Exército israelita mata a tiro sexto jornalista

"O jornalista assassinado é Hasan Douhan, que trabalhava para o jornal Al Hayat", indicou o gabinete de imprensa das autoridades de Gaza, em comunicado.

Jornalista, Gaza, Faixa de Gaza, Palestina,

© Doaa Albaz/Anadolu via Getty Images

Lusa
25/08/2025 18:24 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O exército israelita matou hoje um sexto jornalista, a tiro, na área de Al Mawasi, no sul de Gaza, após cinco repórteres terem morrido no bombardeamento israelita do hospital Nasser.

 

"O jornalista assassinado é Hasan Douhan, que trabalhava para o jornal Al Hayat", indicou o gabinete de imprensa das autoridades de Gaza, em comunicado.

O Al Hayat é um jornal diário palestiniano, publicado pela primeira vez na década de 1930 em Jerusalém, de acordo com dados da Biblioteca Nacional de Israel.

"Responsabilizamos totalmente a ocupação israelita, o Governo dos EUA e países cúmplices do crime de genocídio, como Reino Unido, Alemanha e França, por esses crimes hediondos e brutais", acrescentou o Gabinete.

Com a morte de Douhan, o número total de repórteres e influenciadores digitais mortos na ofensiva israelita sobe para 246, tornando a guerra em Gaza uma das mais mortais para a imprensa na história.

Os outros cinco mortos hoje são Ahmed Abu Aziz, que trabalhava como jornalista para a Quds Feed Network, Hossam Al Masri (cinegrafista da Reuters), Mohamed Salam (cinegrafista da Al Jazeera), Mariam Dagga (jornalista da AP) e Moaz Abu Taha (freelancer).

Eis os cinco jornalistas mortos em ataque israelita a hospital de Gaza

Eis os cinco jornalistas mortos em ataque israelita a hospital de Gaza

As agências noticiosas Associated Press (AP) e Reuters e a estação televisiva do Qatar Al Jazeera confirmaram hoje a morte de trabalhadores ou colaboradores nos ataques israelitas ao hospital Nasser, no sul da Faixa de Gaza. Atenção, algumas imagens na galeria abaixo podem ferir suscetibilidades, pois incluem os cadáveres de três dos jornalistas.

Lusa com Notícias ao Minuto | 13:49 - 25/08/2025

Israel bombardeou o hospital Nasser, sul da Faixa de Gaza, esta manhã e, quando jornalistas e socorristas chegaram ao local para ajudar as vítimas e documentar o que aconteceu, voltou a bombardeá-lo, segundo o Ministério da Saúde, numa técnica conhecida como "golpe duplo".

O ataque está a ser condenado pela generalidade da comunidade internacional, nomeadamente vários países ocidentais, agências das Nações Unidas e organizações de defesa dos jornalistas.

Leia Também: Agências da ONU condenam novo ataque israelita a hospital em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas