Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

AO MINUTO: Ministro da Defesa infetado. Mais 28 mil novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Ministro da Defesa infetado. Mais 28 mil novos casos no Brasil

A Covid-19 continua sem dar tréguas e Portugal registou, este domingo, o pior dia da pandemia a nível de mortos com 275 pessoas a perderem a vida, em apenas 24 horas, contra o novo coronavírus.

Já quanto aos novos casos, o nosso país registou uma pequena descida (11.721). Contudo, isto pode estar relacionado com o facto de, ao fim de semana, se realizarem menos testes.

Estes números são especialmente preocupantes porque mais de metade das camas existentes nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) estão, neste momento, ocupadas por doentes diagnosticados com Covid-19.

A evolução do surto levou o Governo a encerrar as escolas, por um período de 15 dias, à semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o mundo. Neste sentido, concluiu a UNESCO que mais de metade da população estudantil mundial ainda tem perturbações significativas no ensino um ano após o eclodir da pandemia de covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Termina aqui o registo deste domingo. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se
esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para
a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h26 - O Brasil registou mais 592 mortes e 28.323 infeções confirmadas por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os números divulgados hoje pelo Governo brasileiro no boletim epidemiológico. Os números, quer de mortes quer de novas infeções, descem para metade neste domingo, uma redução que tem acontecido nos domingos e segundas-feiras. No sábado as mortes ascenderam a 1.202 e os novos casos a 62.334.

23h05 - Os presidentes francês e norte-americano "constataram uma grande convergência de pontos de vista" sobre os grandes dossiers internacionais, em particular a luta contra a Covid-19, "no quadro da OMS", e sobre o clima, indicou hoje o Eliseu.

21h21 - O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à Covid-19", informou hoje o Ministério da Defesa Nacional. O ministro está "em confinamento, mantendo-se a trabalhar à distância", refere o comunicado.

21h11 - A França registou 18.436 novos casos de Covid-19 e 172 mortos nas últimas 24 horas, contra mais de 23 mil registados no sábado, divulgaram hoje as autoridades de saúde.

20h45 - Responsáveis da nova administração norte-americana admitiram hoje que a distribuição da vacina contra a Covid-19 será um dos desafios a superar para atingir a meta de 100 milhões doses administradas nos primeiros 100 dias de governo de Joe Biden.

20h18 - O antigo Presidente boliviano Evo Morales foi autorizado a deixar hoje a clínica privada onde esteve em tratamento duas semanas depois de ter sido infetado com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

20h02 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 75 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e três mortos, elevando para 13.489 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h23 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, está hoje com uma taxa de ocupação de 309% relativamente ao que previa o plano de contingência, com 204 doentes infetados com Covid-19, 19 deles em cuidados intensivos.

18h55 - A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) não planeia novas alterações à operação devido ao encerramento das escolas, depois de ter feito ajustes quando foi implementado o segundo período de confinamento geral, adiantou hoje fonte da empresa.

18h44 - Angola registou 32 novos casos positivos de Covid-19, totalizando 19.339 casos desde março passado, mais dois óbitos e 17 pessoas recuperadas, todas em Luanda, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

18h24 - O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) considerou hoje "uma vergonha" que já existam bombeiros vacinados no distrito, quando a maioria das corporações não sabe a data da vacinação dos seus operacionais.

18h00 - O Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique anunciou hoje mais oito mortes por covid-19 e mais 790 casos de infeção pelo novo coronavírus.

17h51 - Os Estados Unidos ultrapassaram hoje a barreira dos 25 milhões de pessoas infetadas com o vírus da Covid-19 e chegaram aos 417.538 mortos, continuando a ser o país mais afetado pela pandemia a nível global.

17h46 - O número de óbitos no surto de Covid-19 num dos edifícios do Lar da Misericórdia de Viana do Alentejo (Évora) aumentou para 17, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, Rui Pão Mole.

17h23 - Mais de uma centena de alunos da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) exigiram hoje melhores condições para prosseguir os estágios no terreno, apontando que querem ser "parte da solução e não contribuir no agravamento" da pandemia da Covid-19.

17h11 - A polícia holandesa entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam nas cidades de Amesterdão e Eindhoven contra o confinamento do país, um dia depois de jovens terem incendiado um centro de testes de despiste de Covid-19.

16h59 - O Egito tornou-se hoje no primeiro grande país africano a lançar uma campanha de vacinação contra o novo coronavírus, com as primeiras vacinas da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm a serem administradas a profissionais de saúde na cidade de Ismaília, na margem ocidental do Canal de Suez.

16h41 - Reino Unido reportou este domingo 30.004 novas infeções pelo novo coronavírus e 610 mortes relacionadas com a Covid-19, números que representam uma descida face aos dados de ontem, dia em que foram notificados 33.552 casos e 1.348 mortos.

16h26 - Itália registou, nas últimas 24 horas, 11.629 diagnósticos positivos para o SARS-CoV-2 e 299 mortes relacionadas com a doença, indicam os dados revelados este domingo pelas autoridades italianas.

Estes números representam uma descida quer do número diário de novos casos quer de mortes. Na véspera, o país reportou 13.331 contágios e 488 óbitos.

16h03 - O número de ministros do Zimbabué que morreu devido à pandemia de Covid-19 subiu hoje para quatro, três deles nas últimas duas semanas, informaram as autoridades deste país africano que faz fronteira com Moçambique.

15h51 - A Itália vai avançar com um processo judicial contra a Pfizer e a AstraZeneca devido ao atraso na entrega das doses de vacina contra a Covid-19, acordada entre as empresas e o país.

A informação foi avançada pelo próprio ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Luigi Di Maio, citado pela Reuters, que disse que com esta ação o governo pretende garantir a entrega das doses, mais do que provocar danos às farmacêuticas.

15h31 - A Guiné-Bissau registou no sábado mais dois casos positivos de Covid-19 e diminuiu o número de casos ativos no país para 62, depois de ter registado 14 recuperados, anunciou hoje o Alto Comissariado para a Covid-19.

14h57 - O arquipélago dos Açores registou, nas últimas 24 horas, 36 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, segundo revela o comunicado da Autoridade de Saúde Regional hoje divulgada.

14h42 - Portugal registou, este domingo, dia 24 de janeiro, um novo máximo diário de mortes, com 275 pessoas a não resistirem à infeção provocada pelo novo coronavírus. De acordo com a DGS, o número de novos casos diminuiu em relação a ontem (11.721), mas esta descida pode estar relacionada com o facto de se realizarem menos testes ao fim de semana.

14h25 - A Suécia fechou, temporariamente, a fronteira com a Noruega devido a um surto da nova estirpe britânica, que provocou o encerramento de várias atividades em Oslo. A medida entra em vigor às 00h e permanecerá até 14 de fevereiro.

14h00 - O presidente francês, Emmanuel Macron, está a considerar fechar novamente o país, devido ao aumento de casos de Covid-19, impulsionados pela nova estirpe identificada no Reino Unido. De acordo com os meios de comunicação franceses, o anúncio será feito já na próxima quarta-feira e, ao que tudo indica, vigorará durante 21 dias.

13h47 - "A vacinação contra a Covid-19 na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados está em curso. Cada vez mais profissionais e utentes vacinados. Vamos vencer o vírus!", lê-se num tweet, de hoje, do Serviço Nacional de Saúde.

13h40 - Cerca de 300 pessoas foram apanhadas numa festa ilegal pelas autoridades britânicas, nos arredores de Londres, na madrugada deste domingo. De acordo com a Sky News, 78 foram mesmo detidas e multadas. As coimas podem chegar às 300 libras, ou seja, 337 euros,

13h29 - A Ordem dos Advogados (OA) denunciou hoje a indefinição que se vive nos tribunais depois do anúncio da suspensão dos prazos processuais não urgentes ter sido feito antes da lei que o permite estar aprovada.

13h26 - Os hospitais da região Centro estão com uma taxa de ocupação de 94% em enfermaria para doentes infetados com covid-19 e de 85% em cuidados intensivos, informou hoje à Agência Lusa a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

12h48 - Atualização no mundo: A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.121.070 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11:00.

12h40 - As quatro escolas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) regressaram ao ensino à distância para garantir a segurança de estudantes, professores, investigadores e funcionários em relação à covid-19, foi hoje anunciado.

12h32 - Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios de comunicação locais.

12h25 - Um menino espanhol de 10 anos conseguiu vencer a Covid-19, após 11 dias internado na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital La Mancha Centro, em Alcázar de San Juan. No Instagram, um dos enfermeiros que cuidou da criança, deixou uma mensagem de homenagem ao pequeno herói.

"Meu herói, com apenas 10 anos e já sabes o que é passar 11 dias nos Cuidados Intensivos, seis deles ligados a um ventilador. Venceste o vírus, escreveu o profissional de saúde.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por El Mundo (@elmundo_es)

12h18 - As autoridades espanholas encontraram, ao final da tarde deste sábado, 140 pessoas numa festa ilegal, a consumir álcool, nos arredores do Teatre Grec, em Barcelona. De acordo com o El País, no ajuntamento estavam presentes alguns músicos.

12h12 - Conselho DGS. "Na resposta à pandemia, a decisão é tua. Ser paciente ou ser paciente. O controle da pandemia depende de si, depende de cada um de nós. Cuidar de si é cuidar de todos", recordaram as autoridades de saúde, este domingo, no Twitter.

12h06 - O Presidente do Conselho Europeu pediu às farmacêuticas que cumpram os prazos combinados sobre o fornecimento de vacinas, após uma desaceleração na entrega das doses prometidas.

"Vamos fazer com que as empresas farmacêuticas respeitem os contratos que assinaram [...] recorrendo a todos os meios legais à nossa disposição", garantiu Charles Michel em declarações à rádio Europa 1.

12h04 - Drones e mais de 200 polícias municipais vão garantir o cumprimento das novas restrições em Madrid, a partir desta segunda-feira, numa altura em que Espanha passa pela terceira vaga da pandemia.

De acordo com o ministério de Saúde espanhol, estão a ser instaladas mais 352 camas no hospital público Enfermera Isabel, para acolher doentes Covid-19.

11h58 - Itália vai apresentar um conjunto de ações judiciais contra a Astrazeneca, devido ao facto da farmacêutica disponibilizado menos doses de vacinas contra o novo coronavírus do que tinha prometido, anunciou, este domingo, o primeiro-ministro Giuseppe Conte.

Tal como recorda o governante, o país fez o mesmo com a Pfizer e BioNtech.

11h53 - Espanha enfrenta a terceira vaga da pandemia, sob ameaça da estirpe do Reino Unido. De acordo com o El País, o pico de contágios poderá ter sido atingido esta quinta-feira, dia em que o país registou 44.357 novos casos de infeção.

11h25 - O Benfica confirmou, este domingo, que Odysseas e Everton testaram positivo à Covid-19 na última ronda de exames. A dupla eleva, assim, para dez o número de jogadores encarnados infetados pelo novo coronavírus, precisamente na véspera de o Benfica receber o Nacional, em jogo da 15.ª jornada da I Liga.

11h16 - A Ordem dos Médicos (OM) informou hoje que morreram mais três médicos vítimas de Covid-19, nos últimos dias, e voltou a apelar ao Governo para que melhore as condições de trabalho para reduzir o risco de infeção.

10h51 - Pela primeira vez na história portuguesa, as eleições presidenciais acontecem em plena pandemia. Por isso, tal como já alertaram as autoridades de saúde, é dia de votar, mas em segurança. Assim sendo, não se esqueça de usar máscara, manter a distância física, desinfetar as mãos e levar uma caneta.

10h45 - Um surto de Covid-19 foi detetado no Lar de Santo António, nos Campelos, em Torres Vedras, onde 40 pessoas estão infetadas, sendo este o sexto surto ativo em lares do concelho, informou o município.

10h41 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) defendeu hoje a negociação de acordos com o setor privado e social de forma a reforçar a resposta à pandemia da Covid-19 e exigiu também uma "operacionalização transparente" da vacinação.

10h40 - Um casal de brasileiros, casado há 45 anos, morreu de Covid-19 com apenas quatro minutos de diferença, esta sexta-feira, dia 22 de janeiro, em Catalão, no sudeste de Goiás.

10h34 - As autoridades de saúde da Nova Zelândia disseram hoje que registaram o seu primeiro caso local de infeção com o novo coronavírus em mais de dois meses.

10h31 - A África registou nas últimas 24 horas mais 778 mortes por Covid-19 para um total de 84.637 óbitos, e 27.316 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

10h27 - "Siga o conselho da sua Guarda e, não baixe a Guarda!", apela a GNR, este domingo, na página de Facabook da instituição.

"Ainda é cedo para descontrair, temos que continuar com esta luta diária e com o isolamento social, mas sempre juntos no sentido do dever, da cidadania e empenhados no combate à pandemia", salientam ainda os militares na mesma publicação.

10h25 - O Reino Unido bateu, este domingo, o trágico recorde de mais de 4 mil pessoas ligadas a ventiladores, devido à Covid-19.

10h14 - O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou, este domingo, que 75% de todos os idosos com mais de 80 anos já foram vacinados e que 6 milhões de doses já foram dadas no país.

O governante aproveitou para explicar, em entrevista à Sky News, que o Reino Unido está "muito, muito longe" de aliviar o confinamento, apesar de alguns dados sugerirem que o índice de infeção está a cair.

10h00 - Foram diagnosticados 77 casos conhecidos de variante sul-africana no Reino Unido. De acordo com as autoridades de saúde britânicas, os casos estão relacionados com viagens de ida e volta para o país.

09h54 - A Espanha tornou-se no ano passado, quando começou a pandemia de Covid-19, o país preferido de emigração dos enfermeiros portugueses, que se sentem aí "realizados" e com uma perspetiva de futuro que não tinham no seu país.

09h48 - Diminuição da esperança média de vida é consequência inevitável: A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em idade reprodutiva.

09h44 - Investigador alerta para risco de novas mutações: O investigador brasileiro Felipe Naveca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Amazónia, alertou que o novo coronavírus continuará a evoluir se não existir controlo das contaminações, que facilitam novas estirpes mais infecciosas.

08h29 - Médico português na Serra Leoa: Aos 29 anos, o médico Tiago Martins Branco passou sete meses a combater a covid-19 na Serra Leoa, um país marcado pelo Ébola, onde o improviso foi a regra e o desenrascanço português salvou vidas.

08h26 - António Costa apelou, este domingo, ao voto em segurança.

08h16 - Atualização na Alemanha: Os dados revelados, este domingo, pelo Instituto Robert Koch (RKI), indicam que a Alemanha registou mais 12.257 casos de Covid-19 e mais 349 mortes.

08h04 - A PSP apela que, este domingo, vote em segurança e siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde.

07h17 - Ensino com instabilidade: Mais de metade da população estudantil mundial ainda tem perturbações significativas no ensino um ano após o eclodir da pandemia de covid-19, com escolas fechadas em 31 países e horários reduzidos em 48, indica a UNESCO.

07h15 - A Unidade de Saúde do Corvo informou no sábado que todos os contactos próximos do primeiro caso positivo de covid-19 da ilha mais pequena dos Açores testaram negativo no despiste rápido e pediu o confinamento da população.

07h10 - A Procuradoria-Geral da República do Brasil pediu no sábado ao Supremo Tribunal de Justiça que abra um processo para investigar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por possível responsabilidade pelo colapso sanitário de Manaus devido à covid-19.

07h05 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para aceder às notícias da tarde de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal. País passa as 10 mil mortes

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório