Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: África do Sul deteta variante indiana; 2 mil mortos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: África do Sul deteta variante indiana; 2 mil mortos no Brasil
Notícias ao Minuto

07:57 - 08/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Odemira continua a estar na ordem do dia, este sábado, dia 8 de maio. A cerca sanitária aplicada em São Teotónio e Longueira-Almograve, devido à incidência de Covid-19, vai manter-se, mas com "condições específicas", como por exemplo, os testes obrigatórios a pessoas que trabalham ou apoiam idosos e têm de entrar ou sair destas freguesias.

Apesar da preocupação com este concelho alentejano, no geral, Portugal tem registado números positivos. Este sábado, Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 406 novos casos e duas mortes relacionadas com a Covid-19

A Índia é que continua a bater recordes trágicos. Este sábado, o país atingiu um novo máximo de mortes diárias ao registar mais de 4 mil vítimas mortais na sequência da Covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Termina aqui o registo deste sábado. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h34 - O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças dos estados unidos reportou, hoje, nos Estados Unidos, mais 816 mortos e 43.756 novos casos de Covid-19. Com esta atualização, o país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 577.041 vítimas mortais e  32.446.915 infetados. 

22h48 - Angola registou 276 novos casos de infeção por Covid-19, duas mortes e 15 recuperados nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Ministério da Saúde angolano.

22h32 - O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 63.430 novos casos de Covid-19 e 2.202 mortos associados à doença. De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o país passa a somar, com esta atualização, 15.145.879 contágios e 421.316 óbitos devido ao novo coronavírus, desde o início da pandemia. 

Notícias ao MinutoMulher e criança sentadas junto a campas de pessoas que morreram devido à Covid-19, em cemitério em Manaus, no Brasil.© Reuters

22h20 - O Governo italiano prepara-se para levantar a medida que obrigada à realização de quarentena aquando a chegada de turista ao país vindos da União Europeia, do Reino Unido e de Israel. 

O anúncio, noticia a Reuters, foi feito pelo ministro para os Assuntos Externos, Luigi di Maio, que adiantou que a reversão da medida poderá já acontecer em meados deste mês de maio. Este alívio de restrições tem como objetivo estimular o turismo e a economia italiana no verão. Para junho, está previsto que Itália deixe de exigir quarentena a turistas vindos dos Estados Unidos. 

22h11 - O Governo angolano decidiu hoje interditar, temporariamente, a entrada no país de estrangeiros não residentes provenientes do Brasil e Índia, determinando "quarentena institucional obrigatória" aos nacionais e estrangeiros residentes oriundos de ambos dos países, devido à Covid-19.

21h24 - A estirpe da Covid-19 B.1.617.2, mais conhecida como variante indiana, foi detetada na África do Sul, informou este sábado o Ministério da Sul do país. Segundo uma nota divulgada pela tutela, até ao momento, foram identificados quatro casos desta variante e 11 da britânica. 

20h46 - As autoridades de saúde de Cabo Verde anunciaram hoje mais uma morte provocada pela Covid-19 no concelho do Porto Novo e mais 274 novos infetados nas últimas 24 horas, de um total de 26.111 casos positivos acumulados.

20h01 - As autoridades da Madeira diagnosticaram 12 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e mais 23 doentes recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que estão identificadas 239 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde.

19h49 - A Turquia reportou hoje, pela primeira vez desde março, menos de 20 mil casos diários. De acordo com os dados do Ministério da Saúde turco, citados pelo The Guardian, foram registados, nas últimas 24 horas, 18.052 novos contágios e 281 mortos associados à Covid-19 no país. 

Este decréscimo decorre após, na semana passada, o presidente Tayyip Erdogan ter anunciado o início de mais um confinamento até 17 de maio, numa tentativa de travar o agravamento da pandemia na Turquia. 

19h00 - A situação epidemiológica nas ilhas Seicheles é "preocupante", mas "controlável", afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Turismo do país, onde 70% da população já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

18h51 - A pensar em ir a uma esplanada? A Direção-Geral da Saúde (DGS) recordou, este sábado, que mesmo nas esplanadas devem ser cumpridas "as medidas de proteção, como a utilização da máscara", sendo que esta só deve ser retirada "para comer ou beber".

"E não se esqueça de lavar ou desinfetar as mãos", apela a DGS, numa mensagem divulgada nas redes sociais. 

18h17 - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje que os cidadãos europeus poderão viajar no verão, caso o número de infeções pelo novo coronavírus continue a diminuir, e apontou a descida de casos em Portugal.

18h02 - O primeiro-ministro defendeu hoje que a União Europeia tem sido "exemplar" na sua contribuição para o mecanismo Covax e que todos os Estados-membros, também ao nível bilateral, estão a partilhar vacinas contra a Covid-19.

17h40 - Autoridades africanas e peritos como o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiram hoje para os riscos de lentidão na vacinação contra a covid-19 e alertaram que a situação da Índia pode repetir-se em África.

"O que aconteceu noutros locais pode acontecer na nossa África se baixarmos a guarda", advertiu o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, líder da OMS, referindo-se a um potencial aumento de casos e situações de grave emergência sanitária com o aparecimento de novas variantes.

17h33 - O Ministério da Saúde de Moçambique registou mais um óbito devido à Covid-19, elevando o total para 821, e 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou a entidade.

17h21 - O Reino Unido registou, este sábado, cinco mortes por Covid-19 e 2.047 novos casos da doença, anunciou o Ministério da Saúde britânico. O número de infetados, refira-se, é ligeiramente superior ao registado no sábado (1.907). 

17h10 -  As autoridades de saúde italianas reportaram, este sábado, mais 10.176 novos casos de Covid-19 e 224 vítimas mortais. Em termos acumulados, o país soma, até à data, 4.102.921 infeções por SARS-CoV-2 e 122.694 mortos. 

17h03 - África registou mais 323 óbitos associados à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 123.961 desde o início da pandemia, e mais 9.833 novos casos de infeções, segundo os dados oficiais mais recentes no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.620.004

16h56 - O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recordou, este sábado, que toda a população com mais e 65 anos pode fazer o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 através da internet. Clique aqui para aceder ao site. 

16h39 - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, informou hoje que "uma grande parte" dos líderes da UE considera que a suspensão das patentes contra a Covid-19 "não é uma solução mágica que resolveria tudo" a curto prazo.

16h15 - A Comissão Europeia anunciou hoje que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação esteja "no bom caminho".

"Atualizei os líderes sobre os bons progressos que temos com a nossa campanha de vacinação. Já entregámos mais de 200 milhões de doses ao povo europeu e, por isso, estamos no bom caminho para atingir o nosso objetivo de entregar doses suficientes até julho para vacinar 70% da população adulta europeia", divulgou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

16h04 - A chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou hoje a oposição ao levantamento das patentes das vacinas contra a Covid-19 e pediu aos Estados Unidos que abram o "mercado" para permitir as exportações.

15h54 - O Presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu hoje que as discussões sobre o valor global do fundo de recuperação da União Europeia (UE) devem ser feitas "com método e no tempo certo".

"Temos de fazer as coisas com método e o primeiro-ministro António Costa tem razão em dizer que é preciso fazê-las na ordem certa", afirmou Macron numa conferência de imprensa após o Conselho Europeu informal, no Palácio de Cristal, no Porto, aludindo a declarações de sexta-feira do primeiro-ministro português.

15h46 - O Ministério da Educação cabo-verdiano adiantou hoje que o encerramento de todas as escolas devido a casos de Covid-19 será uma decisão "de último recurso" e adiantou que vai analisar a situação com o Ministério da Saúde.

15h35 - O presidente da Câmara de Odemira (Beja), José Alberto Guerreiro, disse hoje que já foram realojados 23 dos 49 trabalhadores agrícolas imigrantes que se encontravam no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve.

15h22 - A presidente da Comissão Europeia defendeu hoje que a União Europeia (UE) se deve focar em "questões mais urgentes" do que o debate sobre os direitos intelectuais das vacinas anticovid-19, como a exportação para países de baixo rendimento.

"Penso que é muito importante e deveríamos estar abertos a esta discussão [...] e ter um olhar atento sobre o papel do licenciamento. É importante que estes sejam tópicos a discutir, mas devemos estar cientes de que estes são tópicos a longo prazo, não a curto ou médio prazo", disse Ursula von der Leyen, em declarações aos jornalistas após o final de um Conselho Europeu informal, no Palácio de Cristal do Porto.

15h14 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje aos Estados Unidos para porem fim às interdições nas exportações de vacinas e seus componentes e defendeu maior "eficácia" na produção de vacinas contra a Covid-19.

14h54 - Madagáscar recebeu hoje as primeiras vacinas contra a Covid-19, que chegaram ao país através do Covax, programa de distribuição de vacinas das Nações Unidas, apesar de as autoridades nacionais terem negado a gravidade da doença.

14h27 - A Madeira espera receber até ao final do terceiro trimestre 596.755 doses de vacinas contra a Covid-19, disse hoje o secretário regional da Saúde, no dia em que a região atingiu as 100 mil administrações de doses.

14h04 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 406 novos casos e duas mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado este sábado. No total, o país regista 839.258 infetados e 16.991 vítimas mortais.

De realçar que ultrapassamos os 800 mil recuperados da doença, depois de 565 pessoas terem sido dadas como livres da Covid-19 nas últimas 24 horas.

13h53 - O presidente do CDS/PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje que Portugal é o país europeu que menos combate a corrupção e insistiu no pedido de demissão do ministro da Administração Interna face à situação de  milhares de imigrantes em Odemira, no Alentejo.

13h05 - Os Açores contam 27 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, sendo 26 em São Miguel e um na Terceira, e 25 pessoas recuperaram da doença, nas últimas 24 horas, informa o boletim da Autoridade de Saúde Regional.

12h49 - A Covid-19 já provocou quase 3,3 milhões de mortos e mais de 156,7 milhões de infeções a nível mundial, registando-se mais 884.761 novos contágios em 24 horas, segundo o balanço diário da France-Presse (AFP).

12h27 - O Reino Unido estará livre do novo coronavírus "em agosto", anunciou o coordenador da Task Force da vacinação do país, este sábado. De acordo com Clive Dix, o SARS-CoV-2 deixará de circular em Inglaterra no meio do verão, altura esta em que o governo britânico acredita que todos os habitantes já terão recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

12h00 - O Chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, salientou, este sábado, ao presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, a "necessidade de acelerar a produção, entrega e distribuição de vacinas na Europa" assim como "a urgência de um acordo sobre o Certificado Verde Digital" que facilite a mobilidade e facilite as viagens entre europeus.

11h37 - O Papa Francisco vai pedir hoje a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o coronavírus, numa mensagem de vídeo que será transmitida num concerto nos Estados Unidos da América.

11h27 - Timor-Leste registou hoje a quinta morte por covid-19 e o segundo maior número de novas infeções (146) com SARS-CoV-2, tendo Díli atingido um novo recorde de casos diários, segundo dados oficiais.

11h22 - A União Europeia (UE) fechou mais um acordo com a BioNtech/Pfizer para a compra de 1,8 mil milhões de doses extra da vacina contra a Covid-19. "Outros contratos e outras tecnologias de vacinas vão seguir-se", prometeu Ursula Von der Leyen. 

10h59 - O Presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou hoje que, no que se refere ao combate à pandemia, "a prioridade atual não são as patentes" das vacinas, instando os países anglo-saxónicos a "acabarem com a proibição de exportações".

10h37 - As reservas de férias para Portugal dispararam no Reino Unido depois de o governo britânico ter adicionado o nosso país à lista dos destinos para onde os residentes podem viajar sem precisar de quarentena no regresso. De acordo com a agência de viagens Thomas Cook, foram feitas mais reservas em uma hora do que em todo o mês de abril.

10h26 - O presidente do Conselho Europeu disse hoje que os líderes estão "disponíveis" para negociar uma "proposta concreta" de suspensão das patentes de vacinas contra a covid-19, mas que esta não é a "bala mágica" a curto prazo.

"Sobre a propriedade intelectual, não pensamos que, a curto prazo, esta seja a bala mágica, mas estamos disponíveis para nos empenharmos neste tópico assim que uma proposta concreta seja posta em cima da mesa", apontou.

10h15 - Quartos com zonas de trabalho, varandas com a mesma área de uma sala, passeios mais largos nas ruas e uma valorização dos espaços públicos de lazer são transformações impostas pela pandemia em que os arquitetos portugueses estão a trabalhar.

10h14 - Cuba vai começar, na próxima semana, a vacinar a população contra a Covid-19 com vacinas desenvolvidas na ilha, que ainda estão em fase experimental, anunciaram as autoridades na sexta-feira.

09h30 - Os britânicos fizeram mais reservas de viagens para Portugal numa hora do que em todo o mês de abril, revela, este sábado a Sky News. Este aumento aconteceu depois de o Reino Unido ter tirado Portugal dos destinos em que é necessário quarentena para retornar ao país.

09h11 - A Bélgica dá, este sábado, os primeiros passos para o desconfinamento, após seis meses de medidas restritivas para combater o coronavírus. O país abre hoje as esplanadas e restaurantes e coloca um ponto final na hora de recolhimento domiciliário.

09h02 - O confinamento vivido durante a pandemia de Covid-19 gerou novas aprendizagens, nomeadamente ao nível da valorização do espaço público e do contacto humano, defendeu em entrevista à agencia Lusa a socióloga Sofia Aboim.

08h49 - Espanha caminha a passos largos para o fim do Estado de Alerta, decretado para conter a pandemia da Covid-19. A medida de exceção termina à meia-noite de sábado para domingo, após 196 dias de restrições. As autonomias são, a partir de agora, responsáveis ​​por impor restrições aos seus territórios. Para algumas delas - limites de pessoas em convívios, toque de recolher e encerramentos de comunidades, províncias ou municípios - precisam do aval da Justiça, que respondeu de forma desigual às exigências dos governos regionais.

08h35 - A Colômbia reportou, nas últimas 24 horas, 453 mortes na sequência do novo coronavírus. O país registou assim 76.867 vítimas mortais desde o início da pandemia.

08h22 - O Uruguai já administrou dois milhões de vacinas contra a Covid-19. A maioria das inoculações corresponde à primeira dose da vacina AstraZeneca. 770 mil habitantes deste país já têm a vacinação completa.

08h17 - A estirpe indiana do novo coronavírus já chegou ao Panamá, informou, este sábado o ministério de saúde deste país. O caso detetado corresponde a um homem que viajou da Índia e desembarcou no Aeroporto Internacional de Tocumen.

08h13 - DGS recorda: "O Plano de Vacinação contra a Covid-19 está em curso. A vacina será administrada de acordo com as prioridades definidas. Aguarde o contacto do centro de saúde"

08h00 - Por que razão a próxima pandemia é inevitável e como nos podemos proteger é o que esclarecemos aqui

07h41 - O topo do Monte Evereste foi alcançado por 12 'sherpas', pela primeira vez desde o início da pandemia, e um destes montanhistas, Kami Rita, estabeleceu um novo recorde ao subir a montanha mais alta do mundo pela 25ª vez.

07h35 - A Índia registou pela primeira vez mais de quatro mil mortos diários devido à Covid-19, elevando para 238.270 o número de óbitos desde o início da pandemia, anunciou hoje o Governo.

07h31 - A Venezuela necessita de 40 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, alertou o presidente da Federação Médica Venezuelana (FMV), sublinhando que o número de contágios no país é superior ao divulgado publicamente.

07h23 - A Alemanha reportou, nas últimas 24 horas, 16.685 casos de Covid-19 e 238 mortes na sequência da doença.

07h07 - A ilha de São Miguel deixa hoje de estar em alto risco de contágio de Covid-19, passando a vigorar medidas específicas por concelho e sendo permitida a reabertura dos restaurantes, embora com horários diferentes consoante os municípios.

07h05 - As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à Covid-19, medida em vigor a partir das 8h de hoje.

07h01 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 0,15% de reações adversas por cá; Mais autoridade para OMS?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório