Meteorologia

  • 01 MARçO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal. País passa as 10 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal. País passa as 10 mil mortes

A uma semana de terminar o primeiro mês de 2021, o balanço não é positivo. A esperança que a viragem do ano iria trazer mais vitórias do que derrotas, na batalha contra a Covid-19, deu lugar a trágicos números. Praticamente todos os dias o país bate recordes, ora no número de novos casos, ora nos internamentos, ora nas mortes.

Foi o que aconteceu este sábado, dia em que Portugal registou mais 274 mortos e 15.333 novos casos de Covid-19.

Perante a iminência do colapso dos hospitais nacionais, o país está em Estado de Emergência, com dever de recolhimento domiciliário e outras tantas medidas que têm como objetivo diminuir a propagação do novo coronavírus e, por consequência, o número de internamentos e de mortes.

Recorde-se que, tal como era de esperar, a Covid-19 chegou também ao Governo. Quatro ministros encontram-se em confinamento profilático por estarem infetados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Termina aqui o registo deste sábado. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se
esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para
a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h51 - O ministério da saúde brasileiro revelou, este sábado, que, nas últimas 24 horam, foram reportados mais 62.334 novos casos e 1.202 mortos devido ao novo coronavírus. De ontem para hoje, verifica-se um aumento tanto do número de contágios como do de óbitos, sendo que na sexta-feira foram identificados 56.552 infetados e 1.096 vítimas mortais associadas ao novo vírus, no espaço de um dia.

23h22 - Os 16 países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que inclui Cabo Verde e Guiné-Bissau, decidiram hoje harmonizar os preços dos testes PCR para deteção da covid-19 para "facilitar as viagens" na região.

22h57 - O governador de Nova Iorque anunciou hoje o reforço dos centros de vacinação contra a covid-19 no estado norte-americano e disse esperar que as vacinas cheguem em maior número às comunidades negra e latina, as mais afetadas pela pandemia.

22h55 - Após terem sido suspensas várias ligações aéreas entre Portugal e o Reino Unido, há vários portugueses que se encontram 'presos' em território britânico ou mesmo em Portugal, no caso de emigrantes, avançou este sábado a RTP. Devido à situação denunciada por vários cidadãos, o Governo já informou que vai organizar voos entre os dois países para trazer e levar passageiros. Contudo, ainda não há uma data marcada.

22h50 - Carlos Antunes, lutador antifascista e líder das Brigadas Revolucionárias, morreu hoje em Lisboa aos 82 anos, disse à Lusa fonte da família. Estava hospitalizado desde o dia 29 de dezembro, depois de ter sido infetado com Covid-19 no Natal, e nas últimas duas semanas lutava contra uma pneumonia viral e bacteriana. Segundo a fonte familiar, entrou em coma na manhã de hoje e morreu durante a tarde.

22h00 - As autoridades de saúde francesas contabilizaram hoje 23.924 novos casos de coronavírus num dia, número que se mantém estável e elevado durante a última semana. Nas últimas 24 horas morreram 230 pessoas devido à covid-19 em França, elevando a 72.877 o total de mortes desde o início da pandemia, em março de 2020

21h20 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) exigiu hoje "soluções de emergência" para responder às necessidades de cuidados intensivos naquela zona do país, alegando que os planos de contingência "já estão ultrapassados"

21h10 - A Madeira regista hoje 125 novos casos de Covid-19, totalizando 1.913 situações ativas, e há a reportar mais uma vítima mortal, pelo que os óbitos no arquipélago ascendem agora a 32, informou a Direção Regional de Saúde.

21h00 - A operação de fiscalização destinada a controlar a circulação entre concelhos que juntou PSP e Polícia Municipal no Porto registou dois detidos e sete casos de incumprimento de confinamento obrigatório, contou a subcomissária da Divisão de Trânsito.

20h00 - Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em várias cidades brasileiras em protesto pelo atraso na campanha de vacinação contra a Covid-19 e exigindo a destituição do Presidente Jair Bolsonaro devido à gestão da pandemia no país.

19h57 - As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 33 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e dois mortos, elevando para 13.414 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

19h46 - No Centro Hospitalar Universitário de São João, 2.382 profissionais de saúde receberam, este sábado, a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. O processo decorreu, de acordo com o planeado, "não tendo ocorrido nenhum efeito adverso grave", garantiu, em comunicado, a administração da unidade de saúde.

19h26 - A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre Covid-19, e só hoje um decreto governamental retificou a situação.

18h55 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, ultrapassou hoje os 200 doentes de covid-19, uma taxa de ocupação superior a 250% face à disponibilidade prevista no seu plano de contingência para responder à pandemia.

18h50 - O Lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro registou hoje a morte de mais dois utentes elevando assim para cinco o número de óbitos naquela instituição, disse à Lusa o provedor da Instituição.

18h48 - O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está acima de 1 há 24 dias, verificando-se recentemente um período de crescimento para os 1,13 registados na última segunda-feira, indicam dados divulgados hoje pelo ministério da Saúde.

17h58 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores apelou hoje à população do Corvo para se manter em confinamento, até terminar a testagem dos contactos próximos do primeiro caso de infeção por SARS-CoV-2 registado na ilha.

17h53 - O chefe das Forças Armadas espanholas, o general Miguel Ángel Villarroya, apresentou hoje a demissão, depois de ter sido acusado de ter sido vacinado contra a Covid-19 antes do estabelecido pelo protocolo.

Em comunicado, o Estado-Maior da Defesa informa que o chefe da cúpula militar em Espanha apresentou a demissão "para preservar a imagem das forças armadas"

17h40 - Oitenta e quatro reclusos e 20 trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Caxias testaram positivo à Covid-19, informou hoje a direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) após uma operação na qual foram realizados 400 testes rápidos.

17h21 - Os hospitais da região Centro voltaram a aumentar a vagas para doentes da Covid-19, totalizando agora 1.325 camas de enfermarias e 138 de cuidados intensivos, informou hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

17h12 - Mais de metade das camas existentes nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) em todo o território nacional estão, neste momento, ocupadas por doentes diagnosticado com Covid-19.

17h10 - O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um "panorama exigente e complexo", mas "estável" apesar do "aumento de procura".

16h20 - O ministério da Saúde britânico revelou, este sábado, que, nas últimas 24 horas foram registados mais 33.552 casos positivos e 1.348 óbitos devido à Covid-19. Os números divulgados hoje representam, assim, uma ligeira descida dos dados epidemiológicos, em comparação com ontem, sendo que foram reportados na sexta-feira 40.261 novos contágios e 1.401 mortes associadas à Covid-19.

16h10 - Itália registou, nas últimas 24 horas, mais 13.331 novas infeções por SARS-CoV-2 e 488 vítimas mortais relacionadas com a Covid-19. No total, desde o início da pandemia, o país acumula 2.455.185 contágios e 85.162 óbitos.

15h50 - Balanço global: A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 2.107.903 mortos a nível mundial desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reportou o surto da doença, segundo a contabilização feita pela AFP.

15h45 - Um lar ilegal de Samora Correia, em Benavente, distrito de Santarém, registou cinco idosos mortos pela covid-19, avançou hoje o presidente da câmara local, referindo que os outros 38 utentes infetados estão a ser "devidamente acompanhados".

15h30 - O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50 por cento na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje.

15h07 - Portugal regista, este sábado, mais 274 mortos e 15.333 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Com esta atualização, o país regista hoje o pior dia, desde o início da pandemia, tanto no que diz respeito ao número de infetados como de óbitos identificados em 24 horas. No total, em termos cumulativos, o país contabiliza, agora, 10.194 vítimas mortais e 624.469 infetados.

14h46 - Covid já chegou à ilha mais pequena dos Açores: O arquipélago dos Açores registou, nas últimas 24 horas, mais 35 novos casos positivos de Covid-19.

14h21- A Câmara da Marinha Grande, distrito de Leiria, determinou o encerramento da marginal da Praia da Vieira e das zonas junto aos areais de São Pedro de Moel para evitar aglomerações e fazer cumprir as determinações do Governo face à covid-19.

13h56 - Hospital da Guarda disponibiliza mais 12 camas: A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda abriu mais 12 camas para internamento de doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins para dar resposta ao aumento de casos na região.

13h55 - O lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, registou a quarta morte associada à covid-19, tratando-se de uma mulher com 98 anos, disse à Lusa hoje o provedor da Instituição.

13h54 - Atraso da vacina AstraZeneca não comprometerá plano português: O coordenador da 'taskforce' do Plano de Vacinação da covid-19, Francisco Ramos, garantiu hoje que o atraso da vacina AstraZeneca/Oxford não comprometerá a primeira fase do plano português, mas não permitirá antecipá-lo, admitindo uma quebra de 50% do esperado.

13h53 - O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, já provocou a morte de oito utentes, sendo que outros cinco se encontram hospitalizados, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

12h50 - O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) considerou hoje que votar nas eleições presidenciais de domingo "é seguro" e pediu aos eleitores que se informem antecipadamente em que local exercem o direito de voto.

12h25 - Rússia planeia vacinar 20 milhões de pessoas até março: A Rússia planeia vacinar cerca de 20 milhões de pessoas contra a covid-19 durante o primeiro trimestre deste ano, adiantou hoje a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova.

12h01 - Perante a terceira vaga de Covid-19, os Hospitais do Centro continuam a aumentar resposta.

11h59 - Atualização em África: A África registou nas últimas 24 horas mais 968 mortes por covid-19 para um total de 83.859 óbitos, e 26.103 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

11h52 - Multas pela violação do confinamento cobradas no momento: Autoridades devem exigir um comprovativo que justifique “qualquer das situações de exceção admitidas no Estado de Emergência", sempre que abordarem alguém na rua.

O despacho assinado por Eduardo Cabrita, na sexta-feira, determina que as Forças de Segurança privilegiem a cobrança imediata das coimas devidas pela violação das regras de confinamento. Se isso não for possível, serão também cobradas as custas processuais aplicáveis e a majoração da culpa no determinar do valor da coima.

11h46 - A vacinação contra a COVID-19 na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados está em curso, lembra este sábado o SNS.

11h45 - Índia inicia "maior campanha mundial de vacinação": Um profissional de saúde do hospital público AIIMS, em Nova Deli, tornou-se há uma semana a primeira pessoa vacinada na Índia contra o novo coronavírus, no início da "maior campanha mundial de vacinação" à covid-19.

11h14 - Vários Governos nos Balcãs, além do desafio de obter e administrar rapidamente milhões de vacinas, têm que lidar com a desconfiança ou oposição aberta à vacinação contra o SARS-CoV-2 de líderes religiosos e fundamentalistas de extrema-direita.

10h57 - Atualização na Alemanha: As autoridades de saúde alemãs relataram 16.417 novas infeções e 879 mortes devido ao novo coronavírus nas últimas 24 horas no país, segundo dados atualizados hoje pelo Instituto Robert Koch (RKI).

10h24 - "A imagem é bela, a história é comovente. Este militar da Marinha foi pai há poucas semanas. Por estes dias teve de se despedir da filha para ir para a linha da frente no combate à Covid-19. O tenente Andrade é um dos muitos profissionais de saúde que continuam a dar o máximo face a um inimigo que é de todos. Da nossa parte resta-nos, a todos e a cada um, cumprir com as indicações das autoridades para que este pai volte rapidamente e em segurança para junto da sua filha e da sua família. Ele e tantos outros. Todos queremos a nossa vida de volta", contou, este sábado, a Marinha Portuguesa, na página de Facebook da instituição.

09h39 - Nas redes sociais muitas são as pessoas que estão a partilhar uma imagem do exterior do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, tirada esta sexta-feira. Na foto vê-se uma fila com mais de uma dúzia de ambulâncias, dos bombeiros e INEM. "Ainda existem pessoas que dizem que isto [Covid-19] é mentira", escreveu um dos internautas.

09h17 - Soro Issuf, de cinco meses, aguarda a vacinação de rotina num hospital na Costa do Marfim. Apesar dos desafios da pandemia Covid-19, a UNICEF "está a trabalhar para garantir que as crianças sejam protegidas contra doenças potencialmente fatais, como a poliomielite, o sarampo e a difteria.

09h03 - O Governo dos Açores autorizou a presença de público nos recintos desportivos até a um quarto da lotação em todas as ilhas, à exceção de São Miguel, que regista mais casos de Covid-19 no arquipélago.

08h55 - O Governo de Hong Kong, que vive a sua quarta onda de infeções pelo novo coronavírus, confinou hoje dois bairros populosos localizados na península de Kowloon, numa tentativa de impedir o avanço do vírus.

08h23 - Conhece alguém que ainda precise de um desenho? A PSP fá-lo.
"Vai PAC'asa man. Fique em casa para sua protecção pessoal e de responsabilidade para com a comunidade. Nós cuidamos da sua rua", apelou esta força de segurança, este sábado, na sua página de Facebook.

08h00 - A Índia registou 152 mortes por Covid-19 e 14.256 casos nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades indianas.

07h58 - A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México informou sobre os risco da comercialização ilegal da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna Pharmaceuticals, que está a ser vendida através de redes sociais.

07h47 - O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) condenou a postura do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), depois deste ter criticado a falta de coordenação que faz com que as ambulâncias se acumulem nas urgências dos hospitais.

07h32 - Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala hoje, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas.

07h21 - A China registou 107 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, 90 dos quais são contágios locais, informou hoje a Comissão de Saúde do país.

07h15 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu na sexta-feira ser "muito cedo" para se tirar quaisquer conclusões sobre se a Covid-19 teve a sua origem na China.

07h11 - O México registou 1.440 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que contabiliza agora 147.614 óbitos desde o início da pandemia.

07h07 - Timor-Leste. As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje onze novos casos da Covid-19, o maior número confirmado no mesmo dia.

07h04 - Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das 'corridas' diárias que começavam cedo pela manhã, vida alterada pela Covid-19, deixando estes profissionais a tentar apenas sobreviver. Leia a reportagem da Lusa aqui

07h01 - Os Estados Unidos registaram 4.151 mortos e 194.111 infetados com o novo coronavírus em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Começamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para aceder às notícias da tarde de ontem, clique aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório