Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Madagáscar recebe primeiras vacinas através da Covax

Madagáscar recebeu hoje as primeiras vacinas contra a covid-19, que chegaram ao país através do Covax, programa de distribuição de vacinas das Nações Unidas, apesar de as autoridades nacionais terem negado a gravidade da doença.

Covid-19: Madagáscar recebe primeiras vacinas através da Covax
Notícias ao Minuto

14:54 - 08/05/21 por Lusa

Mundo Covid-19

A primeira remessa de 250.000 vacinas da AstraZeneca chegou hoje ao país e foi recebida por uma delegação de responsáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo daquela ilha, ainda que sem a presença do Presidente, Andry Rajoelina.

Segundo adianta a agência francesa AFP, o reaparecimento de um surto de infeções no mês passado levou a que Rajoelina acedesse a vacinar em massa a população contra a covid-19, depois de ter negado a gravidade da doença.

O chefe de Estado já tinha aconselhado que se tratasse esta doença respiratória com remédios feitos à base de ervas, e voltou a reiterar a recomendação.

O ministro da Saúde, Jean Louis Hanitrala Rakotovao, informou que as vacinas serão administradas em duas fases, sem precisar os critérios.

"A vacinação faz parte de um conjunto de medidas de prevenção eficazes, que se juntam a estratégias que já estão a ser implementadas pelo Estado", disse o governante, citado pela AFP.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.272.332 mortos no mundo, resultantes de mais de 156,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.991 pessoas dos 839.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19: Madagáscar confirma prisão de detrator de chá milagroso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório