios de risco elevado e muito elevado de contágio da covid-19 podem reabrir já esta sexta-feira, mas têm de cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde, segundo decisão do ministério da Economia.

22h50 - Brasil regista mais de 52 mil novos casos e 1.548 óbitos em 24 horas. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) revelou, esta quinta-feira, que foram diagnosticados 52.789 novos contágios e morreram mais 1.548 pessoas no Brasil. Em termos acumulados, o país soma 19.262.518 casos confirmados e 538.942 vítimas mortais. 

22h23 - Nyusi agrava restrições face a terceira vaga da pandemia. O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje um agravamento das restrições para prevenção da covid-19, devido ao avançar da terceira vaga, a pior já registada no país. "Esta é mais grave que a segunda vaga", registada no início do ano, referiu o chefe de Estado durante uma comunicação à nação.

22h13 - Certificado? "Que faça a diferença entre os que têm e os que não têm". O presidente da Assembleia da República participou hoje nas jornadas parlamentares do PS, na qualidade de deputado desta bancada e defendeu que é necessário "continuar a apostar na vacinação e que a certificação da vacinação valha para muito". "Não é valer qualquer coisa, é valer para muito, que faça a diferença entre aqueles que têm essa certificação e aquelas que não têm. E que o país perceba que, tendo esses certificados de vacina, as pessoas se movimentam e têm muito mais liberdade e capacidade para fazer a sua vida normal", disse.

21h47 - Lar do Centro Paroquial de Bemposta em Mogadouro com 19 casos positivos. O Lar do Centro Paroquial de Bemposta, no concelho de Mogadouro, registou hoje 19 casos positivos provocados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, sendo que 17 são utentes e dois funcionários", disse à Lusa fonte da direção da instituição.

20h22 - Após investigação, lote da vacina da Janssen deixa de estar suspenso. Após a conclusão das perícias, o Infarmed decidiu levantar a suspensão temporária do lote específico - XE393. "Na sequência das investigações realizadas por esta Autoridade, informa-se que para o lote XE393 é revogada a decisão de suspensão de utilização do mesmo, podendo neste sentido ser utilizado pelos Centros de Vacinação (...), uma vez que não foi detetado qualquer defeito de qualidade com o mesmo", começa por referir em comunicado, enviado às redações.

19h48 - Angola com cinco mortes e 203 novos casos em 24 horas. Angola registou 203 novos casos de covid-19 em 24 horas, assim como cinco mortes e 36 recuperações da doença, anunciaram hoje as autoridades para a saúde pública.

19h30 - Um deputado infetado e 25 contactos de alto risco no Parlamento isolados. Um deputado da Assembleia da República está infetado com o novo coronavírus e 25 pessoas, entre funcionários e deputados, foram identificadas como contactos de alto risco e aconselhadas a ficar em isolamento.

19h19 - Cabo Verde regista mais duas mortes e 53 novos casos positivos. Cabo Verde registou mais duas mortes pelo novo coronavírus e chegou aos 294 óbitos provocados pela doença no país, que contabilizou 53 novos casos positivos nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

19h05 - Contágios em Espanha voltam a superar os 500 casos por 100.000 habitantes. A incidência acumulada em Espanha volta a superar os 500 casos por 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, num dia em que houve 27.688 novas infeções de covid-19 e 41 mortes com a doença. Segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, os últimos contágios levam para 4.069.162 o número de infetados desde o início da pandemia, havendo agora um total de 81.084 óbitos com a doença.

18h58 - "Só não andamos mais depressa porque a quantidade de vacinas não permite". No dia em que Portugal superou a marca de 10 milhões de vacinas Covid-19 inoculadas, António Costa destacou a capacidade instalada no país, que permitiu, aliás, administrar 150 mil doses de imunizantes diariamente ao longo da última semana.   

18h46 - Moçambique anuncia mais 24 mortos e 1.304 casos. Moçambique registou mais 24 mortes e 1.304 casos por covid-19, de acordo com o boletim de hoje de atualização diária sobre a pandemia. As vítimas mortais, todas de nacionalidade moçambicana, tinham entre 25 e 98 anos.

18h32 - OMS pede aos países para não administrarem terceiras doses das vacinas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos países membros que sejam "extremamente cautelosos" e "não se sintam tentados" a começar a administrar terceiras doses de reforço de vacinas anti-covid.

18h29 - Inter de Milão comunica que alvo do Benfica está infetado com Covid-19. O Inter de Milão anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao final da tarde desta quinta-feira, que Valentino Lázaro foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus na mais recente bateria de exames.

17h52 - Ministra da Agricultura está em isolamento profilático. A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, encontra-se em isolamento profilático, após ter tido um contacto de risco com uma pessoa infetada com Covid-19. Em comunicado enviado às redações, esta tarde, é referido que "a Ministra, que não apresenta quaisquer sintomas, realizou o teste à Covid-19 e obteve resultado negativo, mas irá manter-se em isolamento profilático por determinação das autoridades de saúde". Dessa forma "as atividades executivas agendadas irão, sempre que tal o permita, ser realizadas à distância".

17h47 - Portugal supera marca de 10 milhões de vacinas Covid-19 administradas. Portugal já administrou mais de 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, anunciou o Ministério da Saúde, esta quinta-feira. Cerca de 6 milhões destas vacinas correspondem a primeiras doses e cerca de 4 milhões a pessoas com o esquema vacinal completo.  

17h44 - OMS avisa que poderão surgir mais variantes e mais perigosas. O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou hoje para a "forte probabilidade" de surgimento de novas variantes do coronavírus, "possivelmente mais perigosas".

17h21 - Medidas mais restritivas abrangem 6,6 milhões em Portugal Continental. Quase 70% da população de Portugal continental, cerca de 6,6 milhões de pessoas, reside nos 90 concelhos sob risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, estando sujeita às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.

17h08 - Farmácias já têm tecnologia para processar testes à Covid comparticipados. O sistema informático das farmácias está preparado, desde quarta-feira, para processar a comparticipação dos testes rápidos de antigénio, revela, esta quinta-feira, a Associação Nacional das Farmácias (ANF). A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio está disponível em mais de 200 farmácias, o que, segundo a Associação, representa aumento de 49% em relação à semana passada. 

16h59 - Itália reporta 2.455 casos de Covid-19 e 9 mortes em 24 horas. As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quinta-feira mais 2.455 novos casos de infeção por novo coronavírus, depois de terem sido realizados 190.922 testes nas últimas 24 horas, mais 19.677 do que ontem. Foram ainda notificados mais 9 óbitos referentes às últimas 24 horas. No total, contabilizam 4.278.319 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro de 2020. O número total de mortes é agora de 127.840.

16h31 - Homicídios crescem 4% no Brasil durante a pandemia. O Brasil registou 50.033 assassínios em 2020 e as mortes violentas cresceram 4% face ao ano de 2019, apesar da pandemia de covid-19, segundo o relatório anual divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

16h18 - OMS: Atrasos na vacinação de crianças pode criar "catástrofe absoluta". A Organização Mundial da Saúde alertou hoje para um risco de "catástrofe absoluta" se o perigoso atraso na vacinação das crianças devido à pandemia de covid-19 não for recuperado e se as restrições de saúde forem levantadas muito rapidamente.

16h01 - Enfermeira levanta dedo do meio a quem não cumpre regras e torna-se viral. Isabel Núñez é diretora do Sistema de Saúde Andaluz e trabalha em Málaga, em Espanha. Na terça-feira, uma publicação sua no Facebook tornou-se viral, sobretudo pela forma como criticou aqueles que não cumprem as medidas contra a Covid-19 e deixam os hospitais sobrelotados.

15h59 - Governo disponível para "melhorar" matriz de risco. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse hoje que o Governo está disponível para "melhorar" a matriz de risco da pandemia da covid-19, depois da reunião de especialistas prevista para dia 27 de julho.  

15h56 - Concelhos da AMP sob risco elevado ou muito elevado sobem para 12. O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) sob risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19 mais do que duplicou numa semana, passando de cinco para 12, segundo o mapa de risco anunciado hoje pelo Governo.

15h50 - Leia na íntegra o comunicado do Conselho de Ministros:

15h46 - Número de internamentos aumentou 19% na última semana. O número de doentes internados aumentou 19% na última semana, indicou hoje a ministra de Estado e da Presidência, sublinhando que ainda assim este crescimento é mais lento em comparação com o número de novos casos.

15h45 - "Limpeza profunda" no centro de treinos do Arsenal após surto de Covid-19. O Arsenal anunciou, em forma de comunicado enviado ao portal britânico The Athletic, que irá levar a cabo uma "limpeza profunda" no centro de treinos de London Colney, devido aos vários casos de Covid-19 detetados nas camadas jovens.

15h43 - Governo só decide regresso do público aos estádios depois do dia 27. A ministra de Estado e da presidência disse esta quinta-feira que o Governo apenas tomará uma decisão depois de dia 27 deste mês, altura da avaliação epidemiológica feita na reunião do Infarmed. Mariana Vieira da Silva afirmou que a DGS está a dedicar-se a um parecer, que "já existe, mas que precisa de ser trabalhado".

15h34 - Resposta do Serviço Nacional de Saúde está "controlada", garante Governo. A ministra da Presidência garantiu hoje que a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está controlada, ao nível dos internamentos e dos cuidados intensivos, apesar do crescimento do número de casos de covid-19.

15h13 - Após o briefing do Conselho de Ministros, recordemos as principais medidas anunciadas de combate à pandemia:

Notícias ao Minuto Lista de Concelhos © Governo 

15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o desta manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório