Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Primeiro caso da estirpe brasileira detetado nos EUA

Trata-se de uma habitante do estado norte-americano do Minnesota que viajou recentemente para o Brasil.

Primeiro caso da estirpe brasileira detetado nos EUA
Notícias ao Minuto

23:10 - 25/01/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

As autoridades do estado norte-americano do Minnesota anunciaram esta segunda-feira terem identificado um caso de infeção com a nova estirpe brasileira da Covid-19. Este é o primeiro caso reportado desta variante do novo coronavírus nos Estados Unidos.

O departamento de Saúde do Minnesota confirmou ao Washington Post que o caso envolveu uma "habitante local com um histórico recente de viagens ao Brasil" e que a variante foi detetada durante um sequenciamento genético de amostras de sangue aleatórias. A pessoa em questão reportou estar a sentir-se mal na primeira semana de janeiro e foi testada no dia 9.

"Não é surpreendente. É um desenvolvimento bastante complicado, mas ao mesmo tempo não é inesperado", disse Michael T. Osterholm, diretor do Centro para Doenças Infeciosas da Universidade do Minnesota e conselheiro do presidente norte-americano na equipa de resposta ao novo coronavírus, numa entrevista.

A estirpe brasileira é uma das três que tem chamado particular atenção global. As outras duas foram identificadas inicialmente no Reino Unido e na África do Sul.

Recorde-se que esta mutação surgiu na Amazónia, onde o número de internamentos por conta do vírus explodiu nas últimas semanas, principalmente em Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas. No dia 14 deste mês, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que tem a decorrer desde março um estudo sobre as variantes do SARS-CoV-2, garantia à agência Lusa que a estirpe brasileira do novo coronavírus ainda não tinha sido detetada em Portugal.

Leia Também: Covid-19: EUA próximos de imunidade de grupo até ao verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório