Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Teodoro Obiang convida Papa Francisco a visitar a Guiné Equatorial

O Papa Francisco recebeu hoje em audiência, no Vaticano, o vice-presidente da Guiné Equatorial, que convidou o líder da Igreja Católica a visitar o país, segundo informação divulgada nas redes sociais por Teodoro Obiang Ngema Mangue.

Teodoro Obiang convida Papa Francisco a visitar a Guiné Equatorial
Notícias ao Minuto

15:58 - 09/04/21 por Lusa

Mundo Guiné Equatorial

"O Governo equato-guineense convidou o Papa Francisco a visitar o nosso país e tocou-me a honra de levar a mensagem que o chefe de Estado enviou ao sumo pontífice", escreveu o vice-presidente da Guiné Equatorial e filho do Presidente, Teodoro Obiang, nas suas redes sociais.

A revelação foi acompanhada de várias fotografias e um vídeo do encontro com o líder da Igreja Católica.

"Agradecemos a receção apoteótica que recebemos por parte das autoridades do Estado do Vaticano", acrescentou.

'Teodorin' Obiang, 50 anos, conhecido pela sua reputação de gastos extravagantes, pela sua coleção de dezenas de carros e viagens luxuosas, foi nomeado vice-presidente em 2018 e é também responsável pela segurança e forças armadas.

Apresentado como o sucessor do pai, nos últimos anos tem substituído cada vez mais o Presidente e assumido um protagonismo crescente na gestão das questões do Estado.

Sobre ele recai uma condenação, com pena suspensa e de que recorreu, na Justiça francesa, a três anos de prisão e 30 milhões de euros de multa pelo branqueamento, entre 1997 e 2011, de uma quantia estimada em 150 milhões de euros.

O Papa Francisco recebeu Teodoro Obiang em outubro de 2013, numa reunião em que discutiram a situação no país africano e ratificaram um acordo para definir a relação entre a Igreja e o Estado.

O país, que não divulga dados sobre a pobreza, está listado como um dos países com maiores rendimentos em África e também entre os mais corruptos do mundo, com organizações não governamentais a apontarem responsabilidades diretamente à família Obiang e o seu clã.

Desde a sua independência de Espanha em 1968, a Guiné Equatorial é considerada pelos grupos de direitos humanos como um dos países mais repressivos do mundo, com acusações de detenções e torturas de dissidentes e alegações de fraude eleitoral.

O mais recente relatório da organização Amnistia Internacional aponta que, em 2020, a Guiné Equatorial manteve a "repressão aos defensores dos direitos humanos", violações ao direito a julgamento justo, o uso da "força excessiva" por parte da polícia, assim como violações ao direito de liberdade de expressão e acesso a informação.

Obiang, 78 anos, governa o país com mão de ferro desde 1979, quando derrubou o tio Francisco Macias num golpe de Estado, e é o Presidente com o mandato mais longo do mundo.

Com menos de um milhão de habitantes, a Guiné Equatorial é de maioria católica, com quase 90% da população a afirmar-se católica.

Leia Também: Papa pede vacinação solidária em que não prevaleça a lei do mercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório