Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

África está muito mais bem preparada para lidar com segunda vaga

O diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC), John Nkengasong, disse hoje que o continente está muito mais bem preparado para enfrentar uma vaga pandémica do que há 11 meses.

África está muito mais bem preparada para lidar com segunda vaga
Notícias ao Minuto

12:57 - 10/12/20 por Lusa

Mundo Pandemia

"O continente está muito mais bem preparado para lidar com a segunda vaga da pandemia do que há 11 meses", disse o responsável durante uma sessão virtual no âmbito da Conferência Económica Africana (CEA), que decorre até hoje em formato virtual a partir de Abidjan.

Nkengasong lembrou que houve 2,3 milhões de africanos que foram infetados com a covid-19, dos quais cerca de 54 mil morreram, mas vincou que foram tomadas muitas medidas para mitigar os efeitos adversos, incluindo o aumento da capacidade de testes por parte dos laboratórios, o aumento do investimento nos cuidados de saúde primários e a alavancagem da tecnologia para reduzir o contacto humano.

Na sessão sobre os impactos da pandemia de covid-19 no continente, o diretor de Estratégia, Operações e Envolvimento Global do Banco Mundial, Feng Zhao, disse que a Etiópia está a liderar os esforços sobre a vacina, destacando os 12 mil milhões de dólares que o Banco Mundial disponibilizou para ajudar à distribuição da vacina e a ajuda técnica aos países para as questões logísticas de distribuição da vacina.

Na sessão, os intervenientes destacaram a importância da aceleração de parcerias público-privadas para colmatar deficiências do setor público nesta área, salientando também a importância de haver um ambiente propício para o setor privado fabricar não só equipamentos médicos, mas também equipamento de proteção para os profissionais de saúde.

A edição deste ano da Conferência Económica Africana, organizada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) e pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), decorre em formato virtual até hoje, com o tema "África para além da covid-19: aceleração para um desenvolvimento sustentável inclusivo".

África registou 352 mortes devido à covid-19 e mais 19.578 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 54.916 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano conta agora com 2.304.485 casos de pessoas infetadas nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 6.976, para um total de 1.968.447.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.557.814 mortos resultantes de mais de 68,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório