Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Líder da CDU conquista apoio do partido para se candidatar a chanceler

O líder da CDU de Angela Merkel, Armin Laschet, conquistou na madrugada de segunda-feira o apoio do partido para se candidatar a chanceler alemão em setembro, mas falta o veredito final da coligação de centro-direita.

Líder da CDU conquista apoio do partido para se candidatar a chanceler
Notícias ao Minuto

10:40 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Alemanha

Após mais de seis horas de reunião, a direção do partido democrata cristão alemão (CDU) renovou o seu apoio ao seu presidente, Armin Laschet, numa votação interna para tentar resolver a longa guerra de liderança no bloco conservador e encontrar um candidato à sucessão de Angela Merkel.

Os delegados escolheram Laschet em detrimento do popular dirigente da CSU, partido irmão da CDU na Baviera, Markus Söder, segundo disseram participantes da reunião à agência AFP.

Söder tinha afirmado na segunda-feira que aceitaria a decisão que saísse da reunião e espera-se que se pronuncie ainda hoje sobre o resultado da votação.

Segundo a agência alemã dpa, o resultado da votação foi claro, com 31 dos elementos da direção a votarem em Laschet, nove em Söder e seis a absterem-se.

Candidato natural da CDU, partido que dirige desde janeiro, Armin Laschet, viu a sua investidura contestada por Söder, líder do partido-irmão bávaro CSU.

Ao fim de meses de tensão, Söder oficializou no domingo a sua candidatura.

Os conservadores tentaram, em vão, encontrar uma solução pacífica para a disputa interna, não escondendo o receio com o impacto que estas divisões podem ter no eleitorado.

Markus Soder, de 50 anos, que dirige a CSU, tem as sondagens a seu favor, quando comparado com Armin Laschet, de 60 anos, mas, tradicionalmente, cabe à CDU apresentar o candidato da coligação.

A CSU é um movimento regional que só existe na Baviera, enquanto a CDU está presente nos restantes 15 estados da Alemanha.

Armin Laschet, que apenas recentemente foi eleito para a liderança da CDU, também sofreu vários contratempos, tendo sido muito criticado pela forma como se tem posicionado perante a estratégia de combate contra a pandemia.

Laschet defendeu uma estratégia mais moderada de luta contra o novo coronavírus, ao ponto de ter entrado em conflito com a liderança de Angela Merkel.

Embora Laschet seja considerado o herdeiro natural de Angela Merkel, na verdade tem tido dificuldade em conciliar a necessidade do partido de harmonizar os sentimentos de continuidade e de renovação.

A coligação de centro-direita será a última grande força política a apresentar um candidato às eleições legislativas de 26 de setembro.

Segundo as sondagens a coligação conservadora está à frente nas intenções de voto, seguida dos Verdes, que na segunda-feira nomearam Annalena Baerbock como candidata a chanceler.

Os sociais-democratas do SPD nomearam há meses o ministro das Finanças, Olaf Scholz, como o seu candidato.

Leia Também: Verdes alemães apresentam Annalena Baebock como candidata a chanceler

Recomendados para si

;
Campo obrigatório