Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Risco extremo continua a aumentar; Internamentos sobem

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Risco extremo continua a aumentar; Internamentos sobem

Numas eleições presidenciais atípicas em plena pandemia, com máscaras, longas filas, gel desinfetante e canetas próprias, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República, com 60,70% dos votos. Mais renhida foi a luta pelo segundo lugar com Ana Gomes, candidata apoiada pelo PAN e Livre, a ficar à frente de André Ventura, com 12,97% e 11,90%, respetivamente. O reconduzido chefe de Estado teve melhor prestação eleitoral em concelhos com mais casos de Covid-19 e com maior área ardida.

Ontem, ficou também a saber-se que há mais um membro do Governo infetado com o novo coronavírus. O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à Covid-19", informou a tutela. Na sexta-feira, o Governo confirmou a infeção da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e, na terça-feira, a de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado da Economia e da Transição Digital.

Anteriormente tinham sido revelados os casos positivos do ministro da Finanças, João Leão, da ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, do ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em outubro.

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 252 óbitos e 6.923 infetados pela Covid-19, revelou esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o nosso país passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 643.113 contágios e 10.721 mortos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências acerca do novo coronavírus neste link.

15h30 - Moderna também parece funcionar contra novas variantes. A empresa de biotecnologia Moderna garantiu esta segunda-feira, em comunicado, que a sua vacina também parece funcionar contra as variantes 'britânica' e 'sul-africana' do SARS-CoV-2 - significativamente mais contagiosas. Os primeiros testes de laboratório sugerem que os anticorpos desencadeados pela vacina podem reconhecer e combater estas novas estirpes, avança a BBC.

15h15 - Presidente da farmacêutica Astrazeneca lamenta egoísmo de alguns países. O presidente da farmacêutica britânica AstraZeneca lamentou hoje a falta de colaboração dos governos no combate à pandemia de Covid-19, criticando o comportamento egoísta de alguns países.

15h00 - Concelhos em risco extremo continuam a subir. Aguiar da Beira é o concelho onde a situação da Covid-19 é mais crítica, com mais casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Os dados foram atualizados, esta segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), dando também conta demais 6.923 casos e 252 mortes por Covid-19 nas últimas 24h. Fique a par da situação nos concelhos nesta peça.

14h54 - GNR encerra bar ilegal com 30 pessoas em Oliveira de Azeméis. Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR explica que, no decorrer de uma ação de policiamento, os militares depararam-se com algum ruído proveniente do interior de uma residência. Após as diligências, foi possível apurar que no interior dessa residência funcionava um bar ilegal com bebidas e que estavam clientes no seu interior.

14h45 - Mulher de 64 anos viola confinamento e circula na via pública em Arouca. Uma mulher de 64 anos foi detida pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, através do Posto Territorial de Arouca, no dia 23 de janeiro, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeita, no âmbito da pandemia de Covid-19, na localidade de Alvarenga.

14h21 - Coreia do Sul pretende alcançar "imunidade de grupo" em novembro. A Coreia do Sul pretende alcançar a chamada "imunidade de grupo" contra a Covid-19 em novembro, após ter vacinado 70% da sua população até ao terceiro trimestre, de acordo com um plano de ação apresentado hoje pelas autoridades.

14h15 - Dados de Portugal. Acaba de ser divulgado pela Direção Geral de Saúde o relatório epidemiológico relativo às últimas 24 horas e que dá conta de uma descida no número de novos casos - 6.923 - e no número de vítimas mortais - 252. É de referir, porém, que devido ao atraso no reporte durante o fim de semana, é habitual à segunda-feira o registo de dados ficar abaixo do valor real.

Um número que ainda assim se mantém muito elevado é o de internamentos. Nas últimas horas, foram internados mais 303 doentes (6.420 no total) em enfermaria, e mais 25 em Unidades de Cuidados Intensivos (767 no total).

14h08 - Instituto Pasteur para desenvolvimento de vacina. O Instituto Pasteur justificou a suspensão parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava.

14h02 - Açores com 23 novos casos divididos entre São Miguel, Terceira e Faial. De acordo com a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, de ontem para hoje apenas uma pessoa recuperou da doença. Quanto a internamentos, revela a mesma nota que 25 pessoas recuperam da Covid-19 nos hospitais da região, nove deles em unidades de Cuidados Intensivos.

13h55 - Decisores condenam manifestantes que entraram em confronto com polícia. Políticos e líderes locais condenaram hoje os manifestantes que entraram em confronto com a polícia este domingo, em cerca de 10 vilas e cidades dos Países Baixos, na segunda noite do recolher obrigatório devido à Covid-19.

13h48 - Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação. "Não podemos falar de uma forma genérica dos dirigentes estarem ou não nas prioridades da toma da vacina. O que tem de haver é bom senso nesta matéria, como tudo na vida, porque o grupo prioritário inclui utentes e cuidadores diretos, mas isso não exclui dirigentes e órgãos sociais" das instituições, considerou presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias, José Tomás

13h42 - Hospitais da região Centro com taxas de ocupação de 96% em enfermaria. Já a taxa de ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) é de 88%, informou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC)

13h37 - Portugal recebeu mais 99.450 doses de vacina.A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou que com esta remessa o total acumulado pelo país desde o início da vacinação em 27 de dezembro sobe para 411.600 doses.

13h24 - Morreu o pintor e escultor Francisco Gaia. O artista que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de Covid-19, adiantou a família à agência Lusa.

13h16 - Bruxelas quer isolar zonas com mais de 500 casos por 100 mil habitantes. A União Europeia recomendou, esta segunda-feira, que se isolem todas as zonas que superem uma incidência acumulada superior a 500 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes. A nova recomendação implicaria uma proibição de viajar para estas áreas, a menos que haja uma causa excecional para tal.

12h59 - Surto em duas estruturas da Misericórdia de Boticas com 60 infetados. Duas estruturas da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, no distrito de Vila Real, registam 60 casos de Covid-19, em 41 utentes e 19 funcionários, disse hoje a autarquia local.

12h55 - Governo admite estender apoios ao 2.º semestre "caso seja necessário". O ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, admitiu hoje que o Governo se está a preparar para estender os apoios ao emprego ao segundo semestre "caso seja necessário".

12h29 - Marta Temido fez retrato do Plano de Vacinação em Portugal. A estimativa é que "até ao final deste mês estejam vacinados cerca de 100 mil profissionais de saúde". A governante disse ainda que, até hoje, já foram "vacinadas mais de 160 mil pessoas entre profissionais e residentes em estruturas residenciais para idosos e estruturas da rede nacional de cuidados continuados e integrados, prevendo-se que", conforme planeado, "se termine esta semana a vacinação destas estruturas". Neste ponto, "o objetivo será cumprido".

Seguidamente, e também como previsto, irá avançar-se para "a vacinação dos outros serviços essenciais", como bombeiros, forças de segurança e titulares de órgãos de soberania. Também para a semana começa a "vacinação das pessoas com mais de 50 anos e as comorbilidades identificadas como de risco para o internamento por Covid-19".

12h20 - Alemanha espera que EMA aprove vacina da Astrazeneca até sexta-feira. A Alemanha revelou que é expectável que a Agência Europeia do Medicamento aprove a vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca até esta sexta-feira. Quem o revelou foi o porta-voz do ministro da Saúde alemão, noticia a Reuters.

12h18 - Pandemia já matou quase 2,13 milhões de pessoas no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.129.368 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11h00.

12h14 - Aulas à distância? Presidente da CNIPE revela que Governo mandou preparar. O presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) revelou, esta segunda-feira, na TVI24, que o Governo mandou preparar aulas à distância. "Não oficialmente, mas informalmente, a CNIPE teve conhecimento dessa missiva [ensino à distância] no dia a seguir à orientação de encerramento das escolas. Portanto, houve essa intenção do Governo", afirmou Rui Martins.

12h09 - Bruxelas pressiona AstraZeneca para entregar doses de vacina acordadas. A Comissão Europeia pressionou hoje a farmacêutica AstraZeneca para entregar "o mais rapidamente possível" as doses contratualizadas com a União Europeia (UE) da vacina contra a Covid-19, após a empresa ter admitido problemas na distribuição.

11h58 - Três sintomas raros que provavelmente desconhece. Apesar da maioria dos indivíduos já estar a par dos principais sinais de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, existem outros indicadores da doença que tem de ter em atenção. Fique a par.

11h49 - Conservatórias e Serviços de Registos encerrados a partir de hoje. O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) anunciou, esta segunda-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que Conservatórias e os Serviços de Registos estão encerrados a partir de hoje, no âmbito das medidas adotadas para diminuir a propagação da Covid-19 em Portugal.

11h21 - Lar São João de Deus em Mogadouro regista a terceira morte. O Lar São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, distrito de Bragança, registou a terceira morte de um utente associada à Covid-19, tratando-se de uma mulher com 97 anos, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.

11h15 - Cientistas criam fórmula para deteção precoce de picos da pandemia. Um estudo internacional demonstrou que "um novo formato de análise dos modelos matemáticos" pode ajudar na "deteção precoce e previsão de diferentes tipos de cancro em desenvolvimento e pandemias", anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

11h04 - Viagens turísticas de residentes diminuíram 18,5% em território nacional. No 3º trimestre de 2020, os residentes em Portugal realizaram 6,4 milhões de viagens, o que correspondeu a um decréscimo de 26,7% (-64,9% no 2ºT 2020). As viagens em território nacional concentraram 97,5% das deslocações (6,2 milhões), revelando um decréscimo de 18,5%. As viagens com destino ao estrangeiro diminuíram 84,8%, totalizando 161,9 mil, correspondendo a 2,5% no total (0,6% no 2ºT 2020).

10h59 - Santuário de Fátima promove primeiro retiro online. O Santuário de Fátima promove em fevereiro o primeiro retiro online, desafiando os peregrinos em confinamento devido à pandemia de Covid-19 a fazerem uma paragem no seu quotidiano.

10h51 - PSP deteve 16 por furarem confinamento e multou 97 por falta de máscara. A Polícia de Segurança Pública (PSP) multou, este fim de semana, 97 pessoas por falta de máscara de proteção contra a Covid-19, anunciou a instituição numa nota enviada ao Notícias ao Minuto. No mesmo comunicado, a PSP revela que realizou 621 ações de fiscalizações das quais resultaram 16 detenções, 10 por desobediência ao dever geral de recolhimento, cinco por desobediência à venda e consumo de bebidas alcoólicas na via pública e uma por desobediência ao confinamento obrigatório por parte de um cidadão infetado.

10h35 - Sobe para 11 o número de mortes em lar de Vila Nova de Cerveira. O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, provocou a morte a mais três utentes, informou hoje o presidente da Câmara, totalizando 11 óbitos associados à doença causada pelo novo coronavírus.

10h27 - Nunca é de mais lembrar. Fique com este conselho do SNS: "O vírus é invisível. A transmissão é rápida e não se vê. Fique em casa. Proteja-se: use máscara, desinfete as mãos e mantenha distanciamento. Cuidar de si é cuidar de todos."

10h24 - Infeções na Rússia abaixo de 20 mil pela primeira vez desde novembro. O número de infeções diárias de Covid-19 na Rússia caiu, pela primeira vez desde 03 de novembro, abaixo de 20 mil pessoas, tendo sido registados 19.290 casos nas últimas 24 horas, anunciou o centro operacional de combate ao coronavírus.

10h13 - China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas. Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de Covid-19.

09h54 - Quando uma companhia aérea 'nasce' em plena pandemia. Apesar de o setor estar 'mergulhado' numa crise profunda, por causa da pandemia, há quem encontre oportunidades de investimento. É assim que nasce a Flyr, uma companhia aérea norueguesa, fundada por Erik G. Braathen, um veterano do setor.

09h04 - Apoio aos pais não é cumulável com outras ajudas da Covid-19. À semelhança do primeiro confinamento, o Executivo decidiu atribuir um apoio excecional à família aos pais de menores de 12 anos. Porém, este apoio não é acumulável com outras ajudas criadas no âmbito da pandemia.

09h00 - Do medo à esperança. Ana Isabel Ribeiro administrou a 1.ª vacina cá. Num ano atípico, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) foi o ‘berço’ da esperança na luta contra a Covid-19 ao ‘abrir as portas’ para marcar o início da vacinação contra o vírus. Ana Isabel Ribeiro foi a enfermeira escolhida para administrar a primeira vacina e, numa entrevista intimista, recorda o ano em que tantas vezes viu a morte vencer. A vacina é, por isso, a esperança nesta luta contra a Covid-19.

Notícias ao Minuto [Ana Isabel Ribeiro]© Filipa Matias Pereira | Notícias ao Minuto

08h33 - Apenas seis jogadores do Benfica escaparam à Covid-19. O Benfica continua a ser fortemente desfalcado pela Covid-19. Neste momento são 10 os jogadores infetados pelo novo coronavírus, mas já no decorrer da temporada foram vários os atletas que também testaram positivo. Feitas as contas, apenas seis jogadores do plantel principal escaparam à infeção e testaram sempre negativo. São eles André Almeida, Ferro, Chiquinho, Andreas Samaris, Rafa Silva e Facundo Ferreyra.

08h12 - Animais podem necessitar de vacinação contra a Covid. Especialistas da Universidade de East Anglia, do Instituto Earlham e da Universidade do Minnesota consideram que, num futuro próximo, poderá existir a necessidade de vacinar animais de estimação para conter a propagação do vírus.

07h48 - EUA restabelecem proibição de voos da UE, Brasil e Reino Unido. O Presidente dos Estados Unidos restabelece hoje a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil e inclui a África do Sul, para conter a pandemia de Covid-19, informou a imprensa.

07h39 - Austrália dá 'luz verde' à vacina da Pfizer. A Austrália aprovou a vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e as primeiras doses deverão ser administradas a partir do final de fevereiro, anunciou hoje o primeiro-ministro australiano.

07h32 - Covid-19 e baixo poder de compra fazem subir abstenção. Os concelhos com abstenção mais elevada nas presidenciais de domingo apresentam valores muito elevados de Covid-19 e baixo poder de compra nas suas populações. Fique aqui a par.

07h29 - China com 124 novos casos, 117 de contágio local. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 124 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, 117 dos quais são contágios locais registados em três províncias e duas cidades.

07h23 - México regista 530 mortos e 10.872 casos em 24 horas. O México registou 530 mortos devido à Covid-19 e 10.872 casos nas últimas 24 horas, disseram no domingo as autoridades mexicanas, no mesmo dia em que o Presidente do país anunciou estar infetado.

07h12 - Alemanha com mais 6.729 infetados e 217 mortos.Os dados revelados, esta segunda-feira, pelo Instituto Robert Koch (RKI), indicam que a Alemanha registou mais 6.279 casos de Covid-19 e 217 mortos. No total, desde que o vírus foi identificado no país, já foram registados 2.141.665 casos do novo coronavírus e 52.087 mortes.

07h02 - EUA com 1.760 mortos e 131.195 casos em 24 horas. Os Estados Unidos registaram 1.760 mortes causadas pela Covid-19 e 131.195 casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país contabilizou 25.113.810 casos e 419.097 óbitos desde o início da pandemia.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que acompanhe todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Ministro da Defesa infetado. Mais 28 mil novos casos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório