"Apocalipse zombie"? Burning Man encerrou devido a tempestade de areia

A tempestade começou na tarde de sábado e ganhou proporções que não só provocaram danos aos acampamentos e tendas no deserto, como ainda levaram ao encerramento do aeroporto e que quatro pessoas ficassem feridas (embora sem gravidade).

burning man tempestade de areiaVídeo

© @chamnap53

Carolina Pereira Soares
26/08/2025 08:46 ‧ há 3 horas por Carolina Pereira Soares

Mundo

EUA

O primeiro dia do Festival ‘Burning Man’ que acontece todos os anos no deserto de Black Rock, no estado norte-americano de Nevada, foi arruinado por uma tempestade de areia com ventos que chegaram aos 72km/h e que obrigou a pausar o evento durante o fim de semana.

 

Segundo o San Francisco Chronicle a tempestade começou na tarde de sábado e ganhou proporções que não só provocaram danos aos acampamentos e tendas no deserto, como ainda levaram ao encerramento do aeroporto - e que quatro pessoas ficassem feridas (embora sem gravidade).

Nas redes sociais, quem tinha bilhete comprado para o festival mostra imagens das rajadas que sopraram no deserto (e levantaram tanto pó que quem estava no local mal conseguia ver o que estava mesmo à sua frente).

No vídeo, que pode ver na galeria acima, uma das visitantes deste festival, aparece com uma máscara a tapar a cara, mas também com óculos a proteger os olhos das poeiras no ar. 

Apesar da perturbação no evento, mostra-se relativamente bem-humorada, dizendo: “é o que é”. Depois, caminha até à sua carrinha apenas a poucos metros de si, mas que é impossível de ver até estar diretamente ao lado da viatura.

Num outro vídeo, duas mulheres mostram os corpos completamente cobertos de pó, que aparentam ser cinzentos em vez da sua cor natural. A cara, que estaria coberta, é a única zona que está relativamente livre das poeiras.

Uma delas conta que, fora do sítio onde se encontram, parece um autêntico “apocalipse zombie”.

A tempestade continuou durante domingo, obrigando o festival a fechar portas, mas também o aeroporto na área, que teve de manter por terra todos os aviões devido aos ventos fortes.

Os organizadores do evento apelaram que todos os que estivessem já no deserto para o festival fortificassem as estruturas onde permaneciam e se certificassem de que os seus pertences não voavam. Foi também desaconselhada a condução perante as condições atmosféricas.

Pelas 7h30 (hora local) de segunda-feira, a organização afirmava que o tempo tinha melhorado e abria as portas do evento, deixando o aviso de que os tempos de espera iam ser maiores do que o normal para entrar, e que podiam variar entre as seis e as oito horas.

O aeroporto local também regressou à normalidade.

Contudo, a organização do festival deixou a ressalva de que o tempo nos próximos dias permanecia “instável” e que estava prevista precipitação.

A situação trouxe à memória dos norte-americanos as chuvas torrenciais de 2023, que transformaram o local do evento numa autêntica piscina de lama e obrigaram a colocar abrigos de emergência no terreno. Uma pessoa morreu.

Segundo a NBC News mais de 70 mil pessoas compraram bilhetes para a edição deste ano do ‘Burning Man’, que decorre de 24 de agosto a 1 de setembro.

Leia Também: Ordem de Trump leva CTT a cancelar encomendas: O que está em causa?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas