Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: EUA a um passo de vacinação em massa. 'Bazuca' desbloqueada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA a um passo de vacinação em massa. 'Bazuca' desbloqueada
Notícias ao Minuto

15:20 - 10/12/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal somou, esta quinta-feira, 86 mortes e 3.134 casos de positivos de Covid-19, contabilizando assim um total de 5.278 vítimas mortais relacionadas com o SARS-CoV-2 e 335.207 contágios desde o início da pandemia. O número de recuperados é novamente superior ao de novos casos: 4.848.

Já durante o dia de ontem, teve início o novo período de Estado de Emergência que irá vigorar até dia 23 de dezembro. Antes, no dia 17 de dezembro, o Parlamento debaterá e votará a próxima renovação.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h38 - Um painel de especialistas do regulador de medicamentos nos Estados Unidos, a FDA, votou, esta quinta-feira, a favor da recomendação do “uso de emergência” da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. A FDA vai agora decidir se aceita ou não a recomendação do comité. Depois, outro comité terá de dar o parecer final para que comece a vacinação em massa no país. A expetativa é que isso aconteça nos próximos dias, numa reunião marcada para domingo.

23h22 - O governo israelita decidiu hoje não aplicar novas restrições embora tenham aumentado esta semana os casos de covid-19, mas advertiu que, se a pandemia disparar, até poderá vir a ocorrer novo confinamento total. A decisão do governo foi a de não apertar as restrições até que o número de novas infecções diárias atinja os 2.500 casos, informou o Gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, em comunicado.

22h56 - A Casa Branca, sob a égide do Presidente cessante, o republicano Donald Trump, tem mais de duas dúzias de eventos natalícios agendados, apesar da pandemia e das medidas implementadas para mitigar a sua propagação no país. A época natalícia está aí à porta e este ano chega em plena pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2. Contudo, o aumento de infeções no país mais afetado pela covid-19 não demoveu a Casa Branca de manter os eventos previstos para este período, como se decorressem em condições semelhantes às de anos anteriores, entre os quais o Congressional Ball, hoje à noite.

22h28 - Angola registou mais 121 infeções pelo novo coronavírus e quatro mortes, nas últimas 24 horas, anunciou hoje a ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta. Dos novos casos, 51 foram notificados em Luanda, 27 em Cabinda, 21 na Lunda Sul, sete na Lunda Norte, seis no Moxico, três no Zaire e dois em Benguela, indicou Sílvia Lutucuta na atualização dos dados relativos à covid-19.

21h55 -   Brasil soma mais 770 mortos e ultrapassa os 179 mil óbitos. O Ministério da Saúde brasileiro reportou hoje a contabilização de 770 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, levando o país a totalizar 179.765 óbitos desde o início da pandemia. De acordo com o último boletim epidemiológico, o Brasil somou ainda 53.347 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, concentrando 6.781.799 pessoas diagnosticadas.

20h55 - Terceira vítima mortal na Madeira - Um mulher de 80 anos é a terceira morte registada hoje na Região Autónoma da Madeira associada à Covid-19, informou o Serviço Regional de Saúde do arquipélago.

20h49 - Hospital das Forças Armadas de Lisboa recebe três ventiladores - O Hospital das Forças Armadas (HFAR), em Lisboa, recebeu hoje três ventiladores, no âmbito do combate à pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, anunciou em comunicado o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

20h38 - A Rússia registou em outubro passado perto de 50.000 mortes suplementares em relação ao mesmo mês de 2019, número significativamente mais elevado que o de óbitos declarados de Covid-19, indicam hoje estatísticas oficiais russas.

19h27 - Os surtos de Covid-19 detetados num lar do concelho de Évora e no hospital da cidade registaram os primeiros óbitos e o número de casos associados aumentou, disse hoje o presidente do município.

19h15 - O número de vítimas mortais do surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, no Alentejo, subiu para quatro, com a morte de mais dois utentes, disse hoje à agência Lusa o provedor. Os dois utentes, um homem e uma mulher, com idades na casa dos 80 anos, morreram no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde estavam internados, precisou António Sargento, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), no distrito de Beja.

18h43 - Um surto registado no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Barcelos infetou sete profissionais e 10 doentes com o novo coronavírus, mas a situação "já está controlada", disse hoje o presidente do Conselho de Administração. Em declarações à Lusa, Joaquim Barbosa referiu que os profissionais infetados são quatro enfermeiros e três assistentes operacionais.

18h37 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia fecharam hoje em Bruxelas um acordo em torno do quadro orçamental até 2027 e do Fundo de Recuperação, anunciou o presidente do Conselho Europeu. O presidente do Conselho Europeu acrescenta que este pacote de recuperação de um montante global de 1,8 biliões de euros, por muitos designado como a 'bazuca' para combater a crise provocada pela pandemia da Covid-19, está assim a postos para impulsionar "a transição verde e digital" da Europa.

17h56 - A Formula 1 anunciou, através de um comunicado publicado através das plataformas oficiais ao final da tarde desta quinta-feira, que Lewis Hamilton está recuperado de uma infeção pelo novo coronavírus e vai, por isso, correr em Abu Dhabi.

17h48 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje aos países africanos para desenvolverem uma maior colaboração com as suas comunidades de forma a melhorar a adoção das vacinas contra a Covid-19 quando estas estiverem disponíveis.

17h46 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a pandemia de Covid-19 no país está a terminar, embora o país registe um aumento de casos e de mortes provocadas pela doença nas últimas semanas. "Me permite falar um pouco do Governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso Governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia", disse Bolsonaro, durante um discurso em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

17h41 - Um surto de infeção pelo novo coronavírus no lar de Outeiro, uma aldeia do concelho de Bragança, está a afetar a maioria dos utentes e alguns funcionários, com 45 casos positivos confirmados, disse hoje à diretora-técnica.

17h33 - "Se está a receber esta carta, é porque eu tomei conhecimento de que contribuiu para salvar a minha vida". É desta forma que começa uma missiva escrita pelo norte-americano Jeff Gerson, de 45 anos, que, após ter sobrevivido à Covid-19, quis escrever uma carta a todos os profissionais de saúde que o ajudaram a vencer esta batalha.

17h26 - A apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres revelou na conta oficial de Instagram do seu programa de televisão que foi infetada com o novo coronavírus. "Olá a todos, gostaria de vos dizer que testei positivo para a Covid-19. Felizmente, estou-me a sentir bem. Toda a gente que esteve em contacto comigo foi avisada, e estou a seguir as recomendações das autoridades de saúde. Vejo-vos novamente nas festas de final de ano. Mantenham-se saudáveis e seguros", pode ler-se.

View this post on Instagram

A post shared by Ellen DeGeneres (@theellenshow)

17h10 - Na Suécia, as autoridades suecas consideraram hoje "muito grave" a situação no país motivada pela pandemia do coronavírus após um novo recorde de contágios, mas sublinharam que as UCI têm capacidade para acolher doentes e são ampliáveis.

17h00 - No Reino Unido, o número de infeções voltou a aumentar. O Reino Unido registou 516 mortes, uma descida pelo segundo dia consecutivo, e 20.964 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, quatro mil a mais do que no dia anterior, segundo o Ministério da Saúde britânico.

16h52 - A mara de Torres Vedras vai apoiar a restauração oferecendo a entrega ao domicílio de refeições, após o concelho ter passado a integrar a lista de municípios de risco muito elevado de contágio de Covid-19. Tendo em conta as medidas restritivas do novo estado de emergência, este município do distrito de Lisboa decidiu "apoiar o setor da restauração, suportando os custos associados às entregas ao domicílio das refeições confecionadas pelos restaurantes locais", foi hoje anunciado.

16h50 -  Nas últimas 24 horas, Itália reportou mais 887 mortes relacionadas com a Covid-19 (um aumento de 1,4% face ao dia anterior) e mais 16.999 diagnósticos positivos para o SARS-CoV-2 (um aumento de 1% face a quarta-feira).

16h00 - Os resultados completos dos ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo consórcio Pfizer-BioNTech foram hoje publicados na revista médica de referência New England Journal of Medicine.

15h41 - A Autoridade de Saúde dos Açores deu hoje conta da morte de "um homem de 73 anos, na ilha de São Miguel, vítima de Covid-19", elevando assim para 21 o número de mortos naquele arquipélago devido ao novo coronavírus.

15h35 - Um estabelecimento hoteleiro foi encerrado e evacuado, esta quarta-feira, dia 9 de dezembro, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco, devido à pandemia da Covid-19, na localidade da Sertã

15h31 - As autoridades moçambicanas anunciaram hoje a morte de mais uma pessoa por Covid-19 no país, elevando o total para 139, e 81 novas infeções pelo coronavírus que causa a doença, num total de 16.521 casos.

15h28 - A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) garantiu hoje que os ataques cibernéticos de que foi alvo durante duas semanas "não afetam" os calendários de aprovação e de distribuição das vacinas. "Temos sido alvo de um ataque cibernético nas últimas duas semanas. Posso garantir que isso não vai afetar os prazos previstos para a entrega das vacinas. Estamos em pleno funcionamento", sublinhou a diretora-geral da instituição, Emer Cooke.

15h13 - A Rússia já inoculou mais de 150.000 pessoas contra o novo coronavírus com a vacina de fabrico russo Sputnik V, num processo iniciado a 05 de dezembro em Moscovo, anunciou hoje o centro que desenvolveu o fármaco. "Até hoje, a vacina já foi recebida por mais de 150.000 habitantes do nosso país", disse Alexandr Guintsburgdiretor do Centro Gamaleya, que desenvolveu a vacina Sputnik-V, à televisão pública.

15h11 - Sete concelhos a Norte registaram, entre a última semana de novembro e primeira de dezembro, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção e 31 concelhos um decréscimo superior a essa percentagem, segundo o relatório da ARS-N.

15h09 - Suécia bateu, esta quinta-feira, um novo recorde de novos casos diários de Covid-19. Em 24 horas, o país somou mais 7.935 infeções, revelaram as autoridades de Saúde do país. Este número 'ultrapassa' as 7.240 infeções que foram registadas em 20 de novembro

15h03 - Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, o alargamento de apoios às empresas já conhecidos, entre os quais o Programa Apoiar, que passará a estar disponível para "médias empresas e empresários em nome individual sem contabilidade organizada". 

15h - Boa tarde, iniciamos aqui um novo acompanhamento ao minuto da pandemia. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório