Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Ministra da Agricultura é a 4.ª pessoa infetada no Governo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Ministra da Agricultura é a 4.ª pessoa infetada no Governo

Portugal registou esta sexta-feira 234 mortes relacionadas com a Covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia e o quinto dia consecutivo com recorde diário de óbitos, e 13.987 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O aumento significativo de novos casos nas últimas semanas colocou, novamente, em novos máximos absolutos o número de internados (5.779 pessoas, mais 149 do que na quinta-feira), de internados em UCI (715, ou seja, mais 13) e de casos ativos (157.660, um aumento de 6.434 casos nas últimas 24 horas).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h52 - Novas estirpes não "têm impacto de provocar maior doença". O virologista Pedro Simas afirmou hoje que o aparecimento de novas estirpes não "têm impacto de provocar maior doença", depois de ter sido identificado o primeiro caso de Covid-19 associado à variante genética da África do Sul em Portugal.

23h38 - Reprovação da gestão de Bolsonaro cresce em pleno agravamento da pandemia. O desagrado com a gestão do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, aumentou em relação ao mês anterior e atingiu 40%, numa altura em que o país atravessa um agravamento da pandemia, segundo uma sondagem Datafolha hoje divulgada.

23h09 - Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa. O primeiro caso de Covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado hoje em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde.

23h05 - Ministra da Agricultura testou positivo ao novo coronavírus. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, testou positivo ao novo coronavírus, segundo indicou a tutela em comunicado. A governante está sem sintomas e em isolamento domiciliário. Recorde-se que ainda se encontram em isolamento os ministros de Estado da Economia e da Transição Digital, Siza Vieira, de Estado e das Finanças, João Leão, e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho.

22h16 - Câmara de Sintra fornece refeições em 'take-away' aos alunos do concelho. A Câmara de Sintra vai disponibilizar refeições em sistema de 'take-away' a todos os alunos do concelho durante a pausa letiva determinada pelo Governo no âmbito das medidas de combate à Covid-19, anunciou hoje a autarquia.

21h45 - Ministério da Saúde remete decisão sobre as pessoas a vacinar para lares. A decisão sobre as pessoas a incluir na lista de funcionários e utentes dos lares de idosos para a vacinação contra a Covid-19 pertence a cada estabelecimento, clarificou hoje o Ministério da Saúde.

21h28 - Biden estima que a pandemia fará "mais de 600 mil mortes" nos EUA. "Já chegamos às 400 mil mortes. Deverão chegar a muito mais de 600.000", declarou o novo presidente norte-americano, que nunca tinha mencionado um número tão elevado. "As famílias estão com fome. Devemos agir", acrescentou, antes de assinar uma série de ordens executivas que visam combater a crise alimentar que afeta milhões de americanos.

21h00 - Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes no fim de semana. O hospital de campanha da Cidade Universitária, em Lisboa, está pronto para receber dez doentes ligeiros de Covid-19 a partir de sábado e mais dez no domingo, foi hoje anunciado.

20h59 - Madeira com mais 123 casos e um total de 1.875 infeções ativas. A Madeira sinalizou hoje 123 novos casos de Covid-19 e 79 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 1.875, com 74 pessoas hospitalizadas.

20h58 - OMS espera que Jogos Olímpicos possam acontecer mas lembra riscos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que possam realizar-se os Jogos Olímpicos Tóquio2020, no próximo verão, mas lembra os riscos decorrentes da pandemia de Covid-19.

20h49 - Primeiro caso da variante da África do Sul identificado em Portugal. O primeiro caso de Covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi hoje identificado em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à Lusa a instituição. O caso identificado em Portugal, através da sequenciação genómica, foi já reportado pelo INSA às autoridades de saúde, que estão já "a realizar as devidas diligências para o rápido rastreio de contactos e interrupção da potencial cadeia de transmissão", referiu o INSA.

20h48 - Brasil notifica 56 mil novos casos e mais de mil óbitos pelo 4.º dia. As autoridades sanitárias brasileiras notificaram, esta sexta-feira, mais 56.552 casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (59.119). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 8.753.920, segundo o site do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde reporta ainda mais 1.096 mortos nas últimas 24 horas, um número inferior à véspera (1.316), mas o quarto dia consecutivo com um número diário acima dos mil óbitos. O total de vítimas mortais acumuladas, por motivo do vírus SARS-CoV-2, é de 215.243.

20h31 - Medicina Legal reforça capacidade de "conservação digna" de corpos. Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses adianta que estendeu a capacidade de refrigeração também aos hospitais permitindo a conservação adequada das vítimas da Covid-19.

20h29 - Falso polícia detido em Ovar a fiscalizar pessoas na rua. A PSP deteve hoje em Ovar, no distrito de Aveiro, um falso polícia que andava a fiscalizar pessoas na via pública em relação à sua circulação e à obrigação do uso de máscara, informou aquela força policial.

20h26 - França passa os 3 milhões de infetados com mais de 23 mil novos casos. As autoridades sanitárias francesas reportam hoje 23.292 novos casos de infeção, elevando o número total, desde o início da pandemia, para mais de 3 milhões de casos confirmados.

20h21 - Bolsonaro volta a questionar eficácia das vacinas contra o vírus. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, questionou hoje novamente a eficácia das vacinas contra a Covid-19, no momento em que o seu país, que enfrenta uma segunda vaga da pandemia, acaba de lançar a campanha nacional de vacinação.

"Afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina aí. Não se concluiu que a vacina seja perfeitamente eficaz", afirmou Bolsonaro, depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, órgão regulador do Brasil) ter dado a sua aprovação a dois imunizantes.

20h14 - Enfermeiros com reações incapacitantes? Efeitos são os esperados. Dores fortes, febre, astenia, mialgias intensas e cefaleias são algumas das reações adversas mais indicadas pelos profissionais de saúde, mas nenhum destes efeitos indesejados são novidade. Até agora, menos de 1% dos vacinados em Portugal manifestou efeitos secundários.

19h14 - Bélgica interdita viagens não essenciais ao estrangeiro. A Bélgica decidiu proibir a sua população de fazer viagens não essenciais ao estrangeiro, a partir da próxima quarta-feira até 1 de março, para travar a propagação da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o governo.

19h02 - Casos em crianças em idade escolar no Algarve quase duplicam. O número de crianças em idade escolar no Algarve infetadas com o novo coronavírus quase duplicou desde o Natal, face aos nove meses anteriores, informou hoje a delegada de Saúde regional.

18h48 - Vista aérea do centro de testagem em Sacavém, esta sexta-feira, onde é possível ver uma enorme fila de carros, com pessoas a aguardar a sua vez para fazer o teste ao novo coronavírus.

Notícias ao Minuto Centro de testagem da Unilabs, junto ao Parque das Nações, foi alargado recentemente© CARLOS COSTA/AFP via Getty Images

18h32 - Urgência do Santa Maria "entupida", doentes triados dentro de ambulâncias. Pelas 17 horas, estavam 14 ambulâncias à espera de entrar nas urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Presidente do Conselho de Administração garante que todos os doentes vão ser atendidos, mas avisa que "o sistema não está preparado para uma situação deste tipo".

18h13 - Metro de Lisboa vai passar a horário de verão nas linhas Azul e Amarela. O Metropolitano de Lisboa anunciou hoje que a partir de segunda-feira vai aplicar o horário de verão, nos dias úteis, nas linhas Amarela e Azul, tendo em conta a redução de utentes devido ao novo confinamento.

18h10 - Estirpe do Reino Unido "poderá ser mais mortal", diz Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico referiu durante uma conferência de imprensa, em Downing Street, que a nova estirpe do novo coronavírus identificada no Reino Unido "poderá ser mais mortal".

Segundo Boris Johnson, "além de se espalhar mais rapidamente agora também parece que há algumas provas de que a nova variante, a que foi inicialmente identificada em Londres e no sudeste, poderá estar associada a um maior grau de mortalidade".

Os dados foram analisados por cientistas do New and Emerging Respiratory Virus Threats Advisory Group e comunicados ao governo britânico. No entanto, os resultados são ainda preliminares.

18h09 - Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência". A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de "alta incidência" da pandemia de Covid-19, aos quais se aplicam restrições de viagens. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Estados Unidos, Estónia, Irão, Israel, Colômbia, Kosovo, Letónia, Líbano, Lituânia, Macedónia do Norte, México, Montenegro, Panamá, República Checa, Sérvia e Territórios Palestinianos.

18h08 - Suspender ensino à distância é escândalo e atentado à iniciativa privada. O presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Nuno Botelho, considerou hoje "um atentado à iniciativa privada, um escândalo e um abuso" a decisão do Governo de suspender o ensino à distância devido à pandemia de Covid-19.

18h06 - Ordem dos Enfermeiros lança campanha de sensibilização 'Fique em casa'. A Ordem dos Enfermeiros lançou hoje uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é "um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive nos hospitais".

18h02 - Espanha regista 42.885 novos casos e 400 mortes nas últimas 24 horas. A Espanha registou hoje 42.885 novos casos de Covid-19, elevando para 2.499.560 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol. As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 400 mortes atribuídas à covid-19 (menos quatro do que na quinta-feira), passando o total de óbitos para 55.441.

17h31 - OMS assegura 40 milhões de vacinas para países mais pobres. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a acordo com a Pfizer/BioNTech para a compra de 40 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, para permitir a imunização em países mais pobres, ao abrigo do programa COVAX.

17h26 - Marinha já fez mais de 30 mil contactos para rastreio e inquérito. Os militares da Marinha realizaram mais de 22.000 rastreios e 8.000 inquéritos epidemiológicos, desde 2 de dezembro de 2020, no âmbito do apoio à linha SNS24 para conter a propagação da Covid-19 em Portugal.

17h24 - Itália regista 13.633 novos casos e 472 mortes nas últimas 24 horas. Proteção Civil italiana notificou esta sexta-feira o registo de mais 13.633 novos casos de infeção por novo coronavírus, uma descida em relação ao dia anterior (14.078). Itália contabiliza agora um total de 2.441.854 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro. As autoridades de Saúde italianas notificam ainda mais 472 óbitos referentes às últimas 24 horas, um número inferior ao reportado na véspera (521).

17h23 - Reino Unido segue acima dos mil óbitos diários. O Reino Unido reporta esta sexta-feira mais 1.401 mortes associadas à Covid-19, uma subida em relação à véspera, em que foram registadas 1.290. Segundo o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico o total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 95.981.

16h18 - Hospital de Matosinhos abre 10 camas de enfermaria e vai alargar UCI. O Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, abre hoje 10 camas de internamento em enfermaria para Covid-19 e está a preparar o alargamento de capacidade da unidade de cuidados intensivos, revelou fonte hospitalar.

16h10 - Mulher violou confinamento e estava a atender ao público em Grândola. Uma mulher de 28 anos foi detida pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal, esta sexta-feira, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeita, no âmbito da pandemia de Covid-19, em Grândola.

16h00 - Alemanha deteta 1.º caso de Covid-19 de variante descoberta no Brasil. Segundo o ministro dos Assuntos Sociais do estado federal de Hesse, Kai Klose, um turista que aterrou esta quinta-feira no aeroporto de Frankfurt, precedente do Brasil, testou positivo à Covid-19.

15h57 - Espanha investiga se líderes militares passaram à frente na lista de vacinação. O ministério da Defesa espanhol lançou uma investigação interna para apurar se altas patentes do exército contornaram os protocolos de vacinação recebendo imunização antes do tempo, depois de uma reportagem do El Confidencial Digital.

15h39 - Portugal já administrou 212 mil vacinas contra a Covid-19. A vacinação que arrancou no final do passado mês de dezembro começou pelos profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes, e entretanto, já durante este mês, foi alargada aos profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos; profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares; e profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

15h24 - Novos máximos em número total de internados e de internados em UCI. Estão esta sexta-feira internadas 5.779 pessoas, (mais 149 do que ontem), sendo que, destas, 715 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 13). Estes dois números totais são novos máximos desde o início da pandemia em Portugal. Recorde-se que, no início da pandemia, durante a primeira vaga, o máximo de pessoas internadas foi de 1.302, a 16 de abril, e o máximo de internados em UCI foi de 271, a 7 de abril.

15h20 - Número de casos ativos mais do que duplica desde início de janeiro. Há 157.660 casos ativos nesta altura (mais 6.434 em relação ao último boletim). No início de janeiro (dia 1) este número era de 74.989, tendo esse balanço crescido em 82.671 casos até hoje (dia 22), uma subida de 110%.

15h18 - Portugal regista 13.987 casos e 234 óbitos (novo recorde) pela Covid-19. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, mais 13.987 novos casos (uma variação de 2,35%) e 234 óbitos - um aumento de 2,42% e um novo recorde - pelo novo coronavírus. Trata-se do quinto dia consecutivo com recorde diário de óbitos. A informação consta no mais recente boletim epidemiológico revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, o nosso país já registou 609.136 infeções e 9.920 óbitos.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal bate novo recorde e ultrapassa os 600 mil casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório