Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Testes no Parlamento 5.ª feira; 53.453 novos casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Testes no Parlamento 5.ª feira; 53.453 novos casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:18 - 09/12/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 70 óbitos e 4.097 casos confirmados de Covid-19, elevando o total acumulado de vítimas mortais para 5.192 e o de contágios para 332.073.

O número de pessoas internadas voltou a aumentar, havendo neste momento 3.332 doentes hospitalizados (mais 69 no último dia), dos quais 504 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (mais quatro). 

O Parlamento debaterá e votará a próxima renovação do Estado de Emergência devido à pandemia de Covid-19 no dia 17 de dezembro e, se houver novo prolongamento, no plenário de 6 de janeiro de 2021.

Recorde-se que esta quarta-feira, teve início o novo período do Estado de Emergência em Portugal, que vigora até 23 de dezembro, com um total de 113 concelhos do Continente em risco de transmissão de Covid-19 extremamente elevado ou muito elevado. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h43 - Após o Brasil ter registado um aumento nas mortes e infeções pelo novo coronavírus nas últimas semanas, o Presidente do país, Jair Bolsonaro, avaliou hoje que o Governo "se comportou muito bem" na pandemia.

O Ministério da Saúde informou, esta quarta-feira, que poderá antecipar a imunização ainda para o corrente mês, ou para o início de janeiro de 2021, se a farmacêutica Pfizer conseguir uma autorização de emergência junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisaórgão regulador).

"Se a Pfizer conseguir a autorização de emergência e nos adiantar alguma entrega, o início da vacinação pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro, mas em quantidades pequenas, de uso de emergência", afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em entrevista ao canal televisivo CNN Brasil.

23h36 - Surto em lar de freguesia do Crato com 40 infetadosUm surto de Covid-19 num lar de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, infetou, pelo menos, 40 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

23h30 - Ciberataque à agência europeia pirateou documentos ligados a vacinas. Documentação relacionada com as vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da BioNTech foi hoje pirateada num ataque cibernético contra a Agência Europeia do Medicamento (AEM), anunciou a farmacêutica norte-americana Pfizer.

23h22 - Leixões anuncia três novos casos de infeçãoTrês elementos da estrutura profissional do Leixões que se encontravam em isolamento profilático testaram hoje positivo para o novo coronavírus, subindo para 15 os casos confirmados entre os leixonenses.

23h09 - Lar do Gualdim em Santarém com 30 casos ativosSantarém tem, desde terça-feira, um novo surto da Covid-19 num lar, no Centro Social Interparoquial do Gualdim, que, segundo o boletim do município divulgado hoje, conta com 30 casos ativos.

23h04 - O aumento de casos nos Estados Unidos está a colocar uma grande pressão sobre as unidades hospitalares, com os hospitais a relatarem falta de profissionais e a atingir o limite. De acordo com o The Guardian, que analisou dados do Governo norte-americano, as camas de Cuidados Intensivos destinadas a doentes Covid estão quase lotadas.

22h37 - Parlamento inicia na quinta-feira testes a deputados e outras pessoas da AR. O Parlamento inicia na quinta-feira a realização de testes rápidos ao coronavírus (testes de deteção de antigénio) como medida complementar de prevenção destinada a diminuir o risco de casos positivos no hemiciclo

22h34 - Profissionais do Santa Maria exaustos mas com "sentido de missão". O presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte destacou hoje o "sentido de missão" dos profissionais da instituição no combate à pandemia da Covid-19, muitos dos quais em situação de exaustão, mas sem "lamentações e queixas".

22h26 - Madeira com mais 29 casos todos de transmissão local. A Madeira regista hoje 29 novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, passando a contabilizar 963 situações de infeção, das quais 268 são ativas, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

22h13 - O Brasil reportou 53.453 novos casos e mais 836 mortes, divulgou, esta quarta-feira, o Ministério da SaúdeDesde o início da pandemia de Covid-19 no país, 6.728.452 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus e 178.995 morreram.

Os dados mais recentes indicam ainda que 5.901.511 pessoas recuperaram da doença e 647.946 estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde.

22h08 - Presidente da Câmara de Sardoal com alta hospitalar ao fim de 19 dias. O Presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, infetado com o novo coronavírus, revelou hoje ter tido alta hospitalar na terça-feira, 19 dias depois de ter sido internado no Hospital de Abrantes com problemas respiratórios, febre e tosse.

21h49 - Com 100 anos, Ethel Sinclair, tornou-se a primeira residente de um lar em Belfast, no Reino Unido, a receber a vacina da Pfizer contra o novo coronavírus, esta quarta-feira. A idosa já contraiu a doença de Covid-19. De acordo com a Sky News, após receber a vacina, Sinclair disse: "Espero que me devolva o paladar e olfato".

21h34 - Pedro Sánchez disse, esta quarta-feira, em entrevista à Telecinco, que o acesso à vacina em Espanha será "equitativo". "Vivam onde viverem, vão poder vacinar-se", afirmou, referindo que os grupos mais vulneráveis terão prioridade.

21h21 - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu aos cidadãos prudência durante o Natal e Ano Novo. "Não podemos considerar normal que mais de 500 pessoas morram por dia no nosso país", disse, numa entrevista à Telecinco.

21h06 - Guterres critica corrida dos mais ricos à vacina e pede apoio para África. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou hoje que esteja a decorrer uma corrida entre países para conseguir rapidamente a imunização das suas populações contra a Covid-19, fenómeno que designou como "vacinismo".

O secretário-geral da INU denunciou que o "vacinismo" avança "a todo vapor", recuperando um termo que já usava em setembro passado para alertar os líderes internacionais sobre a necessidade de as vacinas serem um "bem público global".

21h02 - África do Sul anuncia que enfrenta "segunda vaga". A África do Sul, país mais afetado do continente africano, anunciou que enfrenta uma "segunda vaga" de Covid-19, de acordo com um comunicado emitido hoje pelo ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

19h58 - Israel vai começar a vacinação em 27 de dezembro O Governo israelita anunciou que vai começar a administrar vacinas contra a Covid-19 em 27 de dezembro e que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, será o primeiro a recebê-la, para dar o exemplo.

19h42 - 110 casos entre reclusos e trabalhadores ligados às prisões. Cento e dez casos ativos de infeção com o novo coronavírus foram hoje contabilizados entre reclusos (37), trabalhadores do quadro da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (65) e pessoal de empresas externas ligadas às prisões, indicou a instituição.

19h36 - Os reguladores britânicos recomendaram que a vacina da Pfizer deve ser evitada em pessoas com histórico clínico de alergias graves, após duas pessoas que foram vacinadas na terça-feira desenvolverem uma reação alérgica. Sobre como será o processo em Espanha, o ministro da Saúde, Salvador Illa, referiu que "serão tomadas medidas correspondentes", conforme as autorizações dadas no quadro europeu para as diferentes vacinas, reporta o El País.

19h31 - Machico suspende atendimento presencial devido a aumento de casos. A Câmara de Machico suspendeu o atendimento presencial nos serviços municipais devido ao "aumento significativo" do número de casos de Covid-19 no concelho nos últimos dias, indicou a autarquia num edital hoje publicado.

19h15 - França regista quase 15 mil novos casos em 24 horas. A França registou nas últimas 24 horas 14.595 novos casos, tendo no total sido já confirmados 2.324.216 casos da doença Covid-19 no país desde o início da pandemia, segundo dados avançados hoje pelas autoridades de saúde.

Este número está ainda muito acima do máximo de 5 mil novos casos estabelecido pelo Governo de forma a poder haver um desconfinamento no país a partir de 15 de dezembro

19h12 - Ucrânia vai fechar escolas, lojas e restaurantes em janeiroA Ucrânia vai encerrar escolas, universidades, estabelecimentos comerciais não essenciais, restaurantes, salas de cinema e pavilhões desportivos de 08 a 24 de janeiro, medidas destinadas a travar a propagação da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Governo ucraniano.

18h50 - Pentágono vai começar a vacinar militares dos EUA. O Pentágono vai distribuir um primeiro lote de 44.000 doses da vacina contra a Covid-19, a partir da próxima semana, e dará prioridade a milhares de socorristas e médicos, além dos oficiais militares de topo dos EUA.

18h48 - CPLP quer solidariedade entre Estados-membros na distribuição de vacinas. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelou à solidariedade, cooperação e colaboração entre todos os nove Estados-membros da comunidade na distribuição e aplicação das vacinas contra a Covid-19, disse hoje fonte oficial.

18h43 - Cabo Verde reporta mais 74 novos casos nas últimas 24 horas. Cabo Verde reportou mais 74 novos casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 11.192 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

18h36 - Espanha tem 9.773 novos casos mas contágios estão a baixar. A Espanha registou desde segunda-feira 9.773 novos casos de Covid-19, elevando para 1.712.101 o total de infetados no país, com o nível de contágios a continuar a descer, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram nos últimos dois dias 373 mortes atribuídas, passando o total de óbitos para 47.019.

18h33 - Loures pretende que seja revista situação de risco muito elevado. A Câmara de Loures pretende que seja revista a situação de risco muito elevado atribuída ao município, apontando para a existência de uma discrepância do número que é reportado pelas autoridades locais e pela Direção-Geral da Saúde.

18h28 - Surto em Misericórdia de Mondim de Basto atinge os 98 infetados. O lar da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto tem 80 utentes e 18 funcionários infetados pelo novo coronavírus, sendo o "principal foco" da pandemia no concelho, segundo informações divulgadas pelo município.

18h17 - Lar da Misericórdia de Marvão com 35 infetados e um óbito. Um surto de Covid- 19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (Portalegre), infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, tendo também já sido registado um óbito, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

18h13 - ONU pede ao Governo do Brasil que dê o exemplo na luta contra a pandemia. A Alta-Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu hoje ao Governo do Brasil que dê o exemplo à população no combate à pandemia.

18h07 - Ordem dos Médicos defende alteração da lei das juntas médicas. O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje que deveria aproveitar-se o momento em que se está a analisar diplomas para recuperar a atividade das juntas médicas para se trabalhar na mudança da lei e adaptá-la à realidade.

18h03 - O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, informou, esta quarta-feira, que a taxa de incidência do novo coronavírus no país baixou, sendo de 193 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Um valor que não se registava desde agosto, reporta o El País.

17h58 -  O diretor-geral de Saúde de Inglaterra, Chris Whitty, alertou hoje para o "desastroso" aumento de casos se os cidadãos deixarem de cumprir ao distanciamento social agora que o programa de vacinação começou, reporta o The Guardian.

O Reino Unido está, desde esta terça-feira, a vacinar a população contra a Covid-19. O país foi o primeiro no mundo a autorizar a utilização da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech.

17h51 - Mortes em Itália baixaram para 499 nas últimas 24h e há menos novos casos. A Itália registou 499 mortes atribuídas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 09 de novembro, e as novas infeções continuam a diminuir, com 12.756 desde terça-feira, informou o Ministério da Saúde.

17h47 - Arrancou o Programa Lisboa Protege. As empresas da restauração, comércio, retalho e atividades artísticas podem solicitar, a partir de hoje, apoio a fundo perdido, no âmbito do programa Lisboa Protege, para mitigar o impacto da Covid-19 no setor.

17h45 - Se ainda não teve oportunidade de conferir o boletim diário sobre o novo coronavírus, veja: 

17h35 - Canadá aprova utilização de vacina da Pfizer. As autoridades de saúde do Canadá aprovaram hoje a utilização da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer e o país deverá receber nos próximos dias as primeiras doses.

O Canadá deverá receber até 249.000 doses da vacina da Pfizer/BioNTech este mês e quatro milhões de doses até março.

17h21 - Francisco Rodrigues dos Santos em isolamento profilático. O presidente do CDS esteve com Francisco Mota, líder da JP, que testou positivo à Covid-19. Até dia 18 dezembro, o dirigente deverá ficar em isolamento. Para além de Francisco Rodrigues dos Santos, António Carlos Monteiro, Filipe Lobo d'Ávila, Diogo Feio e o fotógrafo do partido também se encontram em confinamento.

17h12 - Vacinação deve ser feita por enfermeiros em unidades de saúde. A Ordem dos Enfermeiros reiterou hoje a necessidade de a vacinação contra a Covid ser realizada por enfermeiros em unidades de saúde face à possibilidade de ocorrerem reações alérgicas como as registadas em dois casos no Reino Unido.

17h11 - Reino Unido regista menos mortes mas mais contágios por Covid-19. O Reino Unido registou 533 mortes, uma descida em relação à véspera, e 16.578 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quatro mil a mais do que no dia anterior, segundo o Ministério da Saúde britânico.

17h08 - Quatro leões que contraíram Covid-19 no zoo de Barcelona estão curados. Quatro leões do jardim zoológico de Barcelona, capital da região espanhola da Catalunha, foram contagiados pela Covid-19 em novembro, mas já estão curados da doença, anunciou a instituição.

17h07 - Cinco militares da GNR de Amares infetados e 15 em isolamento. Cinco militares da GNR de Amares estão infetados com covid-19 e 15 operacionais estão em isolamento, adiantou hoje à Lusa o presidente da câmara municipal de Amares, que garantiu que "a segurança do território não está em causa".

17h06 - Natal e Ano Novo: Recolher às 2h00 é só nos concelhos de maior risco. O recolher obrigatório às 02h00 nas noites de 24, 25 e 31 de dezembro apenas se aplica nos concelhos de risco elevado, muito elevado e extremo de transmissão pelo novo coronavírus, deixando de fora os concelhos de risco moderado.

17h04 - Cerca de 70 países conseguirão vacinar apenas uma em cada dez pessoas. Cerca de 70 países em desenvolvimento, onde se incluem seis lusófonos, só terão vacinas suficientes para imunizar uma em cada dez pessoas contra a Covid-19 em 2021, alertou hoje uma coligação de organizações internacionais.

16h12 - O 'chef' Marco Gomes teve quebras de 75% no seu restaurante, o Oficina, no Porto, e para enfrentar a crise causada pela pandemia de covid-19 apostou na venda 'on-line' de vinhos e de refeições embaladas em vácuo.

16h09 - Os pagamentos no âmbito do programa Apoiar.PT, que disponibiliza 750 milhões de euros a fundo perdido, vão começar a ser feitos em dezembro, avançou hoje o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

16h06 - O surto de covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora), que envolveu mais de uma centena de infetados e provocou sete mortos, está "controlado", garantiu hoje o provedor da instituição, Jorge Rosa.

16h00 - A Igreja Católica congratulou-se hoje com as medidas anunciadas pelo Governo que permitem a celebração do Natal, mas apelou para que o reencontro de famílias seja acompanhado de todas as cautelas. Dentro das orientações, faremos as devidas celebrações, com responsabilidade, com todos os cuidados, para que seja uma celebração de alegria, de festa, de paz", declarou Manuel Barbosa, manifestando o desejo de que "isso contribua, com todos os cuidados, para que haja segurança e não haja contágios nem haja um agravar da situação".

15h47 - A candidata presidencial Ana Gomes mostrou-se hoje "confiante" de que o plano de restruturação da TAP do Governo procurará uma solução que "preserve" e não afete a "capacidade estratégica" da companhia aérea portuguesa. A apresentação deste plano à Comissão Europeia até quinta-feira é uma exigência da Comissão Europeia, no quadro da concessão de um empréstimo do Estado de até 1.200 milhões de euros à TAP para fazer face às dificuldades da companhia decorrentes do impacto da pandemia de covid-19 no setor da aviação.

15h43 - O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, afastou hoje a possibilidade de se instaurar uma cerca sanitária no concelho Machico devido ao aumento de casos de covid-19 naquela região.

15h37 - O número de infetados pelo surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, subiu de 36 para 38, encontrando-se quatro utentes hospitalizados, divulgou a instituição.

15h15 - Açores com 27 novos casos e três novas cadeias de transmissão. Os Açores registaram nas últimas 24 horas 27 novos casos positivos de Covid-19, sendo 16 em São Miguel e 11 na ilha Terceira, e foram detetadas três novas cadeias de transmissão da doença.

15h00 - Sputnik V. Rússia recomenda 42 dias sem álcool após ser tomada a vacina. A vice-primeira-ministra, Tatiana Golíkova, divulgou as principais exigências para os vacinados. A proposta nacional - Sputnik V - tem um eficácia anunciada de 95% e, com a sua toma, vêm algumas recomendações.

A vice-primeira-ministra, Tatiana Golíkova, responsável pelo plano de vacinação, alertou os cidadãos vacinados que estes "devem evitar locais públicos e reduzir a ingestão de drogas e álcool, que podem suprimir o sistema imunitário, nos primeiros 42 dias após a aplicação da primeira das duas doses".

Boa tarde. Pode acompanhar aqui todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório