Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Sobreviveu à Covid e passou meses a identificar quem lhe salvou a vida

Jeff Gerson passou um mês em coma e quando ficou curado quis escrever uma carta para todos os profissionais de saúde que ajudaram a este feliz desfecho.

Sobreviveu à Covid e passou meses a identificar quem lhe salvou a vida
Notícias ao Minuto

14:48 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

"Se está a receber esta carta, é porque eu tomei conhecimento de que contribuiu para salvar a minha vida". É desta forma que começa uma missiva escrita pelo norte-americano Jeff Gerson, de 45 anos, que, após ter sobrevivido à Covid-19, quis escrever uma carta a todos os profissionais de saúde que o ajudaram a vencer esta batalha.

Internado a 18 de março no NYU Langone Tisch Hospital, em Nova Iorque, o homem sofria de falta de ar, febre e uma tosse incontrolável. Um dia depois, foi-lhe diagnosticado o novo coronavírus e necessitou de ser ligado a um ventilador, conta a CNN

Após ter sobrevivido, o norte-americano pensou que tinha de agradecer a todos os que o ajudaram num dificílimo momento da sua vida. Então, passou cinco meses a identificar todos os profissionais de saúde que o ajudaram a recuperar e escreveu uma carta. No final, tinha 116 nomes. 

Assim, em novembro, escreveu um email que reencaminhou ao administrador da Unidade Hospitalar, pedindo-lhe que o transmitisse a todos os médicos, enfermeiros e terapeutas respiratórios envolvidos no final feliz: "Só depois de muito esforço da minha parte para encontrar os vossos nomes é que percebi quantos estavam na minha equipa de cuidados", apontou Jeff. 

À CNN, o homem acrescentou que se sente "tremendamente agradecido e sortudo" por ter vencido a Covid-19 e poder contar o que se passou. "A história, se há uma, não é necessariamente que eu sobrevivi, mas que estas pessoas salvaram a minha vida. Senti a necessidade de os encontrar, saber os seus nomes e agradecer-lhes". 

De recordar que os Estados Unidos registaram 2.772 mortes provocadas por Covid-19 e 220.481 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório