Um padre português de 43 anos morreu, na terça-feira, vítima de uma paragem cardíaca, no campo internacional de Kandersteg, na Suíça, quando frequentava uma atividade dos escuteiros.
"Com grande pesar, a Província Portuguesa de Sacerdotes do Coração de Jesus comunica o falecimento do nosso caro confrade, Padre Adelino Manuel Dias Ferreira, aos 43 anos de idade, vítima de uma paragem cardíaca, em Kandersteg, na Suíça, onde estava a participar numa atividade escutista", lê-se numa publicação no página de Facebook dos Dehonianos - Sacerdotes do Coração de Jesus.
Segunda a mesma fonte, o padre Adelino "era membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus desde 21 de setembro de 2000, tendo recebido a ordenação presbiteral a 27 de setembro de 2009".
"Atualmente, desde 2019, o padre Adelino era membro da comunidade dehoniana da Casa de Santa Maria, no Forte da Casa, onde desempenhava as funções de superior e ecónomo; desde essa mesma data era pároco da Póvoa de Santa Iria, na vigararia de Vila Franca de Xira – Azambuja, no Patriarcado de Lisboa", pode ler-se.
Sobre as cerimónias fúnebres, a congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus adianta que "ainda não há qualquer informação", encontrando-se "a tratar da transladação do seu corpo da Suíça para Portugal".
Natural de Massarelos, o padre Adelino Manuel Dias Ferreira nasceu no dia 26 de setembro de 1981. Após concluir o sétimo ano de escolaridade, entrou no Seminário Missionário Padre Dehon, em Fânzeres, Gondomar, em 1994, tendo depois concluído o ensino secundário no Instituto Missionário Sagrado Coração, em Coimbra.
O sacerdote licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa.
Leia Também: Papa Leão XIV encoraja bispos ucranianos face a guerra "sem sentido"