Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Agência da ONU saúda apoio dos EUA aos refugiados palestinianos

A agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) saudou hoje os Estados Unidos por terem anunciado a retoma do financiamento ao programa de auxílio que tinha sido suspendo pelo ex-presidente Donald Trump, em 2018.

Agência da ONU saúda apoio dos EUA aos refugiados palestinianos
Notícias ao Minuto

10:15 - 08/04/21 por Lusa

Mundo Refugiados

O comissário geral da UNRWA, Philippe Lazzarini "encara favoravelmente a retoma do financiamento e exprime gratidão pela renovação das relações entre a agência e os Estados Unidos (...) num momento crítico".

"A UNRWA e os Estados Unidos são parceiros históricos (...) e a UNRWA não pode estar mais satisfeita com a ligação aos Estados Unidos pela ajuda essencial aos refugiados mais vulneráveis do Médio Oriente", diz o responsável em comunicado.

Washington anunciou na quarta-feira que a ajuda é de 235 milhões de dólares (198 milhões de euros).

Em concreto, os Estados Unidos vão contribuir com novos financiamentos à agência da ONU para projetos de desenvolvimento na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, assim como para ajuda ao "processo de paz".

"A contribuição norte-americana ocorre num momento crítico, numa altura em que nos tentamos adaptar aos desafios provocados pela pandemia de covid-19. Encorajamos todos os Estados membros (da ONU) a contribuir junto da Unrwa", concluiu Lazzarini.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório