Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Portugal com mais 86 mortes; O "paciente 1" em Itália

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugal com mais 86 mortes; O "paciente 1" em Itália
Notícias ao Minuto

07:56 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um dos desejos mais transversais a todos os países do mundo para o novo ano que se avizinha é a vacinação da população contra a Covid-19 para que o mundo possa regressar à normalidade, a economia possa começar a recuperar e os cidadãos possam abraçar os seus. 

Um dia depois de o Reino Unido ter iniciado a sua campanha de vacinação, no dia 8 de dezembro, o coordenador do Plano Nacional de Vacinação de Portugal anunciou que, em princípio, as primeiras vacinas contra o novo coronavírus começarão a ser administradas à população de risco no início de janeiro, um ou dois dias após chegarem ao nosso país.

Também ontem, teve início o novo período de Estado de Emergência que irá vigorar até dia 23 de dezembro.

Antes, no dia 17 de dezembro, o Parlamento debaterá e votará a próxima renovação.

Quanto a números, Portugal somou, esta quinta-feira, 86 mortes e 3.134 casos de positivos de Covid-19, contabilizando assim um total de 5.278 vítimas mortais relacionadas com o SARS-CoV-2 e 335. 207 contágios desde o início da pandemia.

Pelo mundo os casos também continuam a acumular-se. A Alemanha registou mais 23.679 casos e 440 óbitos nas últimas 24 horas, os EUA 2.700 mortos e 220 mil contágios e o México mais 781 vítimas mortais e quase 12 mil novos casos.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h20 - Este registo termina aqui. Para ficar a par das últimas atualizações sobre a pandemia, no País e no Mundo, pode consultar o novo registo aqui

15h12 - A enfermeira que deu a primeira vacina contra Covid-19 está "muito orgulhosa" do momento. Recorde-se que, na terça-feira, dia 8 de dezembro, May Parsons administrou a vacina da Pfizer/BioNTech a Margaret Keenan, de 90 anos, no Reino Unido.

14h57 - As autoridades albanesas pediram hoje respeito pela proibição de fazer manifestações devido à pandemia de Covid-19, no dia em que está agendado um novo protesto contra a atuação violenta da polícia durante o recolhimento obrigatório.

14h55 - Com o acordo do Brexit fechado, a partir de 1 de janeiro, os britânicos podem ser impedidos de viajar para os países da Europa onde o número de contágios por Covid-19 seja mais alto. Explica a Sky News, que apenas um pequeno número de países com baixas taxas de SARS-CoV-2 estão isentos das regras que proíbem visitantes "não essenciais" de fora da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (EEE).

14h50 - Londres tem a maior taxa de infecção de coronavírus de Inglaterra, anunciou hoje o departamento nacional de estatísticas. Apesar disso, de acordo com os últimos números avançados pelas autoridades de saúde, o número de infeções estabilizou no país.

14h43 - A Uber quer que os EUA deem prioridade aos motoristas da app na administração da vacina contra a Covid-19 e, por isso, esta quinta-feira, enviou cartas aos governadores de todos os estados norte-americanos com este pedido.

14h42 - A Suécia bateu, esta quinta-feira, um novo recorde de novos casos diários de Covid-19. Em 24 horas, o país somou mais 7.935 infeções, revelaram as autoridades de Saúde do país. Este número 'ultrapassa' as 7.240 infeções que foram registadas em 20 de novembro

14h35 - A farmacêutica Moderna anunciou, esta quinta-feira, que já iniciou o estudo da vacina contra a Covid-19 para adolescentes entre os 12 e os 18 anos e que esta até já terá sido administrada num jovem a título experimental. Até ao momento, apenas tinham sido anunciadas vacinas para adultos.

14h31 - Jeff Gerson passou um mês em coma devido à Covid-19 e ao ficar curado quis escrever uma carta para todos os profissionais de saúde que ajudaram a este feliz desfecho. Conheça a história deste lutador aqui

14h29 - O diretor executivo do Programa Alimentar Mundial afirmou hoje estar preocupado com uma eventual "pandemia da fome" causada pelos efeitos da Covid-19, enquanto recebia o Nobel da Paz à distância devido à crise sanitária.

14h26 - A Rússia já inoculou mais de 150.000 pessoas contra o novo coronavírus com a vacina de fabrico russo Sputnik V, num processo iniciado a 05 de dezembro em Moscovo, anunciou hoje o centro que desenvolveu o fármaco.

14h23 - A Croácia registou 4.620 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o máximo diário desde o início da pandemia, e 53 mortes, anunciou hoje o Governo.

14h12 - Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 86 mortes relacionadas com a Covid-19 e 3.134 novas infeções pelo novo coronavírus, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

14h08 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas 11 novos casos positivos de Covid-19, sendo oito em São Miguel e três na Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde. De acordo com o boletim diário daquela entidade, nas últimas 24 horas foram realizadas 1.215 análises nos dois laboratórios de referência, havendo ainda a registar 44 recuperações, das quais 43 em São Miguel uma na ilha Terceira.

14h01 - O Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, tem quatro doentes e três funcionários infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Centro Hospitalar do Oeste. O primeiro caso foi detetado na segunda-feira após "um resultado positivo de um doente que se encontrava internado e que anteriormente tinha testado negativo", disse à agência Lusa a presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião.

13h53 - O jogo entre Nacional e Leixões, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, foi adiado, devido aos casos de infeção pelo novo coronavírus na formação de Matosinhos, anunciou hoje o clube madeirense.

13h41 - Cerca de uma centena de trabalhadores dos restaurantes, hotéis, cafés, pastelarias e similares manifestaram-se hoje, em frente ao Ministério do Trabalho, em Lisboa, para exigir apoios diretos aos trabalhadores e não só às empresas e pela reabertura imediata de estabelecimentos.

13h35 - Chegou a notícia de que todos esperávamos - a vacina contra a Covid-19 chega a Portugal em janeiro. Mas o que esperar? O médico virologista da SYNLAB Portugal e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Paulo Paixão, explica tudo num artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto. Leia-o aqui.

13h22 - O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) informa que deteve, no passado dia 7 de dezembro, na freguesia de Santa Maria dos Olivais, um homem com 43 anos, por ser suspeito da prática de três crimes de roubo, depois de ter sido libertado devido mais cedo devido à Covid-19.

13h14 - A ferramenta de registo clínico implementada nos meios do INEM e parceiros, o ITEAMS, permite às tripulações reportar situações Covid-19, em particular quando identificado risco para a saúde pública, explicou hoje o INEM na sua página de Facebook.

13h07 - Cerca de 1.700 passageiros de um navio cruzeiro da Royal Caribbean permaneceram em isolamento durante 16 horas depois de um idoso, de 83 anos, ter testado positivo para a Covid-19. Apesar do pânico, tudo não passou de um susto, pois tratou-se de um "falso positivo", informaram hoje as autoridades de Singapura. De acordo com a Reuters, depois de ter tido um resultado positivo ao teste efetuado na embarcação, o homem foi transportado até a uma unidade hospitalar onde efetou outros três testes, todos com resultados negativos.

13h04 - O número de infetados pela Covid-19 num lar de idosos de uma freguesia rural do concelho de Portalegre subiu de seis para 38, disse hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

13h00 - O surto de Covid-19 no lar residencial de Pombal da Cercipom, que infetou 39 pessoas, entre utentes e funcionários, está controlado, disse hoje à agência Lusa a diretora-geral da instituição que apoia pessoas com deficiência ou incapacidade.

12h57 - O diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC), John Nkengasong, disse hoje que o continente está muito mais bem preparado para enfrentar uma vaga pandémica do que há 11 meses.

12h50 - Uma utente de um dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (Portalegre) é a primeira vítima mortal do surto de Covid-19 na instituição, disse hoje à agência Lusa fonte da administração.

12h48 - O diretor do Africa CDC, John Nkengasong, considerou hoje que, agora que o ocidente iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19, "seria terrível que o mundo recebesse as vacinas, mas não o continente africano".

12h40 - Bill Gates e a mulher, Melinda, vão doar 250 milhões de dólares adicionais - cerca de 206 milhões de euros - para o combate à pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito esta quinta-feira e o valor será usado para apoiar a inovação contínua de testes, tratamentos e vacinas, assim como num melhor método de distribuição seguro e equitativo, cita a Forbes.

12h34 - Mais de 45 mil pessoas morreram ou suspeita-se que tenham morrido de Covid-19 até maio em Espanha, cerca de 18.000 mais do que o número de mortes associadas à doença fornecido pelas autoridades nacionais, segundo dados publicados hoje.

12h29 - Um surto provocado pelo novo coronavírus atinge 61 utentes e 25 funcionários nos dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

12h25 - Sete concelhos a Norte registaram, entre a última semana de novembro e primeira de dezembro, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção e 31 concelhos um decréscimo superior a essa percentagem, segundo o relatório da ARS-N.

12h21 - Conselho da DGS. Se tiver tosse, febre, dificuldade respiratória, perda de olfato e perda ou diminuição do paladar deve ligue SNS 24: 808 24 24 24.

12h19 - A Associação Dignitude vai lançar uma campanha de angariação de fundos na próxima segunda-feira a convidar os portugueses a doar o troco das compras realizadas nas farmácias para ajudar pessoas afetadas pela pandemia de Covid-19.

12h15 - O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, adiantou hoje que a região já assegurou os "meios técnicos e logísticos" para receber, até final de janeiro, 20 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

12h07 - Uma criança de quatro anos foi infetada em Itália com o novo coronavírus a 21 de novembro de 2019, mas na altura foi confundido com sarampo, indica um estudo da Universidade de Milão, publicado na revista Emerging Infectious Diseasese.

12h00 - Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveram, em colaboração com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, um sistema que identifica automaticamente as características radiológicas da Covid-19, foi hoje anunciado.

11h59 - A pandemia de Covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.570.398 pessoas em todo o mundo desde que foi detetado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo uma contabilização da agência de notícias AFP.

11h51 - O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova apelou hoje ao reforço das regras de prevenção da propagação do novo coronavírus na quadra natalícia e alertou os munícipes para não descurarem as medidas de segurança.

11h49 - O abate em massa de visons, para evitar a propagação do novo coronavírus, pode ter contaminado as águas subterrâneas da Dinamarca, avançou hoje a Radio 4.

11h31 - O Governo da Bielorrússia vai restringir a saída do país aos seus nacionais e estrangeiros residentes a partir do 21 de dezembro, como medida para combater a pandemia do novo coronavírus, divulgaram hoje as autoridades.

11h26 - O número de mortes por Covid-19 em Portugal quase duplicou na segunda vaga da pandemia, avança o jornal Público, esta quinta-feira. De acordo com a publicação, nos primeiros cinco meses da pandemia, Portugal registou 1.735 mortes por Covid 19. Já entre o início de agosto e dezembro, o número de óbitos quase duplicou: 3.229 pessoas perderam a vida em apenas quatro meses, vítimas do SARS-CoV-2.

11h15 - O presidente do Instituto de Vigilância de Saúde Robert-Koch (RKI) classificou hoje como preocupante o atual aumento do número de infeções por Covid-19 na Alemanha e defendeu a necessidade de adotar novas medidas restritivas.

11h13 - Setenta e uma pessoas estão infetadas pela Covid-19 no lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva, em Olhalvo, no concelho de Alenquer, sendo meia centena utentes e 21 funcionários, disse hoje o delegado de saúde.

11h02 - A ativista Zhang Zhan, detida há seis meses na China depois de ter feito reportagem sobre o surto de Covid-19 de Wuhan, terá sido amarrada pelas autoridades chinesas e alimentada à força, através de uma sonda gástrica, após iniciar greve de fome, garantiu o advogado da jovem ao The Guardian.

10h49 - África registou 352 mortes devido à covid-19 e mais 19.578 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 54.916 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

10h22 - Conselho DGSA aplicação móvel de rastreio de contactos nacional, StayAway Covid, veio possibilitar a deteção automática de contactos com elevado risco de contágio. "Instale de forma anónima e segura", apelam as autoridades de saúde.

10h11 - 950 mil pessoas serão vacinadas até fevereiro em Portugal, afirmou Francisco Ramos no programa 'Grande Entrevista' da RTP, na noite de quarta-feira.

09h58 - Cabo Verde pretende seduzir cidadãos europeus, americanos e de países de língua portuguesa para trabalharem remotamente a partir do arquipélago, através de um programa que permite estadias de seis meses com um visto temporário de trabalho.

09h28 - A China voltou hoje a detetar vestígios do novo coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil, informaram as autoridades da cidade de Tongzhou, na província de Jiangsu.

09h19 - A Rússia somou mais 27.927 casos confirmados do novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando o total nacional desde o início da pandemia para os 2.569.126. Os dados foram revelados esta quinta-feira. 

09h00 - As autoridades e imprensa oficial chinesas estão a distorcer comentários e estudos sobre a origem do novo coronavírus para sugerir que este começou no exterior e não em Wuhan, onde ocorreu o primeiro surto, analisando jornais e declarações de investigadores.

08h57- A restauração continua a ser penalizada pelas medidas de combate à pandemia, sendo que os dados mais recentes da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revelam que quase metade dos restaurantes em espaços arrendados já têm rendas em atraso. 

08h46 - A GNR, desde o início da pandemia Covid-19, através de militares do núcleo de matérias perigosas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, procedeu à descontaminação de mais de 500 instalações em todo o território nacional.

08h40 - Ethel Sinclar é uma verdadeira lutadora. Depois de derrotar a Covid-19, aos 100 anos, a idosa foi a primeira a receber a vacina contra o novo coronavírus, esta quarta-feira, em Belfast. Aos jornalistas, depois de ser vacinada, a irlandesa revelou que mais anseia é ter de volta o seu paladar. Veja aqui

08h35 - Um estudo realizado em  46 países e 44 estados dos EUA, publicado na Nature Communications e citada pela CNN, descobriu que os infetados com Covid-19 do sexo masculino têm "quase três vezes mais probabilidade" de exigir internamento nos cuidados intensivos e quase 1,4 vezes mais probabilidade de morrer do que as mulheres.

08h21 - Conselho DGS. Porque nunca é demais relembrar: "O distanciamento físico é uma das medidas mais eficazes para travar a transmissão do vírus. Proteja-se a si e aos outros".

08h07 - Ser pai é difícil no melhor dos cenários, mas a pandemia criou todo um novo conjunto de desafios. A perda de empregos e as dificuldades financeiras estão a afetar milhões de famílias e aqueles que têm a sorte de trabalhar estão a ter dificuldades em conciliar o teletrabalho com os filhos a trepar pelas paredes em casa. Nesta galeria, realizada pela secção de Lifestyle, pode ver como a Covid-19 está a afetar as mães.

08h00 - O Canadá também já aprovou a vacina da Pfizer. "É segura, eficaz e de boa qualidade", admitiu, através de um comunicado, a Health Canada, depois de uma "rigorosa" análise.

07h51 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 12 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo um por contágio local e os restantes oriundos do exterior.

07h47 - A Colômbia aprovou na quarta-feira uma lei que garante o acesso universal e gratuito à vacinação contra a Covid-19 "para todos os colombianos", a partir de 2021.

07h41 - A Colômbia registou na quarta-feira 7.523 novos casos de Covid-19, aumentando o número de pessoas no país que padeceram da doença para 1.392.133, informou o Ministério da Saúde, que anunciou existirem mais 150 mortes.

07h25 - Os Estados Unidos registaram 2.772 mortes provocadas por Covid-19 e 220.481 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h22 - A Índia registou 412 mortos por covid-19 e 31.521 novos infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Ministério da Saúde indiano.

07h15 - O México registou 781 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 11.974 infetados nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 111.655 e o de casos para 1.205.229, informaram as autoridades mexicanas.

07h11 - O acesso universal à vacina contra a Covid-19 vai ser o grande desafio dos direitos humanos para 2021, no mundo, disse à agência Lusa o diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto.

07h08 - A Alemanha registou mais 23.679 casos (mais 1,94%) e 440 mortes (uma variação de 2,21% em relação a ontem) pela Covid-19. Os dados são relativos às últimas 24 horas e foram revelados esta quinta-feira pelas autoridades de Saúde.

07h01 - O coordenador do Plano Nacional de Vacinação anteviu que, em princípio, as primeiras vacinas contra a Covid-19 começarão a ser administradas à população de risco no início de janeiro, um ou dois dias após chegarem a Portugal.

7h00 - Bom dia! Começa aqui o registo desta quarta-feira sobre o novo coronavírus. Poderá acompanhar todas as atualizações, em Portugal e no Mundo, aqui ao longo do dia. Para recordar o que aconteceu ontem o melhor é clicar aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Testes no Parlamento 5.ª feira; 53.453 novos casos no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório