Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Covid-19: Três sintomas raros que provavelmente desconhece

Apesar da maioria dos indivíduos já estar a par dos principais sinais de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, existem outros indicadores da doença que tem de ter em atenção.

Covid-19: Três sintomas raros que provavelmente desconhece
Notícias ao Minuto

11:58 - 25/01/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sintomas de coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a perda de paladar e de olfato (anosmia), uma tosse seca persistente e temperatura elevada são os três principais sintomas da Covid-19. 

Adicionalmente, a OMS destaca outros sinais com menor incidência, tais como dores musculares, de cabeça e dores de garganta, diarreia ou descoloração dos dedos das mãos e dos pés. Salientando ainda três sintomas especialmente raros, conforme divulga o jornal britânico The Sun Online: 

Perda de audição

Especialistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, afirmam que ex-doentes reportaram a deterioração da sua audição, além de problemas como zumbidos. 

O estudo questionou 121 adultos admitidos no Hospital Wythenshawe. Os pacientes foram questionados pelo telefone durante um período de oito semanas após receberem alta hospitalar e 13.2% reportaram que a sua capacidade de audição tinha piorado.

É importante ter em mente que os danos auditivos também podem ser uma consequência natural do processo de envelhecimento e da exposição a ruídos demasiado elevados. 

Conjuntivite

Na grande maioria dos casos a conjuntivite é causada por bactérias ou infeções virais. Mais ainda, a condição pode ser provocada por alergias, como ao pólen - sendo denominada de conjuntivite alérgica. 

Os cientistas já haviam alertado que o SARS-CoV-2 pode entrar no corpo humano através dos olhos e que, por sua vez, as lágrimas podem propagar a infeção

Um estudo realizado por investigadores do Faculdade de Medicina da Universidade de Johns Hopkins University, em Baltimore, nos Estados Unidos, investigou indivíduos que haviam contraído a doença e consequentemente tinham se queixado de irritação nos olhos e de sofrerem de conjuntivite. 

Os cientistas afirmaram que foi detetada a "presença do vírus em amostras de lágrima e esfregaço conjuntival num subconjunto de pacientes com Covid-19". 

No relatório a equipa de investigadores disse que encontraram encontraram a expressão de ACE2 e TMPRSS2 em todos os espécimes oculares humanos testados e que o vírus era particularmente proeminente na conjuntiva e córnea

Queda de cabelo

A perda de cabelo ser o resultado de vários fatores, tais como envelhecimento, alterações hormonais e stress. 

Apesar da queda capilar não ser um dos sintomas mais comuns associados ao novo coronavírus, algumas pessoas que tiveram o vírus apontam-no como um dos efeitos secundários da condição. 

Segundo o jornal The Sun, uma sobrevivente que combateu o vírus em março disse que temia ficar calva e ser forçada a usar uma peruca, devido a mais de metade do seu cabelo ter caído. 

Grace Dudley de Essex, em Inglaterra, explicou à publicação que acordou com tufos de cabelo na almofada, enquanto outros indivíduos comentaram que também sofreram perda capilar extrema. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório