Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Autoridades albanesas avisam que manifestações estão proibidas

As autoridades albanesas pediram hoje respeito pela proibição de fazer manifestações devido à pandemia de covid-19, no dia em que está agendado um novo protesto contra a atuação violenta da polícia durante o recolhimento obrigatório.

Covid-19. Autoridades albanesas avisam que manifestações estão proibidas
Notícias ao Minuto

14:55 - 10/12/20 por Lusa

Mundo Albânia

O apelo foi feito depois dos confrontos registados na quarta-feira durante protestos realizados no centro de Tirana na sequência da morte de Klodian Rasha, um jovem de 25 anos a quem um polícia atingiu a tiro durante o recolher obrigatório noturno estabelecido pelo Governo para combater a propagação da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a família da vítima, o homem tinha saído de casa apenas para comprar cigarros. A polícia disse que o homem ignorou os pedidos para que parasse e fugiu.

Um polícia foi detido devido ao incidente e aguarda os resultados de uma investigação já em curso.

Na manifestação de quarta-feira, centenas de pessoas entraram envolveram-se em rixas com a polícia e tentaram entrar em prédios do Governo. Segundo as autoridades, 16 polícias e dois manifestantes ficaram feridos.

Hoje, a polícia pediu aos manifestantes que respeitem as restrições à pandemia, incluindo a proibição de reuniões de mais de 10 pessoas, o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e recolher obrigatório.

"Reuniões e comícios são uma violação" das regras impostas para combater o coronavírus, afirmou a polícia em comunicado, acrescentando que as autoridades não permitirão novos protestos, pelo que os organizadores e participantes da manifestação estarão "a enfrentar o poder da lei".

O primeiro-ministro albanês, Edi RamaRama, que está nos Estados Unidos, anunciou que falará sobre a morte de Rasha ainda hoje, enquanto a embaixada dos EUA em Tirana alertou os seus cidadãos para evitarem edifícios públicos, onde os protestos possam ser realizados e levar a confrontos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório