Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2021
Tempo
15º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Governo aprova venda dos autotestes nos supermercados

O Conselho de Ministros aprovou a venda em supermercados de testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2, os chamados autotestes, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Governo aprova venda dos autotestes nos supermercados

O Governo aprovou, esta quinta-feira, um decreto-lei que permite a venda dos autotestes à Covid-19 nos supermercados, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros. O objetivo é agilizar o acesso a estes testes rápidos e a intenção do Governo já era conhecida

"O Governo aprovou a venda dos autotestes nos supermercados", anunciou a ministra da Presidência, na conferência de imprensa no final da reunião do Executivo. 

Questionada sobre quando é que os autotestes estarão à venda nos supermercados, Mariana Vieira da Silva disse ainda não dispor dessa informação. 

De acordo com a governante, a medida permitirá reforçar a identificação de casos positivos de Covid-19, numa altura em que Portugal se mantém na zona vermelha da matriz de risco e a situação epidemiológica continua a preocupar o executivo.

"Continuamos naquilo que nas últimas semanas aqui tenho chamado a atenção que é uma corrida contra o tempo entre o processo de vacinação que se vai diariamente alargando e a evolução da pandemia", sublinhou Mariana Vieira da Silva, afirmando que se impõe, por isso, "uma insistência no processo de testagem, de identificação de positivos e do seu isolamento".

"Quando olhamos para a situação do nosso país na matriz de risco, vemos que a situação continua a degradar-se. Temos hoje no continente uma incidência [de novos casos de infeção] de 346,5 por 100 mil habitantes e um ritmo de transmissão (Rt) [do vírus] de 1,15", adiantou ainda. 

A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 4.061.908 mortos em todo o mundo, entre mais de 188,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.187 pessoas e foram registados 920.200 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. 

[Notícia atualizada às 15h06]

Leia Também: AO MINUTO: País "ainda a vermelho"; Autotestes à venda em supermercados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório