Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Governo admite estender apoios ao 2.º semestre "caso seja necessário"

O ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, admitiu hoje que o Governo se está a preparar para estender os apoios ao emprego ao segundo semestre "caso seja necessário".

Governo admite estender apoios ao 2.º semestre "caso seja necessário"
Notícias ao Minuto

12:55 - 25/01/21 por Lusa

Economia Covid-19

"A recuperação da economia é uma preocupação absolutamente essencial, mas o tema mais essencial é a normalização da situação sanitária", disse o governante hoje durante a conferência digital "Retomar Portugal -- Comércio Internacional", organizada pela TSF/JN.

Lembrando o caráter "temporário desta crise", Siza Vieira sublinhou que "as empresas estão mal porque não há clientes" e, por isso, "nesta altura o que o Governo quer é continuar a estender apoios que permitam às empresas aguentarem até à recuperação da procura".

"Estamos mesmo preparados para estender os apoios ao emprego pelo segundo semestre se isso for necessário", disse.

Siza Vieira reiterou a necessária normalização da situação sanitária e que o mais rapidamente possível seja assegurada a vacinação de uma parte significativa da população.

"Pelo menos os grupos de maior risco, porque isso é que assegura que próximas vagas não tenham o mesmo impacto sobre a procura de serviços de saúde e por isso possam ser acompanhados de medidas menos restritivas, mas enquanto durar toda esta situação as trocas comerciais e o impacto na economia vai manter-se", sublinhou.

A estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Governo tem tido "sucesso", na medida que, apesar de haver uma subida do desemprego, esta tem sido "bastante contida e os encerramentos de empresas têm sido bastante reduzidos".

O governante recordou que em dezembro foram lançados novos apoios a fundo perdido e que contam sobretudo com financiamento europeu, tendo já sido pagos mais 200 milhões de euros ao abrigo do programa Apoiar.

"Estes apoios são importantes numa altura em que empresas levam já um ano de redução das suas receitas", refere.

Por isso, conclui, a "redução o mais rápida possível do número de novos contágios e a pressão que isso significa sobre o sistema de saúde é o melhor serviço que podemos prestar à economia portuguesa neste momento". 

"Nesta altura devemos aguardar pela normalização da situação. Não é o tempo de fazer previsões ou projeções" disse o ministro questionado relativamente ao impacto nas finanças públicas destes apoios.

"Temos é de estar preparados para dar a resposta adequada para que a crise não tenha efeitos mais nefastos sobre a economia e a sociedade do que aqueles que precisa de ter", acrescentou.

Siza Vieira adiantou, durante a conferência, que o Governo está a trabalhar com um conjunto de associações empresariais para aproveitar "este tempo de menor atividade para o aumento de qualificações, seja a nível das línguas, da utilização de ferramentas digitais ou da sensibilização para novas práticas de sustentabilidade e sanitárias".

"É importante aproveitar os momentos para reciclar os conhecimentos dos trabalhadores das empresas", disse.

[Notícia corrigida pela agência Lusa às 14h51.]

Leia Também: AO MINUTO: Aulas online? "Houve a intenção"; PR lidera onde há mais Covid

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório