Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Governo a acionar "todos os mecanismos"; Fosso preocupa OMS

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Governo a acionar "todos os mecanismos"; Fosso preocupa OMS
Notícias ao Minuto

15:45 - 25/01/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou esta segunda-feira o boletim epidemiológico, que deu conta de 6.923 novos casos de Covid-19 e 252 mortes nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 643.113 casos de infeção e 10.721 óbitos. O número total de recuperados ascende agora a 461 mil. O número de casos ativos aumentou para 170 mil.

Os internamentos mantêm uma tendência crescente. Nesta altura há mais de seis mil pessoas hospitalizadas, incluindo 767 em Unidades de Cuidados Intensivos.

O Ministério da Saúde já indagou a DGS sobre a necessidade de rever as medidas de prevenção contra a Covid-19 face às novas estirpes do SARS-CoV-2, revelou a ministra Marta Temido.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

00h00 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h58 - Israel registou esta segunda-feira um recorde de óbitos diários desde o início da pandemia. Segundo a agência EFE, o Ministério da Saúde israelita anunciou que morreram 68 pessoas no espaço de 24 horas. Foram notificados 6.015 novos casos de contágio pelo SARS-CoV-2.

Israel totaliza 605 mil casos confirmados e 4.478 mortes devido à Covid-19.

23h51 - Os gorilas do San Diego Zoo Global, nos Estados Unidos, que contraíram o coronavírus, estão a recuperar, informou o zoo, que acrescentou que os primatas foram infetados por uma "nova, altamente contagiosa estirpe do coronavírus, recentemente identificada na Califórnia".

23h32 - Um juíz do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro autorizou hoje a abertura de um inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no colapso da saúde pública de Manaus, onde faltou oxigénio em hospitais.

23h12 - As autoridades do estado norte-americano do Minnesota anunciaram esta segunda-feira terem identificado um caso de infeção com a nova estirpe brasileira da Covid-19. Este é o primeiro caso reportado desta variante do novo coronavírus nos Estados Unidos.

22h58 - A ministra da Saúde afirmou hoje que o governo está a "acionar todos os mecanismos" à sua disposição a nível internacional, face à situação da pandemia, com objetivo de garantir a melhor assistência aos doentes de Covid-19.

Na antena da RTP, a jornalista Fátima Campos Ferreira questionou Marta Temido se o governo está a "equacionar pedir ajuda internacional, ajuda europeia, enviar doentes" para outros países. A ministra considerou que Portugal, geograficamente, tem uma "situação distinta" de outros países do centro da Europa, onde, "mesmo em situação normal, aspetos como a circulação transfronteiriça de doentes já acontece como uma realidade simples".

"Estamos num extremo de uma península e, portanto, com maiores constrangimentos geográficos, mas de qualquer forma, há mecanismos e há formas de obter auxílio e de enquadrar formas de colaboração e, naturalmente, que as estamos a equacionar", admitiu Marta Temido, ao considerar que é preciso ter a "consciência de que a situação europeia é toda ela preocupante".

22h46 - O Brasil contabilizou 627 mortes e 26.816 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

No total, a nação sul-americana concentra agora 217.664 óbitos e 8.871.393 casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no país no final de fevereiro último.

22h44 - A população dos Estados Unidos irá aproximar-se "até ao verão" da imunidade de grupo para o novo coronavírus, afirmou hoje o presidente norte-americano Joe Biden, que reviu em alta os objetivos iniciais de vacinação.

22h26 - O multimilionário Carlos Slim, de 80 anos, está a recuperar da Covid-19, após mais de uma semana com sintomas ligeiros, avança a Reuters. Carlos Slim é o homem mais rico do México e um dos mais ricos do mundo.

22h00 - Dados preliminares de um estudo clínico em Israel apontam para um grau de eficácia da vacina Pfizer para o Covid-19 superior ao previsto, numa altura em que o país se aproxima dos 30% de população vacinada.

Segundo a Maccabi Healthcare Services, organização independente de prestação de cuidados de saúde, apenas 0,015 por cento das pessoas contraíram Covid-19 na semana após receberem a segunda dose da vacina Pfizer.

21h45 - O fosso entre países ricos e pobres na capacidade de vacinação contra a Covid-19 está a aumentar e preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), admitiu hoje o diretor-geral da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS continua a precisar de um investimento de 26 mil milhões no seu dispositivo para acelerar o acesso a ferramentas de combate à pandemia e, de acordo com um estudo da Câmara de Comércio Internacional, citado por Tedros, "o nacionalismo da vacinação pode custar à economia global até 9,2 biliões de dólares".

21h36 -Desde que arrancou o Plano de Vacinação Covid-19, 1.440 profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, informou, esta segunda-feira, a unidade de saúde, em comunicado. Deste mais de um milhar de profissionais, mais de 500 também já receberam a segunda dose.

21h32 - Os ex-presidentes brasileiros José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer uniram-se hoje num evento pró-vacina em São Paulo, num momento em que imunizantes contra a Covid-19 são vistos com desconfiança por parte da população.

Os antigos chefes de Estado foram convocados pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja gestão liderou o desenvolvimento da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan.

21h09 - Toda a população da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, será testada com testes rápidos de despiste do novo coronavírus, depois de se ter registado o primeiro caso positivo na ilha, anunciou hoje o governo regional. "Esta manhã chegou à ilha do Corvo um carregamento com 500 testes rápidos para proceder à testagem de toda a população do Corvo", avançou, hoje, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses.

21h07 - Várias cidades dos Países baixos estão hoje a ser palco, pela segunda noite consecutiva, de confrontos após a imposição do recolher obrigatório, destinado a travar a propagação da Covid-19.

21h02 - O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, informou hoje que a China autorizou a exportação de 5.400 litros de ingredientes necessários para a produção da Coronavac, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac.

21h00 - A vacinação nos lares de idosos "está a correr bem", disse hoje o presidente da CNIS, que entende que as notícias sobre uma alegada vacinação indevida de pessoas não prioritárias revelam "alguma exploração tendenciosa" de um aproveitamento de sobras.

20h52 - A Madeira registou mais 106 casos positivos de Covid-19, contabilizando atualmente 1.885 infeções ativas, e mais dois óbitos relacionados com a doença, elevando o total de mortos para 34, revelou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h33 - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai repor as restrições às viagens a partir de países do espaço Schengen, Reino Unido, Irlanda e Brasil para travar a expansão da pandemia de Covid-19, anunciou hoje a Casa Branca.

20h13 - O Hospital Garcia de Orta, em Almada, encontra-se, esta segunda-feira, sem capacidade para dar resposta aos doentes que chegam com suspeitas de Covid-19 ou até mesmo já diagnosticados com a doença.De acordo com a TVI24, há pelo menos 16 ambulâncias estacionadas com doentes no seu interior a guardar vaga.

20h12 - O Governo da Madeira indicou hoje que a região autónoma apresenta uma "tendência decrescente" no número diário de casos de Covid-19, após quase um mês com registo superior a 100 novos infetados por dia.

20h10 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou hoje às forças de segurança para não dificultarem o funcionamento dos restaurantes com 'take-away' e entregas ao domicílio, indicando que a lei permite os horários normais.

19h40 - As consequências da pandemia de coronavírus têm sido desastrosas para milhões de pessoas. No entanto, um grupo bastante restrito de pessoas está num lado diferente da barricada.

De acordo com um estudo divulgado pela Oxfam, as dez pessoas mais ricas do mundo viram a sua riqueza combinada aumentar em 449 mil milhões de euros. Valor suficiente para vacinar contra a Covid-19 toda a população mundial e reverter a evolução fulgurante da pobreza causada pela pandemia.

19h32 - As autoridades de saúde angolanas reportaram hoje mais 77 casos de Covid-19 e anunciaram 17 casos positivos entre os 7.248 passageiros que desembarcaram em Luanda desde 16 de janeiro, nenhum dos quais português.

19h30 - Nas últimas 24 horas morreram 445 pessoas nos hospitais franceses elevando assim o total de mortos no país devido ao vírus para 73.494. Desde domingo, a França registou 4.240 novos casos de Covid-19 e o total de casos confirmados desde o início da pandemia é agora de 3.057.857.

O número de pessoas internadas em França continua a subir com quase 30 mil pacientes em hospitais devido à Covid-19 e 3.041 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades gaulesas.

19h27 - O Ministério da Educação informou, hoje, que o processo de realização de testes rápidos vai prosseguir nas escolas de acolhimento para filhos e outros dependentes dos trabalhadores de serviços essenciais.

Os testes rápidos, esclarece a tutela, também serão realizados em escolas que "servirão refeições aos alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar".

O Ministério da Educação sublinhou ainda que serão priorizados os estabelecimentos de ensino localizados em concelhos de risco extremamente elevado.

19h25 - Cabo Verde reportou mais 68 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 13.557 as infeções acumuladas desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde.

19h19 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir os nove partidos políticos com assento parlamentar por videoconferência entre terça e quarta-feira sobre a renovação do Estado de Emergência.

De acordo com uma nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, as audiências acontecerão por ordem crescente de representação parlamentar, com Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN e CDS-PP ouvidos na terça-feira, a partir das 15h00.

PCP, BE, PSD e PS serão ouvidos a partir das 14h00 de quarta-feira pelo chefe de Estado, que estará no Palácio de Belém.

19h02 - O ministro das Finanças defendeu hoje, perante o Parlamento Europeu, que os estímulos à economia europeia devem ser mantidos até a pandemia "perder força", até porque o "efeito tremendo" da atual vaga está a atrasar a recuperação.

De acordo com João Leão, "é importante manter o apoio nesta fase de emergência, para apoiar a manutenção do emprego e a capacidade produtiva das empresas", mas também será necessário "manter estes apoios até passarmos à fase seguinte, quando a pandemia começar a perder força".

18h40 - O surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, já provocou cinco mortes e infetou 79 pessoas, informou hoje o delegado de saúde.

18h17 - Portugal era hoje o país em pior situação de novos casos e novas mortes por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias, de acordo com sites que recolhem informação estatística sobre a pandemia da Covid-19.

18h10 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou, esta segunda-feira, para que o Ministério da Saúde divulgue o número de vacinas contra a Covid-19 que serão administradas por locais.

O Sindicato Independente dos Médicos criticou também a criação de expectativas à população sobre a vacinação por parte do Governo e lembrou que vacinar os médicos e restantes profissionais de saúde "é fundamental para combater a pandemia".

18h07 - A Espanha registou desde sexta-feira 93.822 novos casos de Covid-19, o maior incremento num fim de semana, elevando para 2.593.382 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 767 mortes desde sexta-feira atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 56.208.

17h46 - Mais 14 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus em Moçambique, elevando o número de óbitos para 319, e houve 363 novos casos detetados, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h45 - A Secção Regional do Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros contestou hoje a vacinação contra a Covid-19 de políticos antes de todos os enfermeiros, considerando inadmissível que aqueles que cuidam dos doentes sejam preteridos.

17h43 - Um surto de Covid-19 no lar Caldas Residence, nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, já provocou um morto e infetou 36 pessoas, das quais duas se encontram hospitalizadas, informou o delegado de saúde.

17h34 - O ministro da Saúde de Moçambique disse hoje que os 70.000 profissionais de saúde do país são um dos grupos prioritários para receber a vacina contra o novo coronavírus, cuja chegada, prevista para julho, o governo quer antecipar.

17h32 - O México vai receber 24 milhões de doses da vacina russa Sputnik V ao longo dos próximos dois meses, anunciou hoje o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

17h31 - A vacinação contra a Covid-19 das pessoas com mais de 80 anos no estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso da Alemanha, está a ser marcada por atrasos e problemas técnicos, nomeadamente uma sobrelotação do sistema de marcações.

17h29 - A Comissão Europeia considerou hoje "inaceitável" o anúncio da farmacêutica AstraZeneca de que facultará menos doses da vacina contra a Covid-19 à União Europeia (UE) do que acordado, e admite avançar com "qualquer ação necessária" para exigir o cumprimento do contrato.

17h24 -Itália registou, nas últimas 24 horas, 8.562 casos de Covid-19 e 420 mortes relacionadas com a doença, indicam os dados revelados esta segunda-feira pelas autoridades italianas.

Desde o início da pandemia Itália acumula quase 2.5 milhões de infetados (2.475.372) e 85.881 mortes causadas pelo novo coronavírus.

17h10 - O Reino Unido reportou esta segunda-feira o menor aumento diário de casos deste ano com 22.195. A última vez que o número de casos reportado foi mais baixo do que esse valor foi a 15 de dezembro. Foram ainda registadas mais 592 mortes associadas à Covid-19.

No total, o Reino Unido soma 3.669.658 casos de contágio e 98.531 vítimas mortais.

17h06 - O número de infetados do surto de Covid-19 no Hospital de Cuidados Continuados Casimiro da Silva Marques da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral subiu de 22 para 44, disse hoje o provedor.

16h51 - O município de Penedono proporcionou à população testes rápidos em nome da "saúde mental das pessoas" e para detetar focos de propagação, de forma a "tentar controlar" a pandemia no concelho, disse hoje o presidente da Câmara.

16h29 - O Departamento das Nações Unidas para Assuntos Económicos e Sociais (UNDESA) alertou hoje para as consequências negativas da pandemia em África, salientando que os impactos serão duradouros e revertem o desenvolvimento conseguido nas últimas décadas.

16h26 - O continente americano ultrapassou hoje a barreira de um milhão de mortes por Covid-19, registando 7.700 novos óbitos nas últimas 24 horas, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

16h10 - A delegação de Bragança da Cruz de Vermelha criou uma resposta para aqueles que se encontram mais isolados pelas condicionantes da pandemia, nomeadamente doentes crónicos e cuidadores informais, divulgou hoje a direção.

16h07 - A Câmara de Vieira do Minho está a fazer testes de despiste à Covid-19 gratuitos à população, numa "média de 25 por dia", tendo a pandemia já custado à autarquia mais de 600 mil euros, disse hoje o presidente.

15h33 - A Moderna garantiu esta segunda-feira que a sua vacina funciona contra as variantes britânica e sul-africana do SARS-CoV-2, que são mais contagiosas.

Anteriormente, a Pfizer e a BioNTech também já tinham afirmado que a vacina que desenvolveram oferecia proteção relativamente a estas novas estirpes.

Leia Também: AO MINUTO: Risco extremo continua a aumentar; Internamentos sobem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório