Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Alemanha deteve um cidadão da Gâmbia suspeito de crimes contra humanidade

Um cidadão da Gâmbia, alegadamente antigo membro das Forças Armadas, foi detido na Alemanha por suspeita da prática de crimes contra a humanidade no seu país entre finais de 2003 e 2006, anunciou hoje o Ministério Público alemão.

Alemanha deteve um cidadão da Gâmbia suspeito de crimes contra humanidade
Notícias ao Minuto

11:02 - 16/03/21 por Lusa

Mundo Crime

Segundo a mesma fonte, o homem, apresentado apenas como Bai L., foi preso em Hanover, no noroeste da Alemanha e o apartamento onde vivia foi revistado.

O detido, que é suspeito de ter sido, entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006, o comandante de uma unidade das forças armadas responsável pela execução de críticos do regime, em Banjul, segundo o Ministério Público de Karlsruhe (sudoeste) é também suspeito de homicídio e tentativa de homicídio.

O objetivo destas execuções era "intimidar a população da Gâmbia e oprimir a oposição", disse o Ministério Público alemão, em comunicado.

Sobre o detido recaem ainda suspeitas de ter participado em três "operações de liquidação": contra um advogado, em dezembro de 2003, que conseguiu sobreviver aos ferimentos, contra um jornalista, em 2004, e em 2006 contra um adversário.

A justiça alemã aplica o princípio da "jurisdição universal", que permite que os crimes sejam julgados na Alemanha, independentemente do local do mundo onde foram cometidos.

O Ministério Público não deu qualquer indicação sobre as circunstâncias da chegada do homem à Alemanha.

Yahya Jammeh chegou ao poder em 1994, na sequência de um golpe de Estado naquele pequeno país de língua inglesa da África Ocidental, e durante 22 anos liderou um regime de repressão feroz, marcado pela tortura, violação e execuções extrajudiciais na Gâmbia.

Leia Também: Covid-19: Alemanha contabiliza 238 mortes e mais 5.580 infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório