Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Surto em duas estruturas da Misericórdia de Boticas com 60 infetados

Duas estruturas da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, no distrito de Vila Real, registam 60 casos de covid-19, em 41 utentes e 19 funcionários, disse hoje a autarquia local.

Surto em duas estruturas da Misericórdia de Boticas com 60 infetados
Notícias ao Minuto

12:59 - 25/01/21 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a Câmara de Boticas explica que o lar de terceira idade Nossa Senhora da Livração e o Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT) foram alvo de um rastreio à covid-19, que detetou 41 casos entre utentes e 19 entre funcionários.

A autarquia liderada por Fernando Queiroga esclarece ainda que "todos os funcionários e utentes já tinham recebido a primeira dose da vacina [contra a covid-19] há cerca de uma semana" e que se apresentam "bem de saúde e assintomáticos".

"Os casos positivos identificados estão devidamente isolados, em alas separadas, e com acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas por dia, acompanhando o aparecimento de possíveis sintomas", descreve a instituição.

Refere, ainda, que "foi possível isolar e tratar os utentes nas próprias estruturas" da Santa Casa da Misericórdia de Boticas, garantindo a "total segurança e salvaguarda dos utentes que se encontram negativos".

A Câmara de Boticas assegura que "está a acompanhar de perto o evoluir da situação" em parceria com a Misericórdia e lembra os funcionários da que "estão a ser verdadeiramente incansáveis e solidários, abdicando da sua vida pessoal para poderem tratar dos utentes".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos,2.129.368mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram10.469pessoas dos636.190casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Aulas online? "Houve a intenção"; PR lidera onde há mais Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório