Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Aulas à distância? Presidente da CNIPE revela que Governo mandou preparar

Rui Martins garante que 84% dos pais querem o encerramento das escolas e que seja garantido o ensino à distância.

Aulas à distância? Presidente da CNIPE revela que Governo mandou preparar
Notícias ao Minuto

11:55 - 25/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) revelou, esta segunda-feira, na TVI24, que o Governo mandou preparar aulas à distância.

"Não oficialmente, mas informalmente, a CNIPE teve conhecimento dessa missiva [ensino à distância] no dia a seguir à orientação de encerramento das escolas. Portanto, houve essa intenção do Governo", afirmou Rui Martins.

Durante a mesma intervenção, o líder da CNIPE aproveitou para recordar que a confederação promoveu junto dos pais dois inquéritos online, a 12 e a 19 de janeiro, que revelaram que "cerca de 84% pretendia, em primeiro lugar, o encerramento das escolas e, em segundo lugar, que fosse garantido o ensino à distância".

Contudo, segundo Rui Martins, o Governo não preparou, como prometeu em setembro, as escolas para esse tipo de ensino.

"Todos sabemos que a promessa que o primeiro-ministro fez em setembro, que o ano letivo ia arrancar com uma aposta no plano digital, que ia distribuir computadores por todos os alunos, não foi cumprida. Apenas 10% dos computadores foram entregues. Não estão reunidas todas as condições para que se possa mitigar a entrega de todos os meios tecnológicos disponíveis, para que os alunos possam acompanhar as aprendizagens que as escolas estarão preparadas para poder distribuir essas aprendizagens pelos alunos", reiterou.

Leia Também: AO MINUTO: Marcelo lidera onde há mais Covid; 7 ministros foram infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório